Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional

Autores

  • Andressa Abreu da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Manuela Ciconetto Bernardi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.355

Palavras-chave:

Formação Docente, Formação profissional, Ensino Superior

Resumo

O artigo visa discutir a formação profissional dos docentes que atuam no Ensino Superior. O estudo promove apontamentos embasado em dados anuais do Censo da Educação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Freire (1996), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constata-se lacunas na formação profissional dos docentes para a atuação no Ensino Superior, principalmente concernentes às práticas do cotidiano escolar, percebe-se a preparação dos mesmos na ênfase para a investigação científica e não à docência. A necessidade de mudanças envolve, em especial, a legislação vigente, a formação inicial, continuada e aperfeiçoamentos. Apesar de compreendermos a complexidade desses processos, problematizamos e sugerimos meios para que a formação não resulte em lacunas, além de instigarmos o aprimoramento na formação inicial, a atualização e especialização pela formação continuada com vistas a um processo que propicie a atuação do profissional no Ensino Superior de forma plena.

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Biografia do Autor

Andressa Abreu da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Matemática. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2020). E-mail: andressaabreusilva0@gmail.com

Manuela Ciconetto Bernardi, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Biblioteconomia. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2020). E-mail mcbernardi1@ucs.br

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Abreu da Silva, A., & Ciconetto Bernardi, M. (2021). Docentes no ensino superior: apontamentos acerca da formação profissional. Devir Educação, 5(2), 49–66. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.355

Edição

Seção

Artigos