Organização das rotinas na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.346Palavras-chave:
Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores.Resumo
Este artigo apresenta como tema contribuições da Teoria Histórico-Cultural para fundamentação de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento humano na infância. Partimos da premissa de que as práticas intencionalmente organizadas têm potencial para conduzir os processos internos de desenvolvimento das crianças. Tomamos como objeto de estudo a organização do tempo na Educação Infantil com potencial para orientar as ações docentes e experiências vividas pelas crianças na escola da infância e partir disso, elencamos como objetivo geral: discutir o envolvimento e a participação delas na organização das rotinas que estruturam os tempos na escola. A investigação aqui apresentada é motivada pela seguinte questão: de que maneira a rotina pode ser organizada a fim de promover o desenvolvimento da autonomia, inteligência e personalidade das crianças que frequentam as escolas de Educação Infantil? Na metodologia da pesquisa, foi elaborado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais recomendados pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para compreensão e aprofundamento teórico do tema. No que se refere às questões teórico-práticas, destacamos a importância da formação continuada para a apropriação teórica do professor e como os estudos compartilhados nos momentos de formação são incorporados aos relatos e práticas das professoras participantes.
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