O tornar-se professora na criação da "queimada de cego" em uma experiência do PIBID Educação Física: caminhando entre medo, ousadia, autonomia e o ser mais

Autores

  • Álex Sousa Pereira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Larissa Vanessa Sacramento da SIlva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Thayná Stephanie Medeiros Caetano Universidade Federal de Lavras - UFLA

Palavras-chave:

PIBID, Formação docente, Experiência, Autonomia

Resumo

Este artigo analisa as experiências formativas de alunas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, a partir dos relatos sobre a criação do jogo “queimada de cego”. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-interpretativo, utilizou a Análise de Conteúdo de Bardin, articulada às concepções de Paulo Freire, Jorge Larrosa Bondía, As narrativas das pibidianas revelam o processo de tornar-se professora como uma travessia entre o medo e a ousadia, marcada pela autonomia, pela criação coletiva e pela amorosidade. O estudo evidencia que o PIBID, ao promover o diálogo entre universidade e escola, constitui um território fértil para a formação docente crítica e sensível, permitindo que o ensino se torne experiência, o erro se transforme em aprendizagem e o afeto em conhecimento. A “queimada de cego”, criada em diálogo com os educandos e educandas, simboliza a potência da escola como produtora de cultura e da docência como prática de esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álex Sousa Pereira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, com doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, na linha Educação Física e Sociedade. Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras. Também faz parte da Secretária Estadual de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE. Integra o Núcleo de Estudos em Jogos Eletrônicos e eSports - NEJE da UFLA, como também integra o Grupo "EscolaR" da Faculdade de Educação Física da Unicamp, ambos registrados no CNPQ. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, abordando principalmente os seguintes temas: Educação Física escolar, Práticas Corporais de Aventura, Jogo e Ensino de Lutas/ Artes Marciais.

Larissa Vanessa Sacramento da SIlva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduanda de Educação Física/Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Thayná Stephanie Medeiros Caetano, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduanda de Educação Física/Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

PEREIRA, Álex; PRODOCIMO, Elaine. O Ensino de Lutas/Artes Marciais em uma Educação Física da Pergunta. Editora Schreiben. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; PROENÇA, Maria de Lourdes; SERODIO, Maria de Lourdes; SILVA FILHO, João dos Santos. Pipocas pedagógicas: a docência como criação. Campinas: Mercado de Letras, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VAGO, Tarcísio Mauro. Esporte na escola e esporte da escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 17, n. 1, p. 38–47, 1996.

Downloads

Publicado

2026-01-22

Como Citar

Sousa Pereira, Álex, Vanessa Sacramento da SIlva, L., & Stephanie Medeiros Caetano, T. (2026). O tornar-se professora na criação da "queimada de cego" em uma experiência do PIBID Educação Física: caminhando entre medo, ousadia, autonomia e o ser mais: . Devir Educação, 10(1), e-1145. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/1145

Edição

Seção

Dossiê