Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Obrigatória a inserção de todos os dados solicitados no campo "Metadados", incluindo:
    nome completo de autores e coautores; Instituição; resumo da biografia, ORCID e URL do Lattes de autores e coautores .
  • ATENÇÃO: O ARTIGO DEVE SER ESCRITO NO MODELO DE TEMPLATE.

    ORIENTAÇÕES:
    1 - Salvar um modelo template em branco ( mantendo apenas os dados da revista - ISSN, logo e informações de volume e página ao final de cada folha).
    2- Preencher esse template em branco com o texto seguindo as normas da DEVIR que constam do modelo TEMPLATE - em "downloads"
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,(.doc ou .docx.)
  • Declaração de Direito Autoral
    Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista DEVIR EDUCAÇÃO, no caso de aprovação do artigo/ensaio/entrevista/resenha/criação, o direito de publicação integral, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Em caso de co-autoria incluir os co-autores na Etapa 3 , em "Inclusão de metadados" , campo: " lista de contribuidores - "incluir contribuidor". Em seguida, ordene os nomes dos autores conforme estabelecido pelos autores e co-autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço de 1,5 entre linhas; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Havendo divergência entre os pareceres emitidos pelos pares iniciais, o texto será submetido a mais uma avaliação.
  • Declaração de Privacidade:
    Os nomes e endereços utilizados nesta revista serão usado exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
  • A DEVIR EDUCAÇÃO oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando democratização mundial do conhecimento.
  • Qualquer suspeita de plágio,incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da DEVIR EDUCAÇÃO, para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

    Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: devir.ded@ufla.br

Diretrizes para Autores

 A revista Devir Educação  estabelece  para o recebimento de originais de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas, as seguintes normas editoriais

Colaborações

Modalidades contempladas:

Artigos
Entrevista
Dossiê temático
Resenhas

Criação em meio digital

 

Observação:  o prazo previsto entre a submissão do artigo e as respostas por parte dos pareceristas é de até 3 meses

 

Diretrizes para Autores

1 - Autores e coautores devem inserir  no campo de "Metadados" todas as informações solicitadas, incluindo:

1)Nome completo e sem abreviaturas,

2) Resumo da biografia (instituição/afiliação),

3) ORCID e URL do lattes de autores e coautores. 

Autoria:

a. Possuir título de mestre ou doutor;

c. Mestrandos  devem assinar o texto em coautoria com um doutor na área privilegiada pela Revista, de preferência seu/sua orientador(a) ou com um doutor cuja pesquisa dialogue com a área contemplada pela DEVIR EDUCAÇÃO.

d. Cada autor só poderá submeter 1 (um) único artigo por edição, inclusive em caso de coautoria;

e. Número máximo de até 3 (três) autores por artigo, sendo que, em caso de mestrando ou mestres prevalecerá a ordem de maior titulação nas publicações em coautoria.

Observação: METADADOS: inserir os nomes de todos os autores  e somente depois selecionar o contato principal.

f. Autores que tiveram artigos publicados na Devir Educação terão de esperar o período equivalente a  1(uma) edição, a contar da edição posterior àquela na qual foi publicado seu artigo, para publicarem novamente na revista.

O texto

Os textos poderão ser apresentados em Língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os textos em Língua Portuguesa deverão estar conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.

OBSERVAÇÃO: em caso de artigos bilíngues, a tradução e revisão serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es)

1- A revista recebe artigos e inéditos, de caráter científico, fundamentados em pesquisas. Em caso de  textos já publicados, é necessário que o autor indique as publicações anteriores em "Comentários  ao Editor", quando da submissão.

2- As colaborações para análise deverão ser obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma  OJS  ou seja, o autor deve se cadastrar na revista como usuário.

3- As colaborações enviadas pelos autores não devem conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados devem ser cadastrados somente no momento do cadastro.

4- As colaborações que não respeitarem este procedimento, bem como as normas que abaixo seguem, não serão submetidas para análise do Conselho Consultivo.

5- As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois membros do corpo de parecerista e/ou do Conselho Consultivo dentro de suas especialidades. 

6- Tanto as colaborações recusadas quanto as aceitas serão comunicadas, sob a forma de anonimato dos pares avaliadores, por e-mail, aos autores.

7- O Conselho Consultivo da revista e a equipe editorial reservam-se o direito de não comentar os motivos nos casos de recusa.

8- A equipe editorial reserva-se, também, o direito de devolver originais, quando necessário, para correções ou modificações de ordem temática e/ou formal.

9- As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente e que  estabeleçam relação com o Foco e Escopo da revista. Consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, três anos para editoras nacionais e estrangeiras.

Configurações textuais:

 Os textos a serem apresentados devem ter a forma e dimensão que permitam sua inserção nas seguintes seções

 1-  Artigos: Texto resultante de pesquisa acadêmico-científica (bibliográfica, documental, experimental, artístico) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados  na pesquisa e resultados alcançados.

