Sobre a Revista

Apresentação

A revista científica Devir Educação, a partir do início do ano de 2022,  passa a adotar o sistema publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em  um único volume anual.

Nossa revista teve sua primeira publicação em 2017 e  está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação  da CAPES (2017-2020). 

De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .

ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905  - Qualis/Capes- B1

 

Foco e Escopo

De caráter multidisciplinar, a Devir Educação propõe-se a publicar artigos inéditos, nacionais e internacionais, que contemplem o campo educacional em suas diferentes vertentes.

Além da seção de artigos, a revista  apresenta em seu conteúdo seções específicas destinadas à publicação de dossiês temáticos, resenhas, criações artísticas, bem como de entrevistas com pesquisadores. A publicação se destina a pesquisadores da área, professores e profissionais da educação, alunos de graduação e de pós-graduação.

Os textos submetidos serão admitidos para publicação após avaliação cega por pares, desde que atendam ao escopo geral da revista e às normas para publicação, mesmo no caso de edições que porventura privilegiem edições temáticas.

Periodicidade

Adota o sistema de publicação contínua. A revista Devir Educação recebe artigos em caráter de fluxo contínuo e a  publicação dos artigos aceitos, após receberem o código de identificação serão publicados em volume único anual.

 

Editor-chefe

Carlos Betlinski (Universidade Federal de Lavras -UFLA), Lavras-MG, Brasil

Editores adjuntos

Francine de Paulo Martins (Universidade Federal de Lavras - UFLA), Lavras-MG, Brasil

Helena Maria Ferreira (Universidade Federal de Lavras-UFLA)

Kleber Tuxen Carneiro Azevedo (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG-Brasil

 

CONSELHO EDITORIAL

Alex Sander da Silva (Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC)- Criciúma-SC, Brasil

Aline Maria de Medeiros Rodrigue Reali (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)- São Carlos-SP,Brasil

Antonio Hernández Fernández (Universidad de Jaén, Espanha)

Celso Luis aparecido Conti (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil

Claudia De Barros Camargo (Universidad de Jaén, Espanha).

Dalva de Souza Lobo (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil

Eliane Santana Dias Debus (Universidade Federal de Santa catarina - UFSC) - Florianópolis- SC, Brasil

Evaldo Piolli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) - Campinas- SP, Brasil

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis - ( Universidade Federal de Lavras- UFLA) - Lavras  - MG - Brasil

Florinda Leonilde Ferreira Martins  - Universidade Católica Portuguesa - LISBOA-PORTUGAL

Kleber Tuxen Carneiro Azevedo - (Universidade Federal de Lavras - UFLA) - Lavras- MG - Brasil

Luis Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil

Miguel Pérez Ferra. (Universidad de Jaén. España.)

Miguel Vedda ( Facultad de Filosofía y Letras) - Universidad de Buenos Aires (UBA) 

Renato Bueno Franco (Universidade Estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Araraquara) - Araraquara-SP, Brasil

Rocío Quijano López. (Universidad de Jaén. España.)

 

POLÍTICAS

Política de avaliação por pares

A Revista Devir Educação adota uma política de avaliação por pares, que se organiza a partir dos seguintes procedimentos:

  1. Recebimento do trabalho científico via sistema de submissão online,acessado via siteda revista (https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/about/submissions).
  2. Análise, pelo Corpo Editorial, da pertinência do trabalho com relação ao foco e escopo e natureza técnica da submissão, além das normas e padrões do texto estabelecido nas Diretrizes para autores.
  3. Encaminhamento para pareceristas Ad hoc (dois por submissão), indicados pelo Corpo Editorial da Devir Educação, considerando o conhecimento sobre o tema do trabalho a ser avaliado. Os trabalhos são examinados por pares acadêmicos, garantindo-se o anonimato (blind peer review).
  4. Análise dos pareceres e encaminhamentos:

4.1. Os trabalhos aceitos são encaminhados aos autores com os dois pareceres favoráveis. O Corpo Editorial poderá solicitar reformulações no texto a partir de observações e possíveis recomendações indicadas pelos pareceristas e pelo Corpo Editorial.

4.2. Os trabalhos com pareceres divergentes são encaminhados a um terceiro parecerista para desempate.

4.3. Não são aceitos os trabalhos com dois pareceres contrários à publicação.

  1. O aceite final e o agendamento da publicação do trabalho ocorrem somente depois do recebimento do texto reformulado e do atendimento às recomendações.
  2. Após o aceite final, é de responsabilidade dos autores encaminhar os trabalhos para a revisão de linguagem, normas e padrão da revista.
  3. Todo esse processo garante o anonimato aos autores e avaliadores.
  4. São considerados como critérios de avaliação dos trabalhos científicos:
  5. a) Contribuição original e inédita para o campo de pesquisa indicado, para a área de Educação e suas subáreas. Trabalho inédito é entendido como aquele que não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários ou em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos.
  6. b) Enquadramento na área: educação e subáreas ou temas interdisciplinares.
  7. c) Alinhamento com o padrão adotado pela revista, conforme especificado nas diretrizes para autores.
  8. d) Correção de linguagem, seguindo o formato de fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com margens de 2,5 cm e papel tamanho A4. Especificações mais detalhadas encontram-se em Diretrizes para Autores.
  9. e) Atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme indicado no Template. Os artigos em língua estrangeira podem seguir as normas da American Psychological Association(APA).
  10. f) Respeito aos princípios e critérios éticos da pesquisa científica.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Devir Educação não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Licenciamento de Conteúdo

A revista Devir Educação  adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Ética e boas práticas na publicação

Revista Devir Educação, dedica-se a publicação de textos originais e inéditos de qualidade editorial. Ao fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional prima pela ética científica de todos os envolvidos - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores, e pauta seus procedimentos em conformidade com as diretrizes do CNPq e o código de conduta e normas de boas práticas para editores de periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE)

Sistema anti-plágio

Qualquer suspeita de plágio,incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO, para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: devir.ded@ufla.br.

A Devir Educação adota o sistema anti-plágio Copy Spider como forma de assegurar a conduta ética em suas publicações. 

 

Política de arquivamento

A revista Devir Educação está vinculada à Rede de Preservação PKP como forma de preservação dos conteúdos publicados. A PKP desenvolveu a Rede de Preservação PKP (PKP PN) para preservar digitalmente os periódicos OJS. O programa LOCKSS oferece preservação descentralizada e distribuída, acesso contínuo e perpétuo e preservação da versão original autêntica do conteúdo. O PKP PN garante que os periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital (como CLOCKSS ou Portico) possam ser preservados para acesso de longo prazo.

 

