Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Devir Educação
Devir Educação
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre a revista
Indexadores
Downloads
Impacto
Buscar
Cadastro
Acesso
Edição Atual
v. 8 n. 1 (2024): DEVIR EDUCAÇÃO
PUBLICAÇÃO CONTÍNUA
Publicado:
2024-01-03
Artigos
Educação inclusiva no currículo de formação de professores de biologia dos Institutos Federais de Minas Gerais
Juliani Flávia de Oliveira
e-919
PDF
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e reflexos para o ensino da língua portuguesa nos anos finais em Iranduba - AM
Cleonita Lopes Cruz, Heloise da Cunha Charret
e-775
PDF
Saberes docentes necessários para a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de educação física no Ensino Médio Integrado
Fernanda Maurente Machado, Renata Porcher Scherer
e-857
PDF
O uso da mística nas aulas de História do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Alessandra Rufino Santos, Lucineide Salgado Barroso
e-843
PDF
Uma análise sobre o agressor no fenômeno bullying
Ana Lydia Soares, Davi Milan, Erica Dantas da Silva
e-826
PDF
Pedagogia como ciência da Educação e seus desafios na contemporaneidade
Helante Amorim Nogueira, Marli Clementino Gonçalves, Gésica Mayara Souza Sobral
e-877
PDF
Brasil e Portugal: políticas públicas de incentivo à leitura
Antonio Artequilino Silva Neto, Paulo Jaime Lampreia Costa, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça
e-870
PDF
A cultura maker e o CEFR: uma pesquisa-ação articulatória entre esses conceitos
Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa, Joel Cezar Bonin
e-866
PDF
PDF (English)
Concepção de Educação Integral e democratização do ensino na BNCC: aproximações analíticas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Mayara da Silva Reis Zotelli, Paulo Fioravante Giareta
e-882
PDF
O papel da multimodade como contributo para o ensino de línguas
Maria das Graças de Oliveira Pereira, Tatiana Lourenço de Carvalho
e-880
PDF
Análise cartográfica de uma educação no Ensino Médio pelas vias da diferença
Guilherme Araújo Soares, Maria Ione Feitosa Dolzane
e-836
PDF
O letramento de gênero e sexualidade na formação docente
Jonathan Machado Domingues, Matheus Reuter Sena
e-840
PDF
Concepções de alunos do Ensino Médio sobre vírus e bactérias
Jussara Freire de Azevedo Santiago, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
e-838
PDF
A educação para as relações étnico-raciais e a educação infantil: o que diz a legislação brasileira
Crisley Souza Almeida Santana, Ione da Silva Cunha Nogueira
e-709
PDF
Educação das relações étnico-raciais: implicações e desafios no ensino da História
Fernanda de Santos Nascimento
e-763
PDF
Caminhos de classificações e avaliações na escola: um estudo sobre as taxonomias professorais sobre o aluno
Vinicius Kapicius Plessim
e-869
PDF
Gamificando a aprendizagem sobre desobstrução de vias aéreas por corpo estranho a partir de um serviço de formulário online
Suiane Costa Ferreira, Mayara dos Santos Batista
e-871
PDF
Evidências das categorias da didática histórico-crítica no Programa Residência Pedagógica Pedagogia
Nayane Aparecida Souza Prado, Francine de Paulo Martins Lima
e-907
PDF
Saúde mental na universidade pública: um incipiente diálogo entre promoção em saúde e a criatividade humana
Renata Trasse de Olivieria Barbosa, Mario Sergio vasconcelos
e-765
PDF
Afetividade e formação docente: reflexões acerca de uma prática pedagógica no Ensino Superior
Paulo Ricardo da Silva
e-883
PDF
Jovens escolares negros e perspectiva de acesso ao ensino superior na UFJF: as cotas raciais como instrumento de ingresso
Marcelo Henrique de Sa
e-861
PDF
Entre a estereotipia e o entretenimento: imagens da docência no Centro de Mídias da Educação SP
Helga Caroline Peres
e-874
PDF
O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN)
Fabiano Quadros Rückert, Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro, Gonçalina Francisca de Oliveira Martta
e-815
PDF
Ser professor de Educação Infantil: motivações, dificuldades e provisão ambiental
Maria Aparecida de Carvalho, Rosa Maria Tosta
e-730
PDF
Conteúdos locais na proposta pedagógica curricular de Pato Branco/PR: uma análise a partir do componente curricular de história
Talita Vanessa de Matos Gobbi, Clésio Acilino Antônio
e-761
PDF
Principais temáticas investigadas nas dissertações sobre a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio entre 2012-2022
Fabio Neves Ribeiro, Domenica Palomaris Mariano de Souza
e-828
PDF
Profissionalização do ensino no espaço público institucional: os agentes do campo educacional na propaganda governamental do censo escolar
Regina Zanella Penteado, Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Clayton José Budin
e-844
PDF
A educação como um complexo ideológico em Lukács
Sheila Nunes Pereira, Neusa Maria Dal Ri
e-807
PDF
O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática?
Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Elaine Cristina do Carmo Andrade
e-712
PDF
As disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia histórico-crítica
Viviane Margarida Melo Menezes Bernardes, Wildes Jesus Rodrigues
e-751
PDF
Sociologia da educação: uma outra aproximação
Iael de Souza
e-805
PDF
Forjando uma pátria nova: a experiência singular das brizoletas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século 20
Claudemir de Quadros
e-689
PDF
Dossiê
Dossiê comemorativo dos 10 anos do núcleo de estudos em linguagens, leitura e escrita - NELLE
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral
e-1005
PDF
Literatura de Infância: constelações infantis
Maria José Palo
e-929
PDF
Metamorfose ambulante: entre o sujeito que pensa (pesquisador) e seu objeto de pesquisa
Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva
e-912
PDF
Ensino da leitura na rotina de turmas de alfabetização: a experiência do Projeto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG)
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel
e-915
PDF
João e Maria e a recepção infantil: do conto de fadas tradicional ao contemporâneo
Renata Junqueira de Souza, Cleide de Araújo Campos, Ana Paula Carneiro
e-901
PDF
As relações de ensino e as práticas docentes voltadas para a oralidade, leitura e escrita de crianças
Vanessa Cristina Girotto Nery, Miriam Fernanda dos Santos, Ariadne Alice Domingues Rodrigues
e-916
PDF
A mediação da linguagem na promoção de interações recíprocas no ambiente da sala de aula
Edmilson Francisco
e-922
PDF
PDF (English)
Integração de tecnologias digitais na leitura literária: efeitos sobre a mediação pedagógica
Josiele Vita da Silva Tavares
e-921
PDF
Contribuições formativas do NELLE para professoras da Educação Básica em Goiás: da formação continuada à práxis
Nay Brúnio Borges, Maria Cecília Silva de Amorim
e-918
PDF
Formação de leitores na escola: aspectos relevantes de um projeto institucional de incentivo à leitura
Rita Cassia de Oliveira
e-905
PDF
Currículo de leitura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para o livro literário
Andrea Rodrigues Dalcin, Hendrigo Marques Gonçalves, Estela Aparecida Oliveira Vieira
e-894
PDF
“Se juntar essas letras escreve bola”: um estudo a respeito do que as crianças pensam sobre a leitura e como a realizam
Ilsa Carmo Vieira Goulart, Juliana Paula Oliveira Gomes, Giovanna Rodrigues Cabral
e-910
PDF
O poder da educação literária: formando leitores críticos e cidadãos transformadores – uma entrevista com o professor Fernando Azevedo
Fernando Azevedo, Ludmila Magalhães Naves
e-984
PDF
PDF (English)
Dossiê
Apresentação Dossiê Comemorativo: 50 anos do PPGE/Unimep
Cesar Romero Vieira
e-786
PDF
50 Anos de produção acadêmico-científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep
Cesar Romero Vieira, Carolina Martin, Danilo Rodrigues Pimenta
e-785
PDF
A contribuição formativa e a excelência do PPGE-UNIMEP: memórias discentes
Antonio Filogenio de Paula Junior, Renata Pucci
e-781
PDF
Narrativas docentes do PPGE-UNIMEP: reminiscências de formação em pesquisa e docência na pós-graduação
Claudia Santana
e-774
PDF
As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência
