Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente

Autores

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

Palavras-chave:

Investigação Narrativa; Histórias de Vida; Aprendizagem docente; Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

As narrativas formativas são utilizadas tanto como um instrumento de formação docente, para análise das dimensões pessoal e profissional do professor, como também método em pesquisas acadêmicas para acessar o percurso de vida e formação dos sujeitos. Este estudo objetiva, por meio de uma análise bibliométrica, verificar a aplicação das narrativas formativas em pesquisas acadêmicas, a partir de artigos sediados no Portal de Periódicos CAPES, no período de 1994 a 2019 e estimar o quanto estas foram empregadas na área de educação, especificamente na educação profissional. Esse objetivo foi guiado pela seguinte questão: as narrativas formativas são aplicadas como método para coleta de dados e analisadas como fenômeno de pesquisa na formação docente na educação profissional? Adota-se uma abordagem quantitativa e os resultados indicam que as narrativas formativas são utilizadas em estudos acadêmicos, concentrados, na área de educação, destacando-se na educação superior, porém ainda são pouco exploradas na educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Duarte Ferreira Frohmut, Centro Paula Souza

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); Professora do ensino técnico do eixo de controle e processos industriais no Centro Paula Souza; São Paulo – SP

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação (Mackenzie/SP); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS/SP); São Paulo – SP

Referências

ANTUNES, Maria Pinto. Histórias de vida ou método (auto) biográfico: uma experiência na formação de educadores de adultos. Revista Roteiro, Joaçaba, v.36, n.1, p. 33-54, jan./jun. 2011. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/787/pdf_116 Acesso em: 26 out. 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Revista Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6134719> Acesso em: 13 jul. 2019.

BARBISAN, Carla; MEIGID Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Categorias de narrativas: principais usos em pesquisa e formação de pedagogas. Educação Temática Digital, Campinas, v.20, n.4, p979-996, out./dez. 2018.

BIOGRAPH. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. 2019. Disponível em: <https://www.biograph.org.br> Acesso em: 15 nov. 2019.

CAPES. Portal de Periódicos da Capes. 2020. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 16 jun. 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: Experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed., edUFU. Uberlândia, 2015.

DEWEY, John. Democracia e Educação. Experiência e Pensamento. Capítulo 11. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/dewey/cap11.htm Acesso em: 04 de abril de 2020.

FERNANDES, Natal Lánia Roque; LOPES, Maria Amélia. As narrativas de formação nos processos formativos de professores como dispositivo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência na educação de jovens e adultos. Salvador: UFBA, 2011. (R. FACED, n.20, p. 35-49, jul./dez. 2011).

FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento Profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?.Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.5, n.8, p. 11-23, jan/jun 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em: 04 de abril de 2020.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: Novos cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/professores_do_brasil_novos_cenarios_de_formacao/. Acesso em 24 nov.2019

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n.3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf Acesso em: 02 nov. 2019.

LANGHI, Celi; MACEDO, Elaine de Fátima Soares. Aprendizagem Ativa na educação profissional: um estudo bibliométrico dos artigos sediados pelo Portal de Periódicos Capes. São Paulo, outubro de 2018. In: Anais do XIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa: Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/013-workshop-2018/artigos/Educacao/Praticas_Educacao/Aprendizagem_Ativa_na_educacao_profissional.pdf Acesso em: 10 jul. 2019.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19 jan-abr, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: 04 de abril de 2020.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.01, p.17-44, janeiro-março 2015.

MIZUKAMI, Maria da graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-curriculum, São Paulo, v.1, n. 1, dez-jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum Acesso em: 15 mai. 2019.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. et al.(Org) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: editora UNESP, 2011. Cap. 1, p.23-54.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992, Cap.1, p. 15-33.

PAIVA, Cantaluce Mércia Ferreira. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, 2012.

PETEROSSI, Helena Gemignani; MENINO, Sergio Eugenio. A formação do formador. São Paulo, SP: Centro Paula Souza, 2017.

RAMIREZ, Rodrigo Avella. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.

RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p. 196-229, dez. 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Duarte Ferreira Frohmut, B., & Avella Ramirez, R. (2020). Narrativas formativas: método e fenômeno de pesquisa a ser aplicado na formação docente. Devir Educação, 4(2), 14–33. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.316

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)