Quando o currículo cultural não é dado, mas se faz: cartografia narrativa de um PIBID em deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v10i1.1150Palavras-chave:
Currículo cultural, Cartografia narrativa, Formação docente, Filosofia da diferença, PIBIDResumo
O artigo apresenta uma cartografia narrativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física da Universidade Federal de Lavras desenvolvido entre 2023 e 2024 em duas escolas públicas. A experiência teve como horizonte o currículo cultural, compreendido como proposição aberta de tematização das práticas corporais (NEIRA; NUNES, 2022), mas introduzido a um grupo que não possuía familiaridade prévia com essa perspectiva curricular. O processo formativo, conduzido pelo coordenador por meio de encontros presenciais, virtuais e atividades no Google Classroom, baseou-se em leituras, discussões e experimentações que estimularam a criação de um léxico comum e o desejo de prática. A partir de uma metodologia inspirada na cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) e na filosofia da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), o artigo analisa três tempos do percurso formativo: o da formação, o da transdução e o da invenção. Os relatos de supervisores e pibidianos revelam o currículo cultural como força formativa e dispositivo de agenciamento pedagógico (VIEIRA, 2022), capaz de produzir deslocamentos na docência, invenções pedagógicas e aprendizagens que se constroem no entre – entre universidade e escola, teoria e prática, corpo e linguagem. Conclui-se que o PIBID, quando atravessado pela filosofia da diferença, torna-se território de devir formativo, no qual o currículo não é dado, mas se faz no contágio das relações e na criação de mundos possíveis.
Downloads
Referências
BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos Garcia. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação, Santa Maria, v. 44, e33532, 2019.
BONETTO, Pedro Xavier Russo; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Deleuze-Guattari e a Educação Física. Belém: RFB, 2023. v. 1. 211 p.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Edital nº 7, de 22 de março de 2018: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília: CAPES, 2018.
CORAZZA, Sandra Mara. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença). Pro-Posições, v. 26, n. 1, p. 105–122, 2015.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1994.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas para uma cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 15–41.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002.
LOPES, João Pedro Góes; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Rizoma e Educação Física escolar: didatografias. Educação & Realidade, v. 48, p. e121799, 2023.
LOPES, João Pedro Góes; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Territórios, linhas e práticas corporais: a dimensão geomorfológica da Educação Física escolar. Práxis Educativa, v. 19, p. 1–22, 2024.
MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 16, n. 1, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; LOPES, João Pedro Góes; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Currículo cultural da Educação Física e a perspectiva rizomática do conhecimento. Dialógia, n. 51, p. 1–19, 2024.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. Jundiaí: Paco Editorial, 2022.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 1996.
SILVA, D. M. S. As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos licenciandos: uma análise a partir dos relatórios dos bolsistas. Educação em Revista, 2018.
VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 163–186, 2002.
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Educação Física Menor. Jundiaí: Paco, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Devir Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