Maria Inês Bacellar Monteiro, Mateus Henrique do Amaral, Maria Cecilia Carareto Ferreira
e-768
PDF
Em comemoração dos 50 anos do programa de Pós-graduação em Educação da Unimep
Antônio Joaaquim Severino
e-762
PDF
A voz e a vez de Elaine Xavier Pereira, secretária do PPGE/Unimep
Bruno Pucci, Thiago Antunes-Souza
e-773
PDF
PPGE-UNIMEP 50 Anos: In Memoriam
Bruno Pucci, Renata Helena Pin Pucci
e-780
PDF
PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista
Bruno Pucci
e-772
PDF
PPGE/Unimep – 50 Anos Núcleos de Estudos e Pesquisas
Valdemar Sguissardi
e-787
PDF
Teoria crítica no PPGE/Unimep: trajetória de pesquisas, congressos e publicações
Belarmino Cesar Guimarães da Costa, Bruno Pucci
e-779
PDF
Dossiê
Apresentação do Dossiê: Meandros, Desafios e Possibilidades Educacionais na Contemporaneidade
Leandro Silva Moro, Carlos Alberto de Vasconcelos
e-837
PDF
Estado de conhecimento: formação docente com foco na educação inclusiva para aluno surdo
Wagner dos Santos Guimarães; Maristela Félix dos Santos, Renildes de Melo Souza
e-794
PDF
Uma estética negra em produções da literatura infantil brasileira
Jiselda Meirielly de França
e-834
PDF
Revisão sistemática de literatura: linguagem de programação Logo no ensino de geometria matemática
Guilherme Barbosa Biriba, Jamille Silva Madureira, Henrique Nou Schneider
e-799
PDF
Uma análise do discurso da pobreza e riqueza no Youtube
Iane da Silva Santos
e-830
PDF
Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia?
Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo, Cristiano Mezzaroba
e-795
PDF
Judicialização das políticas públicas em educação no Brasil: um fenômeno em curso
João Camilo Sevilla
e-803
PDF
Contextualização do ensino de Matemática com Ciências e a aprendizagem baseada em problemas: uma prática no oitavo ano do ensino fundamental
Lisandra Pintos Sabedra, carlos Maximiliano Dutra
e-831
PDF
A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola
Éverton da Paz Santos, Marlene Rios Melo
e-801
PDF
TIC e as tecnologias assistivas
Anderson de Araujo Reis, Carlos Alberto de Vasconcelos
e-802
PDF
Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil
Lilian Alves Schmitt, Marcos Villela Pereira , Isabel Cristina de Moura Carvalho
e-804
PDF
Proposta para ensinar conceitos de campo elétrico e magnético para estudantes cegos e/ou baixa visão
Rodrigo Pinheiro Teles Vaz, Sebastião Rodrigues-Moura
e-800
PDF
Taxonomías curriculares y pedagogías críticas
Luis Francisco Bonilla Molina
e-814
PDF
Educação inclusiva no ensino de Ciências para alunos autistas: experiências de professores em escolas públicas de Valença do Piauí-PI
Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Bruna Kelly Quaresma Cardoso
e-812
PDF
Resenhas
Olhar atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação
Renata Lima Durães Reis, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
e-977
PDF
Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas?
Gabriele Silva Carneiro Batista
e-725
PDF
Educação em questão: tendências, estratégias e resistências
Daniella Gualberto Neves
e-738
PDF
Ver Todas as Edições
Indexadores:
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Navegar