Formação de professores em CALL para o ensino de língua inglesa: o uso de objetos digitais

Autores

  • Laysa Cristina de Oliveira Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
  • Patrícia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.886

Palavras-chave:

Aprendizagem interativa, Educação na era digital, Formação continuada, Tecnologia

Resumo

O ensino de línguas teve de se adaptar às circunstâncias da pandemia e do distanciamento social, demandando o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) e o conhecimento em Computer-Assisted Language Learning (CALL) para garantir a continuidade do ensino. As tecnologias digitais (TDs) possibilitam o uso de recursos multimodais, ampliando a experiência educacional, permitindo que o professor atue como facilitador no guiar dos alunos. No entanto, os educadores enfrentaram desafios no uso das TDs, ressaltando a necessidade de formação continuada para acompanhar sua evolução. Por meio de uma abordagem teórico-conceitual embasada em pesquisas relevantes nesse campo de estudo, este artigo tem como objetivo apresentar a área do conhecimento que envolve os trabalhos em CALL e discorrer sobre o uso de ODAs e plataformas de aprendizado digitais no contexto do ensino de línguas estrangeiras. Ainda com base em estudos pertinentes, esta pesquisa visa também apresentar a relevância e a necessidade da formação continuada para professores, destacando a transição que a educação vivencia em face do advento da tecnologia. Após análise dos estudos selecionados compreende-se que é fundamental que os educadores adquiram competências digitais por meio de formação continuada, tornando-se agentes de transformação na educação, promovendo uma abordagem criativa e inovadora no uso das TDs para uma educação de qualidade na era digital.

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Biografia do Autor

Laysa Cristina de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Graduação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Internacional (2009), graduada em Tecnologias Educacionais pela Universidade Estácio de Sá (2024), Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Educação Paulistana (2021), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesumar (2019) e licenciatura em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Cesumar (2018).) Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2024) Atualmente é efetiva - E.E. Dr. Lauro Correa do Amaral e professora - Let's Speak English Course. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Línguística e Língua Inglesa,, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia no ensino de Inglês, aprendizagem colaborativa, além de educação ambiental, logística e gestão pública. 

Patrícia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Linguística pela mesma instituição. Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, com um período na Inglaterra na Universidade de Bath. Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais em Linguística Aplicada - Estudos Linguísticos - linha: Linguagem e Tecnologias. Atualmente é professora de língua inglesa na Universidade Federal de Lavras, no curso de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, e professora de dois programas de mestrado na mesma instituição: Mestrado em Letras e Mestrado Profissional em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem de línguas mediado pelas tecnologias e multiletramentos seguindo basicamente os preceitos da Teoria da Atividade. É lider do grupo de pesquisa em Tecnologias e Práticas Digitais no ensino-aprendizagem de línguas. Filiada a ALAB e membro ativo do ?International Research Network - Trajectories and Perspectives of Language Teachers in the 21st Century?, o qual envolve pesquisadores dos mais diversos países (Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Austrália etc). Também é membro do GT da ANPOLL - Formação de Educadores em Linguística Aplicada. 

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

de Oliveira, L. C., & Almeida, P. V. (2025). Formação de professores em CALL para o ensino de língua inglesa: o uso de objetos digitais. Devir Educação, 9(1), e–886. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.886

Edição

Seção

Artigos