Os conhecimentos valorizados nas três versões da BNCC para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.945Palavras-chave:
Educação infantil, Conhecimentos valorizados, BNCCResumo
Este artigo problematiza os conhecimentos valorizados nas três versões da Base Nacional Comum Curricular-BNCC para Educação Infantil. Objetiva identificar e comparar os conhecimentos selecionados e valorizados nas três versões da BNCC. Compreende-se que nesse processo de construção da BNCC para Educação Infantil selecionaram-se diferentes conhecimentos para essa etapa da educação básica, principalmente por meio dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que partem dos campos de experiências, estes campos são os direcionadores dos currículos para a Educação Infantil em todas as dimensões. A versão final da BNCC contempla 93 objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, para chegar a essa estrutura final, ocorreram mudanças e permanências na organização desses objetivos. Para a realização desse estudo, foi feita uma pesquisa documental, amparada em uma abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que dos conhecimentos selecionados para a Educação infantil existem aqueles que foram mais valorizados ao considerar outros saberes.
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