Reflections on pedagogical practices aimed at reducing/preventing violence, applied in the Life Project curricular component classes

Authors

  • Fernanda Seabra Félix Universidade Federal de Sergipe - UFS https://orcid.org/0000-0002-6170-6096
  • Yzila Liziane Farias Maia de Araújo Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Keywords:

BNCC, Comprehensive development, Learners, Pedagogical strategies

Abstract

The Life Project component is the centrality of the education system based on the integral formation of students, whose proposal is related to not only cognitive dimensions, but also personal, social, emotional, professional and thus becomes an important tool to guide teaching practices to prevent violence at school. This exploratory-descriptive study with a qualitative approach aimed to analyze the contributions of this component in the context of preventing possible events of violence that may arise in the daily lives of educators, from the perspectives of the teachers involved. For that purpose, a semi-structured interview was applied to five teachers in the Life Project from public schools in the state of Sergipe, Brazil. The data processing was based on the discursive textual analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2016). It was concluded that teaching practices aimed at preventing possible actions of violence in the school space are still carried out in a sporadic and discontinuous way.

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Author Biographies

Fernanda Seabra Félix, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de Ciências/Biologia, com experiência docente no Ensino Fundamental, anos finais, possuindo graduação em Ciências Biológicas Lic. Plena pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2018); Pós graduanda (Especialização) em Ensino Superior à distância pelo Educa Minas, possuindo também Pós graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2005), Especialização em Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros pela Universidade Federal de Sergipe (2007), Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009) sendo bolsista CAPES. Participou durante o mestrado do PROCAD desenvolvendo parte da dissertação na USP-Ribeirão Preto e na UFBA. Possui Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe com bolsa CNPq e Pós-Doutorado pela UFRB na temática Educação a Distância/EAD. A pesquisadora possui ainda experiência como Professor Tutor de ensino superior a distância, experiencia como coordenadora de disciplinas no CESAD (EAD) da área de ensino, tendo atuado também como Docente orientadora dos programas de PIBID e Residência Pedagógica e atualmente está como coordenadora do Curso de Biologia modalidade EAD. Exerce atualmente a função de Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe na área de ensino da biologia. É orientadora e está como vice-coordenadora no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática - PPGECIMA/UFS. A docente possui experiência em gestão de projetos de pesquisa e coordena projetos na área de educação/ensino.

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Disponível:https://www.metodista.br/revistas/revistasmetodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/8928. Acesso em: 28/04/2021.

Published

2023-06-20

How to Cite

Seabra Félix, F., & Araújo, Y. L. F. M. de . (2023). Reflections on pedagogical practices aimed at reducing/preventing violence, applied in the Life Project curricular component classes. Devir Educação, 7(1), e–706. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.706

Issue

Section

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas