Formação de professores em CALL para o ensino de língua inglesa: o uso de objetos digitais
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.886Palavras-chave:
Aprendizagem interativa, Educação na era digital, Formação continuada, TecnologiaResumo
O ensino de línguas teve de se adaptar às circunstâncias da pandemia e do distanciamento social, demandando o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) e o conhecimento em Computer-Assisted Language Learning (CALL) para garantir a continuidade do ensino. As tecnologias digitais (TDs) possibilitam o uso de recursos multimodais, ampliando a experiência educacional, permitindo que o professor atue como facilitador no guiar dos alunos. No entanto, os educadores enfrentaram desafios no uso das TDs, ressaltando a necessidade de formação continuada para acompanhar sua evolução. Por meio de uma abordagem teórico-conceitual embasada em pesquisas relevantes nesse campo de estudo, este artigo tem como objetivo apresentar a área do conhecimento que envolve os trabalhos em CALL e discorrer sobre o uso de ODAs e plataformas de aprendizado digitais no contexto do ensino de línguas estrangeiras. Ainda com base em estudos pertinentes, esta pesquisa visa também apresentar a relevância e a necessidade da formação continuada para professores, destacando a transição que a educação vivencia em face do advento da tecnologia. Após análise dos estudos selecionados compreende-se que é fundamental que os educadores adquiram competências digitais por meio de formação continuada, tornando-se agentes de transformação na educação, promovendo uma abordagem criativa e inovadora no uso das TDs para uma educação de qualidade na era digital.
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