Concepção de Educação Integral e democratização do ensino na BNCC: aproximações analíticas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Mayara da Silva Reis Zotelli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.882

Palavras-chave:

Concepções Pedagógicas, Pedagogia Histórico-Crítica, BNCC

Resumo

O presente estudo tem como objeto as concepções pedagógicas movimentadas pela política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Responde pelo objetivo de analisar essas concepções à luz dos pressupostos político-pedagógicos da Pedagogia Histórico-Critica. Metodologicamente, recebe o aporte teórico do método do Materialismo Histórico-Dialético. Esse exercício analítico-crítico busca compreender o alcance das concepções de educação, currículo e escola movimentados pela BNCC a partir dos conceitos de formação integral e democratização do ensino. Em caráter conclusivo é possível indicar tanto o caráter reducionista destes conceitos no documento da política da BNCC, quanto seu distanciamento face às proposições político-pedagógicas vinculadas a perspectiva crítica, como a Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara da Silva Reis Zotelli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora de Ciências na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Coordenadora Pedagógica na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Lagoas. 

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. 

Referências

ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A proposta de BNCC do ensino médio: alguns pontos para o debate. 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/nota-anped-proposta-de-bncc-do-ensino-medio-alguns-pontos-para-o-debate. Acesso em: abr. 2024.

BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANATTA, S.C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 25, set./dez. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: abr. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, 22 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: abr. 2024.

BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018a. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União. Brasília, 18 dez. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em: 01 abr. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2024.

BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos: diretrizes nacionais. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

GALUCH, M. T. B.; SFORNI, M. S. de F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 55-66, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/ article/view/1862. Acesso em: abr. 2024.

GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de dermeval saviani. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GONÇALVES, A. M., DEITOS, R. A. Competências gerais da Bse Nacional Comum Curricular (BNCC): análise teórica e ideológica da proposição socioemocional. Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 420-434, maio/ago. 2020.

HOLANDA, F. H. de O.; FRERES, H.; GONÇALVES, L. P. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. Revista Eletrônica Arma da Crítica, ano 1, n. 1, p. 122-135, jan. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23045. Acesso em: abr. 2024.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Traduzido do inglês pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e revisado pela Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDES) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Última edição em 11 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org. Acesso em: 10 nov. 2023.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RAMOS, M. N A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências e a psicologização das questões sociais. Boletim Técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 26-35. 2001.

SASAKI, A. H.; SFORNI, M. S. de F. Desenvolvimento do pensamento na educação escolar e a unidade afetivo-cognitiva. In: FIRBIDA, F. G. B.; FACCI, M. G. D.; BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Contribuições à psicologia e à educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.

SAVIANI, D. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, v. 18, n. 1, p. 15-27. jan./abr.2007.

SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica. Exposição na Mesa Redonda “Marxismo e educação: fundamentos marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”. VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, julho de 2012.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D; SANFELICE, J. L. (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados; Histedbr, 2005. p. 13-24.

SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015.

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, J. B. Avaliação na educação básica no Brasil: políticas e contradições. In: NATISTA, E. L.; ZANARDINI, I. M. S. Políticas educacionais: desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-132.

SILVA, T. T. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. da (Orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 9-30.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

da Silva Reis Zotelli, M., & Giareta, P. F. (2024). Concepção de Educação Integral e democratização do ensino na BNCC: aproximações analíticas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Devir Educação, 8(1), e–882. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.882

Edição

Seção

Artigos