 2-  Dossiê temático: Texto (artigo ou ensaio) resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental, artístico) destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados pelo tema especificado do dossiê em pauta.

 3-  Entrevistas:  Texto que transcreva uma entrevista sobre um tema adequado ao foco e escopo da revista.

 4-  Resenhas: Texto que apresente uma apreciação crítica de livros publicados nos últimos dois anos, no caso de publicações nacionais, e de três anos no caso de publicações estrangeiras. O autor da resenha deve desenvolver uma apreciação crítica, ressaltando pontos  fortes e  fracos, a contribuição para o campo do conhecimento no qual a obra se situa - Extensão: de 9.300 a 10.500 carqacters com espaço

OBRIGATÓRIO: RESUMO EM LÍNGUAS PORTUGUESA, INGLESA E ESPANHOLA

Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:

Acesse o template (é necessário estar logado em seu perfil)

CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA

Margens superior e esquerda: 2,5 cm
Margens inferior e direita: 2,5 cm

Formato de papel: A4

CONFIGURAÇÃO DO TEXTO

de 25.000 a 55.000 caracteres com espaço

Fonte:

Times New Roman, fonte 14 - Título em português -  Times New Roman, fonte 12 - texto do artigo e título em inglês

TÍTULO EM PORTUGUÊS:

(fonte 14 Times New Roman, centralizado, negrito)

SUBTÍTULO EM PORTUGUÊS

 (fonte 14 Times New Roman, centralizado, negrito)

 1 ESPAÇO DE 1,5

TÍTULO EM INGLÊS: (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)

SUBTÍTULO EM INGLÊS (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)

TÍTULO EM ESPANHOL: (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)

SUBTÍTULO EM ESPANHOL: (fonte 12 Times New Roman, centralizado, negrito)

EXEMPLO:  

TÍTULO ( PORTUGUÊS, INGLÊS ESPANHOL)

 1 ESPAÇO DE 1,5

 Nome do autor alinhado à direita.

Fonte: 12 e Nota de rodapé Fonte: Times New Roman, 10 -  instituição de origem, cidade, país, e email para contato.

Nome do coautor: logo abaixo do nome do autor, alinhado à direita.

Fonte: 12 e Nota de rodapé Fonte: Times New Roman, 10 -  instituição de origem, cidade, país, e email para contato.

1 ESPAÇO DE 1,5 

Resumo (Times New Roman, 12) – 1 espaço simples,  justificado, sem recuo

1 Espaço simples

Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo, 100 a  250 palavras no máximo. Resumo do artigo. Resumo

1 Espaço simples

 Palavras-chave (Times New Roman 12 ): de 3 a 5 palavras, separadas por ponto e vírgula.  

2 Espaços simples

Resumos em língua portuguesa,inglesa e espanhola:  de 100 a 260 palavras no máximo. ( times fonte 12)

1 Espaço  simples

Keywords (Times New Roman, 12 ): de 3 a 5 palavras em inglês, separadas por ponto e vírgula.

2 Espaços simples

Introdução ( A PARTIR DA INTRODUÇÃO O TEXTO TERÁ ESPAÇO ENTRE LINHAS DE DE 1,5 ) 

1 ESPAÇO DE 1,5

(recuo 1,25cm) Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros. O texto do artigo deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: introdução, método, resultados e considerações finais.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

(recuo 1,25cm)  O presente artigo....texto,texto texto texto texto,texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto,texto texto texto texto texto

1 ESPAÇO DE 1,5

Título e Subtítulo (Sem recuo, Fonte: Times New Roman, 12, negrito, justificado, Somente a primeira letra em caixa alta (maiúscula)

EXEMPLO DE TÍTULO E SUBTÍTULO:

O Espaço literário: quais espaços pertencem ao literário

2 ESPAÇOS DE 1,5 CM

(1,25cm)  Ainda que sempre afirmado não ter um conhecimento mais que superficial dos saduceus, as negações da imortalidade da alma e da ressureição dos mortos se texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto texto-texto-texto-texto-texto-

 (1,25cm) Todavia, porém, nada referente a esses tópicos se colocava no tempo das propostas,texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto,texto-texto-texto-texto.

 2 ESPAÇOS DE 1,5 ENTRE OS SUBTÍTULOS E OS PARÁGRAFOS ANTERIORES E POSTERIORES.

Exemplo:  O que pensa Uriel sobre os judeus e cristãos.

2 ESPAÇOS DE 1,5

(1,25cm)Texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto,texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-texto-

Citações

Citações diretas com até três linhas devem fazer parte do corpo do texto e precisam vir “entre aspas com indicação de autoria entre parênteses” (AUTOR, ano, página), SEM Itálico e SEM Negrito, com fonte idêntica à do texto.

