Os conhecimentos valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil

Autores

  • Iracema dos Santos Teles Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.945

Palavras-chave:

Educação infantil, Conhecimentos valorizados, BNCC

Resumo

Este artigo problematiza os conhecimentos valorizados nas três versões da Base Nacional Comum Curricular-BNCC para Educação Infantil. Objetiva identificar e comparar os conhecimentos selecionados e valorizados nas três versões da BNCC. Compreende-se que nesse processo de construção da BNCC para Educação Infantil selecionaram-se diferentes conhecimentos para essa etapa da educação básica, principalmente por meio dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que partem dos campos de experiências, estes campos são os direcionadores dos currículos para a Educação Infantil em todas as dimensões. A versão final da BNCC contempla 93 objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, para chegar a essa estrutura final, ocorreram mudanças e permanências na organização desses objetivos. Para a realização desse estudo, foi feita uma pesquisa documental, amparada em uma abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que dos conhecimentos selecionados para a Educação infantil existem aqueles que foram mais valorizados ao considerar outros saberes.

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Biografia do Autor

Iracema dos Santos Teles, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo   e   Gestão   da   Escola   Básica (UFPA). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo   e   Gestão   da   Escola   Básica (UFPA).

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) e diretor geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

dos Santos Teles, I., & Rêgo da Rocha, G. O. (2025). Os conhecimentos valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil. Devir Educação, 9(1), e-945. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.945

Edição

Seção

Artigos