O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender

Autores

  • Marcos Batinga Ferro Centro Universitário UNINASSAU
  • Luiz Cláudio Correia Santos FUNDAÇÃO BRADESCO
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem; Formação Docente; Tecnologia Formação e Comunicação.

Resumo

O escopo deste trabalho tem o objetivo de mostrar e refletir sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na formação dos docentes que atuam e que irão atuar nas instituições educativas. A pesquisa bibliográfica destaca-se que a instituição escolar não pode perder a oportunidade de ser agente transformador, deixando-se ficar à margem dos acontecimentos ou de influenciar na construção de novos conhecimentos. Mostrou também que a educação, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, oferece novas possibilidades de aprendizagem aberta e flexível. Ao planejar a integração das TIC na formação de professores, é fundamental que as instituições educacionais compreendam quais habilidades e conhecimentos esses profissionais devem se apropriar para usar efetivamente essa tecnologia em suas aulas, compreendendo, ainda, até que ponto a instituição está preparada para realizar a integração das TIC nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Batinga Ferro, Centro Universitário UNINASSAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2007). Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática.  Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE. 

Luiz Cláudio Correia Santos, FUNDAÇÃO BRADESCO

Mestrando em Educação da UFS, licenciado em Letras, Língua Portuguesa (2021); Pedagogia (2020); Bacharel em Administração de Empresas (2013); Especialização em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial (FSLF), Didática e Metodologia do Ensino Superior (FSLF), MBA em Recursos Humanos (FSLF). Professor da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Atua nas áreas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação FOPTIC/ CNPq/UFS. 

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE

Referências

ALONSO, Kátia. Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. especial, CEDES, 2008.

ARRUDA, Elicia Esnarriaga; RASLAN, Valdineia Garcia da Silva. Implantação do programa nacional de informática na educação (Proinfo), no Brasil e no Estado de mato Grosso do Sul. 2006.

BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando novos e velhos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002.

BRITO, Gláucia da Silva.; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

LEITE, Ligia Silva. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel. (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, 2002.

MORAES, Ubirajara Carnevale (org.). Tecnologia educacional e aprendizagem: O uso dos Recursos Digitais. São Paulo: Livro Pronto, 2008.

NUNES, Claudia Eliza de. As tecnologias de informação e comunicação e a aprendizagem de educadores no devir da complexidade. Data da defesa – 12/07/2010. 89 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2010.

OLIVEIRA, Fátima Bayma de. Tecnologia da informação e comunicação: a busca de uma visão ampla e estruturada. São Paulo: Pearson, 2007.

PERRENOUD, Philippe.; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no sec. XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAMPAIO, Mariza Narcizo; LEITE, Ligia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis. RJ: Vozes, 1999.

SILVA, Bento.; DUARTE, Eliane.; SOUZA, Karine. Tecnologias digitais de informação e comunicação: artefatos que potencializam o empreendedorismo da geração digital. In: MORGADO, J. C.; SANTOS, L. L. de C. P.; PARAÍSO, M. A. (org.), Estudos curriculares: Um debate contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, 2013. p. 165-179.

TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ, 2008.

UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2018.

VASCONCELOS, Carlos Alberto de; Interfaces interativas na educação a distância: estudos sobre cursos de geografia. Recife: Ed, UFPE, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Marcos Batinga Ferro, Santos, L. C. C., & Carlos Alberto de Vasconcelos. (2023). O docente e o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender. Devir Educação, 7(1), e–677. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.677

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)