EXEMPLO.: Para o autor “citação,citação,citação,citação,” (SILVA, 2010, p.23) texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto ,texto.

2 ESPAÇOS DE 1,5

 As citações diretas maiores do que três linhas devem ser colocadas separadas do corpo do texto por 2 espaços.  Devem ser copiadas como no texto original, com fonte Times New Roman, 11, entrelinhas simples, parágrafo justificado, com distância da margem esquerda de 4 cm.

EXEMPLO:

Sobre os mistérios do romance, o pesquisador Silva assevera que

2 Espaços de 1,5

citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação, citação, citação, citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação,citação, citação,citação,citação,citação,,citação,citação,citação,citação, citação,

citação, citação, citaçõ, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação, citação. (SILVA, 2005, p. 13)

2 Espaços de 1,5

          Nesse sentido, texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto,texto.texto,texto,texto,texto         

OBS.: Para indicar a supressão de um trecho de qualquer de uma citação, use [...], por exemplo: “[...] citação citação citação citação citação citação citação [...] citação citação citação citação citação citação citação citação” (AUTOR, ano, p.).

 2 ESPAÇOS DE 1,5

Quanto às imagens

No caso de haver imagens, é preciso respeitar as normas vigentes de direitos autorais. Aconselha-se a não publicação de imagens de crianças nem imagens sem autorização de uso. Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto. Centralize esses itens e faça as suas respectivas referências logo abaixo da imagem ou do quadro ou da tabela com fonte 10, espaço simples entre a figura e a fonte

Coloque esses quadros, gráficos, mapas, entre outros, numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. Além disso, esses arquivos devem ter a resolução mínima de 200 dpi.

2 ESPAÇOS DE 1,5

OBS.: -Nunca termine uma seção com ilustrações ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o parágrafo, item ou seção seguinte.

 Referências ( sem recuo, espaço simples )

Deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023). Configuração do texto: (Times Fonte 12; alinhamento à esquerda, espaçamento simples, inserir 1 linha simples entre cada referência.

 Obs.: Obrigatório o Nome e sobrenome dos autores por extenso. Se o mesmo autor tiver outras obras citadas, repetir o nome completo do autor. 

  1. a) Livro: sobrenome do autor, nome completo. Título do livro em negrito, local de publicação: editora, data.

     Ex.: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

  1. b) Capítulo de Livro: sobrenome do(s) autor(es) do capítulo (CAIXA ALTA), título do capítulo. In: sobrenome do(s) autor(es) da obra (CAIXA ALTA), título da obra, edição, editora, ano, volume,  página.

     Ex.: MEKSENAS, Paulo. Ideologia, Intelectuais e Dogmatismo na Ciência. In: MEKSENAS, Paulo. BIANCHETTI, Lucidio. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e  pesquisa. 1 ed. Campinas: Papirus, 2008, v. 1, p. 47-57.

  1. c) Artigos de Periódicos: sobrenome do autor (CAIXA ALTA), nome. Título da obra, Volume, número da edição, páginas do artigo, mês de publicação, ano.

     Ex.: JANTSCH, Ari Paulo. A história continua: a formação ampliada do pequeno agricultor enquanto processo de individuação do homem universal e constituinte de um novo ser social. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 1, p. 79-89, jan./jun. 2004.

  1. d) Tese/dissertação: sobrenome do autor (CAIXA ALTA) e nome. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou  Dissertação foi defendida. Local, data de defesa,

     Ex.: JANTSCH, Ari Paulo. Pequeno agricultor e racionalidade educativa. 1997. 333 f. Tese  (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Piracicaba, 1997.

  1. e) Artigo de jornal: Sobrenome (CAIXA ALTA), nome. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

     Ex.: FREIRE, I. M. Espetáculo a serviço do sensível. Jornal Notícias do Dia - Caderno Plural,  Grande Florianópolis, p. 03-13, 08 ago. 2010. Disponível em: www.escrevedance.blospot.com. Acesso em: 08 ago. 2010.

  1. f)  Em meio eletrônico: sobrenome do autor (CAIXA ALTA), nome. Título: subtítulo (se houver). Nome  do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. <endereço  da URL>. Data de acesso:

Ex.: TORRIGLIA, Patricia Laura; DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva (UFSC), Florianópolis, v. 27, n.2, dez. 2009, p. 347-374.

Disponível em:  http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/15862/pdf.2. . Acesso em: 15. Jul. 2009.                                                  

 

 

 

Atenciosamente,

Comissão Editorial

DEVIR EDUCAÇÃO

devireducacao.ded.ufla.br

 

 

Artigos de pesquisa

Artigos inéditos decorrentes de pesquisas científicas voltadas à investigação na área educacional, utilizando metodologia científica, teoricamente fundamentada.

 

Dossiê

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Dossiê

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Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate

Dossiê desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas

Alfabetização e formação de professores: limites e perspectivas.

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