Aspecto formativo dos dados das avaliações diagnósticas para os trabalhadores da gestão escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.490Palavras-chave:
Avaliação Diagnóstica; Tyler. Avaliação por objetivos; Gestão escolar.Resumo
A Avaliação Diagnóstica é um instrumento complementar, construído numa perspectiva formativa, que visa apontar níveis de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos das escolas de Ensino Médio no Estado do Ceará. O processo de apropriação dos resultados dessa avaliação inicia na coordenação pedagógica, de onde partem os norteamentos para as decisões curriculares na escola. Este trabalho investiga as percepções sobre esse tipo de avaliação pelos coordenadores em função da formação que esta lhes proporciona a partir do processo de apropriação, para gerar intervenções na escola. Buscou-se desenvolver a pesquisa a partir da metodologia Quadripolar (DE BRUYNE; HERMAN; SCHOUTHEETE, 1977), onde a partir dos princípios de Tyler, observou-se como essa apropriação influencia na percepção da composição do plano curricular, investigando essa relação a partir da entrevista semiestruturada com coordenadores escolares de escolas de Ensino Médio na região metropolitana de Fortaleza. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, com o auxílio do software de análise de dados qualitativos Atlas Ti. A pesquisa aponta para uma necessária compreensão do papel da gestão escolar na composição dos objetivos de aprendizagem na escola pública, como resultado da apropriação de avaliações como a Diagnóstica, onde confluem as formações inicial e continuada sempre em função das vivências de sua prática cotidiana.
Downloads
Referências
ALVES, F.C; SARAIVA; R.S.L. Ralph Winfred Tyler E Os Princípios Básicos Da Avaliação Do Currículo. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. II ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. Disponível em: 2013_eve_rslsaraiva.pdf (ufc.br). Acesso em 20 jul.2021.
BACHELARD, Gaston.A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.
BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CAED/UFJF. O SISTEMA: MATRIZ CURRICULAR. In: CAED/UJFJ. MATRIZ CURRICULAR. JUIZ DE FORA-MG: CAED, 2018. Disponível em:
https://spaece.caedufjf.net/o-sistema/matriz-curricular/. Acesso em: 17 jul. 2021
_____. PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. In: CAED/UJFJ. PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. JUIZ DE FORA-MG, 2018. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/11/SPAECE-RP-LP-EM-WEB1.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.
DE BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. (“Dynamique de La recherche em science sociales”) Trad. Ruth Jojjily. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.
DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação de programas e avaliação da aprendizagem. In: SOUSA, Eda C. B. Machado de. (Org.). Avaliação de currículos e de programas. 2. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2000.
FERREIRA, Rosilda Arruda, TENÓRIO, Robinson Moreira A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enfoque epistemológico. Revista Lusófona de Educação, 2010, pag. 71-97. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34915599006 Acesso em 22 jul. 2021.
FRIESE, Susanne. ATLAS.ti 8 Windows: Guia Rápido. [S. l.: s. n.], 2019. v. 1. Disponível em: http://downloads.atlasti.com/docs/quicktour/QuickTour_a8_win_pt.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.
GREGO, S. M. D. A Avaliação Formativa: Ressignificando Concepções e Processos. In: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Caderno de Formação: Formação de professores. Avaliação educacional e escolar. 1. ed. São Paulo: CulturaAcadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação v. 3, p. 92-110, 2013.
JOSÉ FILHO, Pe. M. Pesquisa: contornos no processo educativo. In: JOSÉ FILHO, Pe. M; DALBÉRIO, O. Desafios da pesquisa. Franca: UNESP - FHDSS, p.63-75, 2006.
LAGE, M. C.; GODOY, A. S. O uso do computador na análise de dados qualitativos: questões emergentes. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 4, art. 178, p. 75-98, 2008.
LIMA, M.A.M. Avaliação de Programas nos Campos da Educação e da Administração: Ideias para um projeto de melhoria ao modelo de Kirkpatrick. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 2007, Vol. 5, No. 2e.
________ . Avaliação de Programas Educacionais em Organizações: Contrato de Avaliação e Indicadores de Aproveitamento. Editora: UFC. Nave. Fortaleza- 2005.
MARINELLI, M; LIMA, M.A.M. Avaliação De Programas Educacionais — Um Estudo De Caso Na Universidade Corporativa Banco Do Nordeste. Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2010. p. 1716 – 1743. ISBN 978-85-89872-75-1
MACIEL, I.M.O. Avaliação de programas de educação profissional: estudo em organizações do sistema “s”. Dissertação. 174 p. Universidade Federal do Ceará, 2009.
PENHA, Rodolfo Sena da et al. SISEDU: Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1124, nov. 2019. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9066>. Acesso em: 29 jul. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1124.
SERAPION, M. Conceitos e métodos para a avaliação de programas sociais e politicas publicas. Sociologia. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXI, 2016, pág. 59-80.
TYLER, Ralph W. PRINCIPIOS BASICOS DEL CURRICULO. 1. ed. BUENOS AIRES - AR: EDITORA TROQUEL S/A, 1973. 131 p.
TYLER, Ralph W. Princípios básicos do currículo e ensino. 3ª Ed. Tradução de Leonel Vallandro. Porto alegre: globo, 1976.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.