Concepção de Educação Integral e democratização do ensino na BNCC: aproximações analíticas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.882Palavras-chave:
Concepções Pedagógicas, Pedagogia Histórico-Crítica, BNCCResumo
O presente estudo tem como objeto as concepções pedagógicas movimentadas pela política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Responde pelo objetivo de analisar essas concepções à luz dos pressupostos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-Critica. Metodologicamente, recebe o aporte teórico do método do Materialismo Histórico-Dialético. Esse exercício analítico-crítico busca compreender o alcance das concepções de educação, currículo e escola movimentados pela BNCC a partir dos conceitos de formação integral e democratização do ensino. Em caráter conclusivo é possível indicar tanto o caráter reducionista destes conceitos no documento da política da BNCC, quanto seu distanciamento face às proposições político-pedagógicas vinculadas a perspectiva crítica, como a Pedagogia Histórico-Crítica.
Downloads
Referências
ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A proposta de BNCC do ensino médio: alguns pontos para o debate. 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/nota-anped-proposta-de-bncc-do-ensino-medio-alguns-pontos-para-o-debate. Acesso em: abr. 2024.
BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S.C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, set./dez. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: abr. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: abr. 2024.
BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018a. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União. Brasília, 18 dez. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 01 abr. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2024.
BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.
GALUCH, M. T. B.; SFORNI, M. S. de F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 55-66, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/ article/view/1862. Acesso em: abr. 2024.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de dermeval saviani. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
GONÇALVES, A. M., DEITOS, R. A. Competências gerais da Bse Nacional Comum Curricular (BNCC): análise teórica e ideológica da proposição socioemocional. Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 420-434, maio/ago. 2020.
HOLANDA, F. H. de O.; FRERES, H.; GONÇALVES, L. P. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045. Acesso em: abr. 2024.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Traduzido do inglês pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e revisado pela Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDES) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Última edição em 11 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org. Acesso em: 10 nov. 2023.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RAMOS, M. N A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências e a psicologização das questões sociais. Boletim Técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 26-35. 2001.
SASAKI, A. H.; SFORNI, M. S. de F. Desenvolvimento do pensamento na educação escolar e a unidade afetivo-cognitiva. In: FIRBIDA, F. G. B.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Contribuições à psicologia e à educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.
SAVIANI, D. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1, p. 15-27. jan./abr.2007.
SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica. Exposição na Mesa Redonda “Marxismo e educação: fundamentos marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”. VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, julho de 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados; Histedbr, 2005. p. 13-24.
SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015.
SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, J. B. Avaliação na educação básica no Brasil: políticas e contradições. In: NATISTA, E. L.; ZANARDINI, I. M. S. Políticas educacionais: desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-132.
SILVA, T. T. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da (Orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 9-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.