Crianças aptas a serem alfabetizadas? Contribuições da educação dos sentidos para o desenvolvimento integral
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.560Palavras-chave:
Educação Infantil; Escolarização precoce; Alfabetização; Pedagogia Waldorf; Educação dos sentidos.Resumo
Este estudo surgiu a partir da leitura e problematização da obra Escola da Infância de Comenius (2011), quando afirma que os pais que quiserem ter um doutor antes do tempo, algumas vezes terão um tolo. Diante de tal assertiva, a questão central deste artigo é quando alfabetizar as crianças? O que antecede a aquisição da língua escrita pela criança? O cerne da discussão versa sobre o processo de escolarização precoce, a prontidão para a alfabetização e iniciação ao mundo das letras, bem como a educação dos sentidos. O objetivo geral é analisar os aspectos que a criança apresenta, principalmente em torno de 4 a 6 anos e 11 meses de idade, para que ela possa ser alfabetizada. Dentre os objetivos específicos, destacamos fomentar o despertar do olhar sensível e ampliado de educadores (as) e familiares, a partir dos contributos da educação dos sentidos. Este estudo de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, revisita conceitos que abordam o desenvolvimento integral da criança a partir da abordagem Pikler, o processo de alfabetização e maturidade escolar, e a teoria dos sentidos na Pedagogia Waldorf. Concluímos que na primeira infância se encontra o germe de toda a vida humana e que o que amadurece é o corpo físico da criança. Despertar os sentidos volitivos (Tato, Vital, Movimento Próprio, Equilíbrio), as habilidades pessoais, interpessoais, a criatividade, e a confiança da criança são as bases para o desenvolvimento infantil integral.
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