Olhar atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação

Autores

  • Renata Lima Durães Reis Universidade Nove de Julho ( UNINOVE)
  • Lígia de Carvalho Abões Vercelli Universidade Nove de Julho ( UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.977

Palavras-chave:

Shari Tishman, Aprendizagem, Observação

Resumo

Esta resenha traz uma análise descritiva e crítica sobre o livro "Olhar Atento: Como Incentivar os Alunos a Aprender por Meio da Observação", de Shari Tishman, uma obra que convida educadores a redescobrirem a profundidade do ato de observar. Tishman mostra que a observação cuidadosa é um processo que envolve intensas atividades cognitivas que estimulam pensamento crítico e criatividade e são fundamentais não apenas para a aprendizagem acadêmica, mas para a formação de seres humanos atentos e empáticos. Além disso, propõe estratégias concretas para desenvolver, em sala de aula, essa prática que ela considera essencial para a aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lima Durães Reis, Universidade Nove de Julho ( UNINOVE)

Mestra em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE) realizado na Universidade Cidade de São Paulo -(UNICID)(2021-2023). Possui Especializações em Psicopedagoga Clínica, Educação Especial Com Ênfase em Altas Habilidades/Superdotação, Direito Educacional, Cultura Afro, Gestão e Cotidiano Escolar. É graduada em Artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), graduada em História pela Faculdade Casa Branca (FACAB), cursou Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). No contexto Educacional, foi docente na Rede Estadual de São Paulo na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na Rede Municipal de São Paulo, é professora efetiva de Educação Infantil. Trabalhou na Diretoria Regional de Educação de São Mateus (DRE), como Professora de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (PAAI), tendo como foco a perspectiva de eliminação de barreiras para a garantia do aprendizado dos bebês e das crianças, Jovens e Adultos público-alvo da Educação Especial. Atuou como formadora na perspectiva do (AEE) para Educação Infantil, também foi formadora de estagiários do curso de pedagogia com enfoque na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Acompanhava e organizava formações do Projeto Brincar na DRE/SM, vinculado ao Instituto Mais Diferença na perspectiva de Educação e Cultura Inclusivas. Participa do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento e Desenvolvimento Humano, Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas. Participa do Grupo de Estudos sobre Concepções de gestores educacionais de escolas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o brincar e a motricidade infantil no desenvolvimento da criança. Participa do grupo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP) Coordenado pela Professora Maria Teresa Eglér Mantoan. Possui interesse no desenvolvimento de pesquisas voltadas para Formação Continuada de Gestores e Educação Inclusiva em Instituições de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo

Lígia de Carvalho Abões Vercelli , Universidade Nove de Julho ( UNINOVE)

Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como diretora e coordenadora. De 2015 a 2019 foi editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove) e, de novembro de 2021 a dezembro de 2023, foi editora da Revista Dialogia, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp). Atua como professora do curso de Pedagogia, ministrando diferentes disciplinas, entre elas Fundamnetos da Educação Inafntil, Alfabetização e letramento, Metodologia da Educação Infantil e Psicologia da Educação; do curso lato sensu em Psicopedagogia,e em Pedagogias da Infância e do Programa de Pós-graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho.

Referências

TISHMAN, Shari. Olhar atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação. Marcos Viola Cardoso (Tradutor); Renata Araújo (Revisora técnica). Porto Alegre: Penso, 2024.216 p.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Lima Durães Reis, R., & de Carvalho Abões Vercelli , L. . . (2024). Olhar atento: como incentivar os alunos a aprender por meio da observação. Devir Educação, 8(1), e–977. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.977

Edição

Seção

Resenhas