Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Sandro Olímpio Silva Vasconcelos Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Suzana de Andrade Gonçalves Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Camila Ciriaco da Costa Faculdade Unyleya - Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.490

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.

Resumo

A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Educação Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação (PGEB) e Administração e Controladoria (PPAC PROF).

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional - ESAB. Graduando em informatica - Licenciatura - UECE - Atualmente é coordenador escolar na EEM Alice Moreira de Freitas - Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Suzana de Andrade Gonçalves Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará-UFC), Especialista em Gestão da Educação (UNINASSAU) Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

Francisca Camila Ciriaco da Costa, Faculdade Unyleya - Fortaleza, CE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cearense (2019). Pós-graduanda em avaliação educacional pela Faculdade Unyleya - Fortaleza, CE.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Marcos Antonio Martins Lima, Vasconcelos, S. O. S., Oliveira, S. de A. G., & Costa, F. C. C. da. (2021). Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. Devir Educação, 5(2), 224–248. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.490

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo