Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Anielly Ildefonso Santos Lopes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.686

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Ensino de Geometria, Educação Matemática, Poliedros

Resumo

Este estudo é fruto de um projeto PIBID e de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), vinculados ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Descrevemos neste trabalho ações e resultados dos estudos citados, apresentando resultados de uma prática pedagógica de caráter exploratório, com abordagem qualitativa sobre a Literatura de Cordel, com o objetivo de analisar as contribuições da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática. O estudo explicita ações e faz reflexões sobre os resultados das intervenções em sala de aula nesses dois momentos: um primeiro na Escola de Ensino Fundamental atendida pelo PIBID e um segundo com alunos do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental inserida no projeto de TCC, ambas da rede pública estadual de Maceió. A análise das vivências permitiu vislumbrar um horizonte de possibilidades, chegando ao entendimento de que o cordel pode ser um grande aliado ao ensino de conteúdos matemáticos, ao realizar uma abordagem regionalizada da Matemática, bem como as inúmeras possibilidades que este recurso didático pode trazer aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Anielly Ildefonso Santos Lopes , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Matemática no período de 2014 à 2018. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)/CNPq pela UFAL no curso de Pedagogia no período de 2019 à 2020. Formada em Tecnologia em Gestão de Sistema de Informação pelo Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA/FAA). Pós-Graduada Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Pós-Graduanda Lato Sensu em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atuando como Articuladora do Programa de Robótica numa escola de rede Municipal de educação de Rio Largo/ AL. Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática. (TEMA/CNPq) pela UFAL na linha de pesquisa: A Educação Matemática na formação inicial e continuada de professores. Atualmente Professora de Matemática do Ensino Básico. Tem interesse na área de Educação Matemática.

Referências

BOGDAN, R., BIKLEN, S. .Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto:Porto Editora. 1994.

Disponível em

https://www.academia.edu/6674293/Bogdan_Biklen_investigacao_qualitativa_em_educacaoAcesso em: 12 mai. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 jan. 2020

CAMPOS, Renato. Ideologia dos poetas populares do Nordeste. 2ed. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1977.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Volume único: livro do professor. 1.ed. São Paulo: Ática, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1999.

KALEFF, A. M. Tomando o ensino da Geometria em nossas mãos. Blumenau: SBEM, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/3569397/Kaleff_A.M.M._R-_Tomando_o_Ensino_da_Geometria_em_Nossas_M%C3%A3os..._Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_em_Revista_Sociedade_Brasileira_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_Blumenau_2_1994_pp.19_-_25. Acesso em: 20 jul. 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LUIZ, Robson. Poliedros. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/poliedros.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.

MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O Cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MENEZESNETO, G. M. Sugestões para o Trabalho Com o Cordel na Sala De Aula. Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, vol. 1, n. 2, 2013.

PINHEIRO, Hélder; LÚCIO, Ana Cristina Marinho. Cordel na sala de aula. Coleção literatura e ensino. São Paulo: Duas Cidades, 2001.

RIBEIRO, Amanda Gonçalves. O que são poliedros de Platão. Disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-sao-poliedros-platao.htm. Acesso em: 17. abr. 2020.

SANTOS, A. da S. Literatura de Cordel e Interdisciplinaridade: Rumos da Literatura Popular. Revista de Estudos Linguísticos, literários, culturais e da contemporaneidade. Garanhuns-PE: 03/2016.

SCOTTINI, A. Dicionário escolar língua portuguesa/compilado por Alfredo Scottini. Blumenau, SC: Todo livro Editora, 2017.

SERRA, K. C.; et al. Experiências de autoria na Construção de Cordéis de Física em contextos presenciais e online. In: SILVA, W. R.; SILVA, I. P. da; HECKLER, V. (Org.) Indagação Online em temas de Física: pesquisa-formação com professores. Maceió: Edufal, 2019. p.195-218.

SILVA, Silvio Profirio da.; ARCANJO, Jacineide Gabriel. E tal. Literatura de Cordel: Linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, Dourados, MS. v.4, nº7,2010. p. 303-322.

SÓLIDOS DE PLATÃO: Planificação e Demonstração. IN: IMEC. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~apmat/solidos-de-platao. Acesso em: 11. Jun.2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Carloney Alves de Oliveira, & Anielly Ildefonso Santos Lopes. (2023). Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática. Devir Educação, 7(1), e–686. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.686

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas