TIC e as tecnologias assistivas

Autores

  • Anderson de Araujo Reis Universidade Tiradentes
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.802

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Tecnologia de Informação e Comunicação., Tecnologia Assistiva.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os aspectos da Tecnologia de Informação e Comunicação e a Tecnologia Assistiva no processo de inclusão educacional da Pessoa com Deficiência. Seu contexto é constituído dos aspectos extraído durante os desdobramentos da tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe defendida em julho de 2021. A proposta do uso das tecnologias está na capacidade de potencializar o aprendizado e a inclusão no ambiente escolar. Dessa forma, o professor que atuará com as tecnologias na escola, deve conhecê-las e saber como utilizá-las. Por isso a importância dos recursos utilizados, aqui se destacam a TA, que deve ser vista como aliada na efetivação e promoção da interação do aluno com deficiência e seu desenvolvimento. É necessário elucubrar sobre os aspectos, no sentido de compreender a pessoa com deficiência como ser humano que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, considerando os aspectos fundamentais. É por esses e outros motivos que a evolução da tecnologia revela, a cada momento de sua história, uma profunda interação entre os incentivos e as oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Araujo Reis, Universidade Tiradentes

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Diretor do Centro de referência em Educação Especial de Sergipe, Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas, Bacharel em Biomedicina. Membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva (NUPITA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologia da Informação e Comunicação (FOPTIC). Professor da Universidade Tiradentes.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Educação, ministrando aulas para as licenciaturas; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

Referências

BERSCH, Rita Bersch; MACHADO. Tecnologia Assistiva: Aplicações na Educação/ Módulo III. Santa Maria, 2012.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 9 mar. 2019.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio digital para pessoa com deficiência. Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil). 2008.

BRASIL. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD. 2009. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/tecnologia-assistiva. Acesso em: 10 mar. 2019.

CALHEIROS, S. David. et al. Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 229-244, jan./mar. 2018.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. Revista Entre ideias, Salvador, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Ambientes computacionais e telemáticos no desenvolvimento de projetos pedagógicos com alunos com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Orgs.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica 2012. p. 65-92.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2009.

ORRÚ, Sílvia Ester. O re-inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Petrópolis-RJ, Vozes, 2017.

PALMER, Richard. Hermenêutica. Tradução Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2006.

PALONEN, Kari. Max Weber’s Rhetoric of Objectivity: The Parliament as a Paradigm for Scholarly Disputes. Max Weber Studies, p. 71-93, 2010.

PRIMO, Alex, Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição, Porto Alegre, Ed. Sulina, 2007.

REIS, Anderson de Araujo; ANDRADE, Elvis Nichollas Pereira; BACELLAR, Helon Belmiro Sampaio. Tecnologia Assistiva como área de conhecimento: um estudo de caso do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior. Educon, Aracaju, Volume 12, n. 1, p. 1-13, set. 2018. Disponível em: www.educonse.com.br/xiicoloquio. Acesso em: 10 mar. 2019.

REIS, Anderson de Araujo; ANDRADE, Elvis Nichollas Pereira; SOUZA, Rita de Cácia Santos. Implementação da Tecnologia Assistiva no Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior: um relato de experiências. ENFOPE, Aracaju, v. 11, n. 1, p. 1-12. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/9070. Acesso em: 10 mar. 2019.

SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

VASCONCELOS, Carlos Alberto. Interfaces interativas na educação a distância: estudos sobre cursos de geografia. Recife: Ed. UFPE, 2017.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Anderson de Araujo Reis, & Carlos Alberto de Vasconcelos. (2024). TIC e as tecnologias assistivas. Devir Educação, 8(1), e–802. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.802

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)