Desafios contemporâneos em educação profissional: formação docente, linguagem e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.386Palavras-chave:
Formação Docente; Linguagem e Práticas; Pandemia; Novas TecnologiasResumo
Propõe-se um estudo da linguagem, discursos e práticas pedagógicas para uma reflexão sobre a formação docente em educação profissional frente aos desafios impostos pelo contexto contemporâneo. Os discursos educacionais, culturais e socioeconômicos subjazem às práticas pedagógicas na educação profissional. Este estudo fundamenta-se em conceitos teóricos de educação profissional, sobre saberes e formação do professor, além de concepções de linguagem e discurso, no âmbito da comunicação docente. O desenvolvimento desta pesquisa teve como objetivos, discutir a formação de docentes em educação profissional; estudar a linguagem e práticas educacionais, e respectivos discursos, para se refletir sobre as novas tecnologias e emergências no processo de ensino em educação profissional no contexto de isolamento social imposto em função da pandemia causada pela Covid19. Trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de questões suscitadas, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, em uma disciplina eletiva de um programa de mestrado profissional. A metodologia constituiu-se de uma pesquisa descritiva e de um estudo da comunicação, tecnologias e do discurso manifestado nas práticas pedagógicas em educação profissional. Verifica-se que a experiência docente reflete discursos político-educacionais e pedagógicos em educação profissional e constitui o processo de formação do professor.
Palavras-Chave: Formação Docente; Linguagem e Práticas; Pandemia; Novas Tecnologias.
Downloads
Referências
APARICI, Roberto; OSUNA, Sara. Educomunicação e cultura digital. In: APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014, p.317-328.
CORACINI, Maria José. Língua Estrangeira e Língua Materna. Uma questão de sujeito e identidade. In: Identidade e Discurso. CORACINI, Maria Jose (org). Campinas: Editora da UNICAMP Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. Trad. PORTELA, Jean Cristtos. São Paulo: Contexto, 2008.
GARIGLIO, José Angelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. In: Educação em Revista. Belo Horizonte. Vol. 28. Nº. 01, 2012, p. 211-236. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982012000100010&script=sci_abst ract&tlng=pt. Acesso em 22 de abr 2020.
GATTI, Bernadete Angelina, BARRETTO, Elba Siqueira de Sá, ANDRÉ, Marli Elias Dalmazo Afonso de, ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. Entre telas: novos papéis comunicativos dos cidadãos. In APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas editora, 2014, p. 279-291.
GREIMAS, Algirdas Julien. Del Sentido II. Ensaios semioticos. Madrid: Gredos, 2001.
KAPLÚN, Mário. Uma pedagogia da Comunicação. In APARICI, Roberto (org). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas Editora, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola Editora, 2008.
MOURA, Adelina. A educação ubíqua na era digital móvel: reconfiguração dos espaços de aprendizagem. In: BONINI, Luci Mendes de Melo et al. (Org). Dinâmicas Sociais e Desenvolvimento Local. Curitiba: CVR, 2017. p.151-188.
PAIS, Cidmar Teodoro. Considerações sobre a semiótica das culturas, uma ciência da interpretação: inserção cultural, transcodificações transculturais. In: Revista Acta Semiótica et Lingvistica. SBPL, vol. 11, Ano 30, São Paulo: Terceira Margem, 2007. (p. 149-157)
PETEROSSI; Helena Gemignani. Subsídios ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
PETEROSSI, Helena Gemignani; MENINO, Sérgio Eugênio. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.
PRADOS, Rosália Maria Netto. Comunicação, Discurso pedagógico e formação docente em educação profissional. In Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologias, REGIT. Vol. 13, n. 1, p. 134-146, jan/jun 2020. Disponível em http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT13-A10 Acesso em 22 de maio de 2021.
PRADOS, Rosália Maria Netto; BONINI, Luci Mendes de Melo. Ensaios de Semiótica Aplicada. Curitiba: Editora CRV, 2017.
PRADOS, Rosália Maria Netto; RAMIREZ, Rodrigo Avella; FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz. Discursos e Práticas educacionais em Educação Profissional. In Caminhos em Linguística Aplicada. Vol. 22, n. 1, p. 213-226, jan/jun, 2020. Disponível em http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2913 Acesso em 14 de março de 2021.
SOARES, Suely Galli. Educação e comunicação. O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação. Otimismo exacerbado e lucide
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.