História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores

Autores

  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • José Damião Trindade
  • Gleyton de Moura Ferreira Silva Secretaria da Educação, Juventude e Esporte - Governo do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.495

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do método da História Oral, como o ensino remoto emergencial impactou a vida docente nos anos de 2020 e 2021 no município Guaraí - TO. A pesquisa está estruturada em duas etapas: a primeira, de revisão bibliográfica e a segunda, na qual foram conduzidas as entrevistas temáticas com quatro entrevistados a partir de questões semiestruturadas que foram elaboradas pensando em incentivar a fala e a subjetividade, bem como servindo como um guia para o desenvolvimento e condução das entrevistas. Na seção de revisão bibliográfica pesquisamos sobre os conceitos de Ensino Remoto, Ensino Remoto Emergencial, além dos obstáculos e a formação de professores em relação ao uso de tecnologias. Ao todo foram conduzidas quatro entrevistas realizadas com profissionais da educação em atividade. Por último realizamos reflexões a cerda das entrevistas.

Palavras chave: História Oral; Ensino Remoto; Ensino Remoto Emergencial; Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora pela Universidade Estadual da Amazônia (UEPA). Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). Professora associada III da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT. Coordena o Projeto Procad/Amazônia/CAPES-Programa de Cooperação Acadêmica com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). ORCID (Open Researcher and Contributor ID), disponível em:  <http://orcid.org/0000-0003-23 35-121X>.

José Damião Trindade

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação PPPGE/UFT. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/2018) UEPA,UFRN, UFT. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped)/GT -12 Currículo. Membro da Anped/Norte. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Homocultura (ABEH). Vice-Presidente Norte da Rides (Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Pesquisador-associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Membro do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Membro do Comitê Técnico-Científico CTC/UFT. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Pedagogia/UFT). Membro do Fórum Tocantinense em Defesa do curso de Pedagogia e Licenciaturas. Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Tem experiência na gestão superior universitária, da coordenação de curso de licenciatura em pedagogia e de programa de pós-graduação. Líder de grupo de pesquisa plataforma Lattes/CNPq Gepce/Minorias na área de currículo. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Docência e Formação de Professoras, atuando nos temas: Teoria do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo da Formação de Professoras; Currículo dos Cursos de Graduação; Currículo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação; Currículo interseccionado com Diversidade Sexual, Gênero, Minorias Sociais e Diferença; Currículo na interzona das Tecnologias Digitais Ciberculturais. ORCID (Open Researcher and Contributor ID), disponível em: <https://orcid.org/0000-0002-5788-7517>E-mail:damiao@mail.uft.edu.br

Gleyton de Moura Ferreira Silva, Secretaria da Educação, Juventude e Esporte - Governo do Tocantins

Mestrando em Educação PPGE / UFT. Graduado em Ciências Biológicas pela FABEJA. Especialista em Saúde Pública pela FACETEG. Pesquisador do grupo de pesquisa CNPq/UFT Gepce/UFT. Bolsista Demanda Social/CAPES. Atualmente trabalha na rede estadual de ensino do Tocantins. E-mail: gleyton.ferreira@uft.edu.br. 

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Fontes Orais
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ALVES, Jacqueline [33 anos]. Entrevista concedida a Gleyton de Moura Ferreira Silva. Guaraí, TO, 02 abril. 2021.
MOTTA, Euma Sobreira [41 anos]. Entrevista concedida a Gleyton de Moura Ferreira Silva. Guaraí, TO, 02 abril. 2021.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Santos, J. S. dos ., José Damião Trindade, & Silva, G. de M. F. (2021). História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores. Devir Educação, 5(2), 249–266. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.495

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo