Sobre a Revista
Apresentação
A revista científica Devir Educação, a partir do início do ano de 2022, passa a adotar o sistema publicação contínua, o que significa que os artigos submetidos, após aprovados pelos pareceristas ad hoc, serão publicados, sequencialmente, em um único volume anual.
Nossa revista teve sua primeira publicação em 2017 e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Teve a atribuição do QUALIS B1 pela avaliação da CAPES (2017-2020).
De caráter multidisciplinar, a revista publica artigos inéditos, nacionais e internacionais que contemplam o campo educacional em suas diferentes vertentes, visando aprofundar o diálogo com as diversas áreas do conhecimento. Sua missão é estimular os estudos e pesquisas acadêmicos, bem como trazer ao debate temas que elevem a qualidade da produção científica em nível nacional e internacional. A publicação destina-se à pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais da área educacional .
ISSN: 2526-849X - Prefixo DOI: 10.30905 - Qualis/Capes- B1
Foco e Escopo
De caráter multidisciplinar, a Devir Educação propõe-se a publicar artigos inéditos, nacionais e internacionais, que contemplem o campo educacional em suas diferentes vertentes.
Além da seção de artigos, a revista apresenta em seu conteúdo seções específicas destinadas à publicação de dossiês temáticos, resenhas, criações artísticas, bem como de entrevistas com pesquisadores. A publicação se destina a pesquisadores da área, professores e profissionais da educação, alunos de graduação e de pós-graduação.
Os textos submetidos serão admitidos para publicação após avaliação cega por pares, desde que atendam ao escopo geral da revista e às normas para publicação, mesmo no caso de edições que porventura privilegiem edições temáticas.
Missão
Mediar a publicação de textos científicos na forma de artigos e ensaios originais e inéditos que fomentem o desenvolvimento da ciência na área da educação, abordando temas emergentes capazes de suscitar o debate e a crítica sobre questões neste campo de conhecimento e suas implicações nas práticas educativas.
Periodicidade
Adota o sistema de publicação contínua. A revista Devir Educação recebe artigos em caráter de fluxo contínuo e a publicação dos artigos aceitos, após receberem o código de identificação serão publicados em volume único anual.
Editor-chefe
Carlos Betlinski (Universidade Federal de Lavras -UFLA), Lavras-MG, Brasil
Editores adjuntos
Braian Garrito Veloso (Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras-MG, Brasil
Francine de Paulo Martins (Universidade Federal de Lavras - UFLA), Lavras-MG, Brasil
Helena Maria Ferreira (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras - MG, Brasil.
CONSELHO EDITORIAL
Alex Sander da Silva (Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC)- Criciúma-SC, Brasil
Aline Maria de Medeiros Rodrigue Reali (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)- São Carlos-SP,Brasil
Antonio Hernández Fernández (Universidad de Jaén, Espanha)
Celso Luis aparecido Conti (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil
Claudia De Barros Camargo (Universidad de Jaén, Espanha).
Dalva de Souza Lobo (Universidade Federal de Lavras-UFLA), Lavras-MG, Brasil
Eliane Santana Dias Debus (Universidade Federal de Santa catarina - UFSC) - Florianópolis- SC, Brasil
Evaldo Piolli (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) - Campinas- SP, Brasil
Fábio Pinto Gonçalves dos Reis - ( Universidade Federal de Lavras- UFLA) - Lavras - MG - Brasil
Florinda Leonilde Ferreira Martins - Universidade Católica Portuguesa - LISBOA-PORTUGAL
Kleber Tuxen Carneiro Azevedo - (Universidade Federal de Lavras - UFLA) - Lavras- MG - Brasil
Luis Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - São Carlos-SP, Brasil
Miguel Pérez Ferra. (Universidad de Jaén. España.)
Miguel Vedda ( Facultad de Filosofía y Letras) - Universidad de Buenos Aires (UBA)
Renato Bueno Franco (Universidade Estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Araraquara) - Araraquara-SP, Brasil
Rocío Quijano López. (Universidad de Jaén. España.)
