O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de língua inglesa de uma faculdade de tecnologia

Autores

  • Thiago da Silva Vieira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.986

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação (TIC), Ferramentas digitais, Ensino de língua inglesa

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a tecnologia na sala de aula que se destaca como recurso didático nos cursos superiores na disciplina de língua inglesa de uma faculdade de tecnologia.  Objetivou-se analisar as experiências formadoras, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de inglês, após o período pandêmico. Aliada a uma pesquisa bibliográfica, procurou-se mencionar o uso das ferramentas digitais utilizadas pelo docente para complementar e tornar suas aulas mais dinâmicas. Os resultados deste relato mostram que é preciso o conhecimento aprofundado e reflexivo sobre a ação docente, bem como o fazer didático que orienta o processo para oferecimento das melhores condições de aprendizagem dos estudantes. Evidenciou-se, assim, a necessidade de delinear percursos metodológicos, uso de ferramentas tecnológicas que viabilizassem as mudanças de modo a conceber e trabalhar com as línguas estrangeiras em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Vieira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Possui especialização em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de São Paulo. Graduado em Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Uniderp de Campo Grande - MS. É professor de Língua Inglesa no ensino superior na FATEC. 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na Cidade de São Paulo/SP. É Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. 

Referências

ALONSO, Katia Morrosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n. especial, CEDES, 2008.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In:(Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos cedes, v. 19, p. 19-32, 1998.

CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. In: Pedagogia Universitária. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. p.211-235.

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. Cortez Editora, 2013.

CEETEPS. D.O.E.; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 128 (208) –65, terça-feira, 06 de novembro de 2018 CEETEPS-GDS 2338.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. Tradução de Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1976.

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus editora, 2009.

KENSKI, V. M. Formação/ação de professores: a urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus Editora, 2012.

LEITE, Patricia Paixão de Oliveira et al. A mídia impressa brasileira e o discurso colonizador sobre a América Latina: a casa grande discursivizando a senzala. 2011.

LIPOVETSKY, G. 2007. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo, Companhia das Letras.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, 2002.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

PAIVA, V. L. M. O. Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa. Contexturas, v. 9, p 63-78, 2006ª

PAIVA, C. M. F. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, 2012.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; BERAZA, Miguel Angel Zabalza; DE SOUZA, César Vinícius. Coreografias didáticas e cenários inovadores na educação superior. Revista Docência e Cibercultura, v. 1, n. 1, p. 115-134, 2017.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2.ed. São Paulo: Edições2. ed.la, 2005.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

da Silva Vieira, T., & Avella Ramirez, R. . (2025). O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de língua inglesa de uma faculdade de tecnologia. Devir Educação, 9(1), e–986. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.986

Edição

Seção

Dossiê