PARECERISTA AD HOC 2023

Adriana Nascimento

Aline Regina de Souza Barros Barros

Ana Lucia Madsen Gomboeff

Andrea Rodrigues Dalcin

Anielly Ildefonso

Antônio Nacilio Souza dos Santos  

Bianca de Souza Pereira

Braian Garrito Veloso

Breno Pascal de Lacerda Brito

Bruno Adriano Rodrigues da Silva

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix

Celso Machado Júnior

Claudemir de Quadros

Cláudia Batista da Silva

Cláudia Helena dos Santos Araújo

Cleriston Izidro Anjos

Crisley Souza Almeida Santana

Dalva de Souza Lobo

Danilo Arnaldo Briskievicz

David Silva Bet

Edmar Augusto Semeão Garcia

Eliasaf Rodrigues de Assis

Elina Rodrigues Oliveira

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto

Ellen Cláudia Doretto

Elvis Rezende Messias

Erica Alves Barbosa

Erica Esch Machado

Evaldo Piolli

Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Fabio Pinto Gonçalves Reis

Fernanda Barbosa Ferrari

Flávia Regina Schimanski dos Santos

Francine de Paulo Martins Lima

Gasperim Ramalho de Souza

Giovanna Moura Barroca

Glaucya Maria Lino

Guilherme Ribeiro Rostas

Hellen Mercês Silva Soares

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

João Carlos Martins Bressan

João Vicente Hadich Ferreira

Jose Wellington da Silva

Josivânia Nair de Souza

Kleber Tüxen Carneiro

Lucas Grischke

Luciana Siqueira Ribeiro

Luciana Soares da Silva

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho

Ludmila Magalhães Naves

Luiz Claudio Correia Santos

Luiz Fernando de Oliveira

Luiz Renato da Rocha

Marcelo Manoel de Sousa

Márcio Magalhães da Silva

Marcos Luiz Vieira Soares Filho

Maria das Graças de Almeida Baptista

Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Maria José Herculano Macedo

Maria Lenilda Caetano França

Marilu Ribeiro

Maurício Inácio dos Santos

Maurício Silva

Mauriceia Silva de Paula Vieira

Michelle Protasio

Monalisa Raymundo Barbosa

Monica de Avila Todaro

Patricia Vasconcelos Almeida

Paulo Henrique Arcas

Regilson Maciel Borges

Rodrigo da Silva Menezes

Ronei Ximenes Martins

Rubens Antonio Gurgel Vieira

Rubens de Sousa Bravalheri

Sofia Domingues Carvalhaes

Tania Regina de Souza Romero

Tatiana Pinheiro de Assis Pontes

Vanderlei Barbosa

Valéria Virgínia Lopes

Viviane Teixeira Silveira

Wesley da Silva Costa

 

PARECERISTAS AD HOC 2022

Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Alexandre Filordi de Carvalho

Alex Sander da Silva

Alvanize Valente Fernandez Ferenc

Ângelo Constâncio Rodrigues

Angélica Dalla Rizzarda

Cláudia Helena dos Santos Araújo

Danilo Arnaldo Briskievicz

Eliasaf Rodrigues de Assis

Elisa Monteze Bicalho

Estela Aparecida Oliveira Vieira

Evaldo Piolli

Fabio Pinto Gonçalves Reis

Fernanda Barbosa Ferrari

Flávia Regina Schimanski dos Santos

Giovanna Rodrigues Cabral

Hélida Cristina Brandão Nunes

Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Isis Alves Brito

Iure Coutre Gurgel

José Amilton de Souza

Juliana Paula de Oliveira Gome

Kátia Maria de Moura Evêncio

Kleber Tüxen Carneiro

Larissa Layane Gomes

Luciana Siqueira Ribeiro

Ludmila de Oliveira Amaral Ferreira

Ludmila Magalhães Naves

Marina Battistetti Festozo

Maria das Graças de Almeida Baptista

Maria Luiza R. Flores

Marília Eduardo Silva

Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Mônica da Silva Gallon

Manoel Messias Santos Alves

Nilo Agostini

Patricia Vasconcelos Almeida

Paulo Henrique Arcas

Priscila Franciely Souza

Rita Cassia Oliveira

Ronei Ximenes Martins

Thais Duque Duque

Thiago Silva Ramos

Vanessa Aparecida Palermo Campos

Wesley da Silva Costa

 

PARECERISTAS AD HOC 2021

Alex Sander da Silva

Ana Paula Coelho Silva

Argos Gumbowsky

Arlete Vilela de Faria

Breynner Ricardo de Oliveira

Cláudio Lúcio Mendes

Cristina Rezende Eliezer

Dalva de Souza Lobo

Danilo Arnaldo Briskievicz

Elaine das Graças Frade

Elisangela Brum Cardoso Xavier

Evaldo Piolli

Fabio Pinto Gonçalves Reis

Fernanda Barbosa Ferrari

Flávia Assis

Franciele Clara Peloso

Giovanna Moura Barroca

Giovanna Rodrigues Cabral

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Helena Maria Ferreira

Hellen Thais Santos

Iael Souza

Isabella Bacha Ferreira

Isabela Vieira Lima

Ismael Pereira da Silva

João Augusto dos Reis Neto

José Batista de Souza

José Elyton Batista dos Santos

Kleber Tüxen Carneiro

Larissa Layane Gomes

Marcio Ponciano dos Santos

Maria Cristina Rosa

Maria Luiza Milani

Michelle Ramos de Freitas

Natália Rodrigues Silva do Nascimento

Nayara Figueira

Nayara Rodrigues de Alameida

Patricia Vasconcelos Almeida

Regilson Maciel Borges

Rondon Marques Rosa

Rui Maurício Fonseca Evangelista

Vanderlei Barbosa

Vanilda Aparecida Belizário

Zara Figueiredo Tripodi

 

Ficha catalográfica elaborada pela Coordenadoria de Processos Técnicos da Biblioteca Universitária da UFLA

 

 

ISSN: 2526-849X

Prefixo DOI: 10.30905 

Qualis/Capes- B1