POLÍTICAS
Política de avaliação por pares
A Revista Devir Educação adota uma política de avaliação por pares, que se organiza a partir dos seguintes procedimentos:
- Recebimento do trabalho científico via sistema de submissão online,acessado via siteda revista (https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/about/submissions).
- Análise, pelo Corpo Editorial, da pertinência do trabalho com relação ao foco e escopo e natureza técnica da submissão, além das normas e padrões do texto estabelecido nas Diretrizes para autores.
- Encaminhamento para pareceristas Ad hoc (dois por submissão), indicados pelo Corpo Editorial da Devir Educação, considerando o conhecimento sobre o tema do trabalho a ser avaliado. Os trabalhos são examinados por pares acadêmicos, garantindo-se o anonimato (blind peer review).
- Análise dos pareceres e encaminhamentos:
4.1. Os trabalhos aceitos são encaminhados aos autores com os dois pareceres favoráveis. O Corpo Editorial poderá solicitar reformulações no texto a partir de observações e possíveis recomendações indicadas pelos pareceristas e pelo Corpo Editorial.
4.2. Os trabalhos com pareceres divergentes são avaliados pelo corpo editorial e se necessário, encaminhados a um terceiro parecerista para desempate.
4.3. Não são aceitos os trabalhos com dois pareceres contrários à publicação.
- O aceite final e o agendamento da publicação do trabalho ocorrem somente depois do recebimento do texto reformulado e do atendimento às recomendações.
- Após o aceite final, é de responsabilidade dos autores encaminhar os trabalhos para a revisão de linguagem, normas e padrão da revista.
- Todo esse processo garante o anonimato aos autores e avaliadores.
- São considerados como critérios de avaliação dos trabalhos científicos:
- a) Contribuição original e inédita para o campo de pesquisa indicado, para a área de Educação e suas subáreas. Trabalho inédito é entendido como aquele que não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários ou em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos.
- b) Enquadramento na área: educação e subáreas ou temas interdisciplinares.
- c) Alinhamento com o padrão adotado pela revista, conforme especificado nas diretrizes para autores.
- d) Correção de linguagem, seguindo o formato de fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com margens de 2,5 cm e papel tamanho A4. Especificações mais detalhadas encontram-se em Diretrizes para Autores.
- e) Atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme indicado no Template. Os artigos em língua estrangeira podem seguir as normas da American Psychological Association(APA).
- f) Respeito aos princípios e critérios éticos da pesquisa científica.
- G) O tempo padrão para avaliação e publicação dos artigos será de no máximo 4 meses, a contar a partir da data da submissão. Podendo alongar-se este prazo quando o texto necessitar de revisões.
Taxas para submissão e publicação de textos
A Devir Educação não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Licenciamento de Conteúdo
A revista Devir Educação adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Ética e boas práticas na publicação
A Revista Devir Educação, dedica-se a publicação de textos originais e inéditos de qualidade editorial. Ao fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional prima pela ética científica de todos os envolvidos - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores, e pauta seus procedimentos em conformidade com as diretrizes do CNPq e o código de conduta e normas de boas práticas para editores de periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE)
Sistema anti-plágio
Qualquer suspeita de plágio,incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO, para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.
Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: devir.ded@ufla.br.
A Devir Educação adota o sistema anti-plágio Copy Spider como forma de assegurar a conduta ética em suas publicações.
Política de arquivamento
A revista Devir Educação está vinculada à Rede de Preservação PKP como forma de preservação dos conteúdos publicados. A PKP desenvolveu a Rede de Preservação PKP (PKP PN) para preservar digitalmente os periódicos OJS. O programa LOCKSS oferece preservação descentralizada e distribuída, acesso contínuo e perpétuo e preservação da versão original autêntica do conteúdo. O PKP PN garante que os periódicos que não fazem parte de nenhum outro serviço de preservação digital (como CLOCKSS ou Portico) possam ser preservados para acesso de longo prazo.
PARECERISTA AD HOC 2024
PARECERISTA AD HOC 2023
PARECERISTAS AD HOC 2022
Ficha catalográfica elaborada pela Coordenadoria de Processos Técnicos da Biblioteca Universitária da UFLA
ISSN: 2526-849X
Prefixo DOI: 10.30905
Qualis/Capes- B1