Ensino superior tecnológico e o trabalho docente: tecnologias digitais e multiletramentos

Autores

  • Luciana dos Santos Almeida Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Rosalia Maria Netto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
  • Carlos Alberto da Silva Junior Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.980

Palavras-chave:

Educação superior tecnológica, Multiletramentos, Educação profissional, Mídias digitais

Resumo

As mudanças socioculturais e tecnológicas têm influenciado grandemente a área da educação. Tais evoluções, exigem que os professores adaptem suas práticas para acompanhar essas transformações e alcançar seus objetivos pedagógicos. No Ensino Superior Tecnológico, além da consideração relacionada às renovações tecnológicas há de se considerar as exigências do mercado de trabalho na formação profissional. Objetiva-se com este artigo, apresentar o conceito de multiletramentos, identificá-los dentro do Ensino Superior Tecnológico e suas contribuições para a prática pedagógica dos docentes. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, a partir de levantamento do estado da arte sobre multiletramentos e da aplicação de questionários e entrevistas a docentes do ensino superior tecnológico.

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Biografia do Autor

Luciana dos Santos Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (2023), possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga (1996), especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa no Processo Educativo pela Faculdade São Luís( 1999) e é aluna do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Paula Souza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa (General & Business English). É aplicada certificada pelo ETS Authorized Test Center dos testes TOEIC, TOEIC Bridge e TOEFL ITP. Atualmente é professora de ensino superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, atuando nas disciplinas de Língua Inglesa e Comunicação e Expressão.

Rosalia Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professora e pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Paula Souza. Atua na área de Educação Profissional e Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica. Desenvolve pesquisas sobre formação do sujeito e discursos político-educacionais e político-culturais, na linha: Formação do Formador.

Carlos Alberto da Silva Junior, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (2023); Especialização em Formação em EAD pela Universidade Paulista (2021), MBA em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Estacio de Carapicuíba (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior e Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Campos Elíseos (2014); Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Paula Souza em convênio com o MEC (2019); Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Fernão Dias (2011), Licenciatura em Informática pela Faculdade Polis das Artes (2016) Licenciatura em Matemática e em Pedagogia pela Universidade Cidade Verde (2024). Atualmente, sou Professor de Ensino Médio e Técnico e Professor de Ensino Superior do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Fui Diretor de Projetos Acadêmicos na Soul Code Academy, Professor de Ensino Superior na Faculdade Estácio de Carapicuíba, nas Faculdades Integradas Rio Branco, Tutor EaD no Grupo Ânima, Professor na Universidade Anhembi Morumbi e no Senac São Paulo, atuei como Coordenador de Curso no Centro Paula Souza. Atuei como Analista de Testes nas Empresas Econocom Brasil e T-Systems do Brasil e como Analista de Help Desk na Empresa IT2B Tecnologia e Serviços.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Almeida, L. dos S., Prados, R. M. N., & Silva Junior, C. A. da . (2025). Ensino superior tecnológico e o trabalho docente: tecnologias digitais e multiletramentos. Devir Educação, 9(1), e–980. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.980

Edição

Seção

Dossiê