Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e reflexos para o ensino da língua portuguesa nos anos finais em Iranduba - AM

Autores

  • Cleonita Lopes Cruz Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Heloise da Cunha Charret Universidade Estácios de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.775

Palavras-chave:

BNCC; anos finais; língua portuguesa; prática docente.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os desafios na implementação da BNCC no município de Iranduba, AM para o ensino de Língua Portuguesa. Foi realizado uma pesquisa de campo, qualitativa, documental utilizando a análise de conteúdo para investigar o texto da BNCC. A pesquisa foi conduzida em 3 escolas do município de Iranduba, AM, envolvendo 7 professores, 2 Gestores, 3 Pedagogos e 1 coordenador. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online. Dentre os achados de pesquisa destaca-se a notável ausência de formação continuada e o precário conhecimento que os professores têm acerca da BNCC, indicando que o processo de implementação da BNCC é desafiador e que a formação continuada precisa ser incluída em uma agenda de políticas públicas. O aprendizado do componente de Língua Portuguesa para Anos Finais do Ensino Fundamental tal como normatizado pela BNCC exige do professor conhecer o referido texto e, sobretudo, compreendê-lo. Por isso, as dúvidas dos professores e desconhecimento ou insegurança em relação ao documento precisam ser monitoradas e tratadas com atenção.

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Biografia do Autor

Cleonita Lopes Cruz, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Mestre em educação UNESA Rio de Janeiro ,especialista em Língua portuguesa (ESBAM) e em Metodologia à Docência Superior (FAMETRO). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e literatura (ULBRA) Ensino Médio técnico magistério pela Escola Estadual Plácido de Castro. Experiência Profissional: tutora EAD pela UEA nas seguintes disciplinas: Currículos e Programas na Educação Profissional e Tecnológica(30h), Educação, trabalho e cidadania: Perspectivas Produtivas e Emancipatórias (30h) e Tecnologias Assistivas na Educação e Práticas Pedagógica (45h),2019-2021, tutora presencial no ensino médio técnico em informática pelo IFAM (PRONATEC),2018; a Disciplina EM Produção de Textos Por Meio de Software. CETAM (PRONATEC)58h.Professora na educação básica SEDUC- AM e SEMEI.

Heloise da Cunha Charret, Universidade Estácios de Sá - UNESA

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), atuando no Grupo de Estudos em História do Currículo, que é vinculado ao NEC/UFRJ. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2001), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2005). É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009). Coordenadora do grupo de pesquisa Observatório do Currículo do Ensino Médio, que investiga os embates que tem se estabelecido no âmbito da Educação Básica, em função da implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio.. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, História do Currículo e das Disciplinas, Formação de Professores, Políticas de Currículo e Linguagem e Aprendizagem

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Lopes Cruz, C., & da Cunha Charret, H. (2024). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios e reflexos para o ensino da língua portuguesa nos anos finais em Iranduba - AM. Devir Educação, 8(1), e–775. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.775

Edição

Seção

Artigos