Ensino profissional e formação docente: letramentos e multiletramentos em sala de aula

Autores

  • Paula Almeida Morato de Laet Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza
  • Alice Turibio Narita Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.487

Palavras-chave:

Educação Profissional, Letramentos Múltiplos, Formação de Professores, Leitura e Escrita

Resumo

O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus demonstra que as habilidades de letramento, bem como as diversas novas formas de ler e escrever, ou seja, os multiletramentos, tornaram-se essenciais para os processos comunicacionais profissionais. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar como as habilidades de letramentos e multiletramentos são conduzidas, e se de forma crítica, pelos professores especialistas do Ensino Técnico. O método utilizado foi descritivo com abordagem qualitativa com os dados aferidos por meio de entrevistas com professores de disciplinas técnicas em uma escola de Ensino Técnico. Ao final desse processo, a pesquisa apontou a necessidade de formação periódica de professores especialistas do Ensino Técnico para os letramentos e multiletramentos a fim de propiciar uma maior desenvoltura e criticidade na apropriação da linguagem de seus alunos, bem como a realização de propostas de trabalhos interdisciplinares envolvendo professores da área de língua portuguesa e professores de especializações técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Almeida Morato de Laet, Centro Paula Souza

Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Professora de Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS), na Cidade de São Pauo/SP.. Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. Professor de Ensino Superior da Fatec- Centro Paula Sousa onde atuou como coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

Alice Turibio Narita, Centro Paula Souza

Mestranda no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. Designer de aprendizagem na Escola Conquer, gestora de treinamentos em tecnologia educacional pela Getedu, mentora de tecnologia educacional.

Referências

BAGNO, M. Preconceito Linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CITELLI, A. Comunicação e Educação: linguagem em movimento. São Paulo: Editora Senac, 2000.

BANCO MUNDIAL. PIB a precios actuales: datos sobre las cuentas nacionales del Banco Mundial y archivos de datos sobre cuentas nacionales de la OCDE. 2019. Disponível em: https://datos.bancomundial.org/indicador/ny.gdp.mktp.cd?year_high_desc=true. Acesso em: 07 jan. 2019.

DELGADO-MARTINS, M. R.; RAMALHO, G.; COSTA, A. Literácia e Sociedade: contribuições pluridisciplinares. Lisboa: Caminho, 2000.

LIMA, A.; CATELLI Jr, R. INAF BRASIL 2018: resultados preliminares. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro / Ação Educativa, 2018. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf . Acesso em: 25 jan. 2020.

LAET, P. A. M. FERNANDEZ, S. A. F.; RAMIREZ, R. A. O letramento na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão da produção acadêmica. WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, 14. São Paulo, 2019. Anais eletrônicos... São Paulo: Centro Paula Souza, 2019. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/598/863b4068dd96ef9d539d436318e4ecff.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.

ONU. Brasil mantém tendência de avanço no desenvolvimento humano, mas desigualdades persistem. ONUBR, 2018. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2018/brasil-mantem-tendencia-de-avanco-no-desenvolvimento-humano--mas.html. Acesso em: 07 jan. 2019.

PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.

QUINELATO, R. Unicamp 2020: confira o tema da Redação. 2020. Disponível em: https://www.blogdovestibular.com/vestibular-2020/tema-redacao-unicamp-2020.html. Acesso em: 18 jan. 2020.

RAMOS, M. N. O impacto da educação para o trabalho na sociedade brasileira. Boletim Técnico do Senac, v. 40, n. 3, p. 6-17, 09 ago. 2016. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/16/15. Acesso em: 16 set. 2019.

RIBEIRO, V. M. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2004.

RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L. D.; BATISTA, A. A. G. Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do INAF. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ROJO, R. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

STREET, B. V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

WORLD ECONOMIC FORUM. Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy. 2020. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Jobs_of_Tomorrow_2020.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-19

Como Citar

Almeida Morato de Laet, P., Avella Ramirez, R. ., & Turibio Narita, A. (2021). Ensino profissional e formação docente: letramentos e multiletramentos em sala de aula: . Devir Educação, 475–495. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)