Reflexões acerca de práticas pedagógicas voltadas para redução/prevenção a violências, aplicadas nas aulas do componente curricular Projeto de Vida

Autores

  • Fernanda Seabra Félix Universidade Federal de Sergipe - UFS https://orcid.org/0000-0002-6170-6096
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araújo Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Palavras-chave:

BNCC, Desenvolvimento integral, Educandos, Estratégias pedagógicas

Resumo

O componente Projeto de Vida é a centralidade do sistema de ensino pautado na formação integral dos educandos, cuja proposta relaciona-se às dimensões não só cognitiva, mas pessoal, social, emocional, profissional e partindo desta perspectiva, torna-se uma importante ferramenta para direcionar práticas docentes para prevenção de violências na escola. Contudo, este trabalho de cunho exploratória-descritiva com abordagem qualitativa objetivou analisar as contribuições deste componente no contexto de prevenção de possíveis eventos de violências que possam surgir em seu cotidiano, a partir das perspectivas dos docentes envolvidos. Assim, foi aplicada entrevista semiestruturada em cinco professores de Projeto de Vida da rede pública de ensino no Estado de Sergipe, cujo tratamento de dados foi com base na análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foi concluído que práticas docentes direcionadas a prevenção de possíveis ações de violências no espaço escolar, são realizadas ainda de forma pontual e descontínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Seabra Félix, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de Ciências/Biologia, com experiência docente no Ensino Fundamental, anos finais, possuindo graduação em Ciências Biológicas Lic. Plena pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2018); Pós graduanda (Especialização) em Ensino Superior à distância pelo Educa Minas, possuindo também Pós graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2005), Especialização em Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros pela Universidade Federal de Sergipe (2007), Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009) sendo bolsista CAPES. Participou durante o mestrado do PROCAD desenvolvendo parte da dissertação na USP-Ribeirão Preto e na UFBA. Possui Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe com bolsa CNPq e Pós-Doutorado pela UFRB na temática Educação a Distância/EAD. A pesquisadora possui ainda experiência como Professor Tutor de ensino superior a distância, experiencia como coordenadora de disciplinas no CESAD (EAD) da área de ensino, tendo atuado também como Docente orientadora dos programas de PIBID e Residência Pedagógica e atualmente está como coordenadora do Curso de Biologia modalidade EAD. Exerce atualmente a função de Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe na área de ensino da biologia. É orientadora e está como vice-coordenadora no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática - PPGECIMA/UFS. A docente possui experiência em gestão de projetos de pesquisa e coordena projetos na área de educação/ensino.

Referências

ABRAMOVAY, Míriam. Violência nas escolas. Programa de Prevenção à violência nas escolas. Brasil: Flacso, 2015. 24p. Disponível em: www.flacso.org.br/files/2015/08/Violencias-nas-Escolas.pdf. Acesso em:13/12/20.

ALVES, Maria Rosa Melo. ARAÚJO, Yzila Liziane Farias Maia. NEPOMUCENO, Aline Oliveira. Impacto da pandemia da COVID-19 no contexto da educação socioemocional. REnCiMa, v. 12, n. 3, p. 1-17, jun. 2021. Disponível: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2915/1570. Acesso em: 02/01/22.

ALVES, Maria Rosa Melo. Reflexões quanto à formação de professores para a disciplina projeto de vida: um olhar sobre a educação socioemocional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/Se, 2021, 120 p.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. ARANTES, Valéria. PINHEIRO, Viviane. Projetos de Vida: Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais. 1. ed. São Paulo: Summus, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15/04/2021.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, a. 4, n. 8, Jul/Dez 2002, p. 432-443. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf. Acesso em:13/12/2020.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século NXXI. Brasília, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acesso em 20/04/2021.

FODRA, Sônia Maria. O projeto de vida nas escolas do Programa Ensino Integral. Revista Meio Ambiente e Educação, v.10, n.2, out. 2017, p.251. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320297148. Acesso em: 22/01/2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências Socioemocionais de educadores: seu papel central para uma concepção de educação integral. São Paulo: IAS, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais. Acesso em: 22/06/2021.

LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. A pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: os novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papiros, 2015.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Prevenindo a violência juvenil: um panorama das evidências. São Paulo, 2015, 98 p. Disponível em: https://nev.prp.usp.br/publicacao/prevenindo-a-violencia-juvenil-um-panorama-das-evidencias/. Acesso em: 20/10/2022

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Projetos de vida de professores do ensino médio: implicações para formação continuada e intervenções na escola. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39., 2019, Rio de Janeiro. Anais da 39ª ANPED: Educação Pública e pesquisa: ataques, lutas e resistências. Niterói/RJ: Universidade Federal Fluminense, 2019, p. 1-7.

SILVA, Joyce Mary Adam de Paula. SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na Escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educar em revista, Curitiba: UFPR, n. 2, p. 217-232, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13657/14013. Acesso em: 16/05/2021.

SOUZA, Grasiela Ramos de Carvalho. SILVA, Márcio Antônio da. Projeto de Vida no novo ensino médio, em busca da regulação de condutas juvenis. In: NAVARRO, E.R. SOUSA, M.C. (Org.) Educação Matemática em Pesquisa Perspectivas e Tendências. ed. 1, São Paulo: Científica, v.2, p. 669-685, 2021. Disponível em: https://www.editoracientifica.org/books/isbn/978-65-87196-76-3. Acesso em: 12/01/2022.

TEIXEIRA, Karen Cristine. OLIVEIRA, Cynthia. Sanches de. ALVES, Gisele. Competências socioemocionais de educadores: seu papel central para uma concepção de educação integral. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais. Acesso em: 22/01/2022.

UNESCO: Violência escolar e Bullying: Relatório sobre a situação mundial. Brasília, 2019, 54 p. Disponível em: https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2020/10/2018-UNESCO-Relatorio-Violencia-Escolar-e-Bullying.pdf. Acesso em: 12/04/2021.

UNESCO – Global Education Monitoring (GEM) Report 2020: Inclusion and Education: All Means. Paris, 2020. Disponível em: https://gem-report-2020.unesco.org/wp-content/uploads/2020/06/GEMR_2020-Full_Report-v0.2.pdf. Acesso em: 12/04/2021.

ZANELLA, Tânia. TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Projetos de Vida e Processos de Ensino-Aprendizagem: Compreensão dos alunos do ensino médio. Cadernos de Educação, v.17, n. 34, jan.-jun. 2018.

Disponível:https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/8928. Acesso em: 28/04/2021.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Seabra Félix, F., & Araújo, Y. L. F. M. de . (2023). Reflexões acerca de práticas pedagógicas voltadas para redução/prevenção a violências, aplicadas nas aulas do componente curricular Projeto de Vida. Devir Educação, 7(1), e–706. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas