O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica

Autores

  • Jose Carlos de Medeiros Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS
  • Roberto Kanaane Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS
  • Flavia Frate Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.939

Palavras-chave:

Educação Profissional, Relações Interpessoais, Relações Intergeracionais, Conflitos, Comunicação

Resumo

O presente estudo trata sobre o impacto da comunicação no relacionamento intergeracional segundo a percepção de docentes e discentes em unidades de uma instituição de Educação Profissional e Técnica. Fundamenta-se nos aportes sobre comunicação, relacionamento interpessoal, relações intergeracionais, diversidade geracional, geração, administração e resolução de conflitos, tendo por base teóricos como Mainnheim, Grubb, Moscovici, Vygotsky, Jean Piaget, Torquato Rego, Ruiz, Vinha e Tognetta, Jakobson, Rahmat, Redorta, entre outros. A pesquisa teve por objetivo identificar a presença de conflitos intergeracionais no relacionamento discente/docente, destacando os possíveis motivos existentes para tais, caracterizar o perfil de discentes e docentes bem como estratégias e táticas de comunicação no relacionamento entre eles. A metodologia tratou de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem “quali-quantitativa”, com caráter exploratório, descritivo e também de estudo de múltiplos casos. A partir disso, possibilitou-se apreender que a comunicação entre professor e aluno e alunos entre si, sob a ótica de ambos, impacta nas relações intergeracionais e interpessoais, na aprendizagem e na minimização e resolução de conflitos. Identificou-se ainda que as relações mais conflituosas são aquelas entre alunos, seguidas pela relação entre alunos e professores, com destaque para os conflitos de relações pessoais, de comunicação e de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Carlos de Medeiros, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS (Centro Paula Souza), Pós Graduado em Docência no Ensino Superior pelo SENAC SP, Pós Graduado em Psicologia Organizacional pela Faculdade Brasileira de RH, Graduado em Gestão de Turismo pela Fatec São Paulo, Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Brasileira de RH. Gestor de Turismo pelo Ministério do Turismo. Professor de diversas disciplinas nas áreas de Administração de Empresas, Marketing e Recursos Humanos na Etec São Paulo, Etec Ermelinda Giannini Teixeira e Etec CEU Butantã. Professor de Administração no Mtec (Etec SP), Professor de RH do Senac Francisco Matarazzo (carta convite). Atuou no mundo corporativo por mais de 40 anos, sendo 21 deles (1994 a 2015) exercendo funções de gestão nos diversos subsistemas de Recursos Humanos na General Motors do Brasil, multinacional da indústria automobilística.

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Graduado em Psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes (1974), CRP: 1547. Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1989). Professor de Ensino Superior Concursado junto a Fatec SP - Faculdade de Tecnologia. Professor e Orientador do Programa de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, lecionando as disciplinas :Aprendizagem 0rganizacional e Educação Corporativa ; Psicologia do Adulto; Tecnologias no processo de Educação; Avaliação e Qualidade dos Sistemas Educacionais. Pesquisador junto ao CNPq no grupo Gestão e Avaliação (Educação); pesquisador junto ao CNPq no grupo de pesquisa Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa. Desenvolve pesquisas nas áreas: Gestão Educacional, Empreendedorismo, Inovação, Educação Corporativa e Desenvolvimento de Competências voltadas ao Ensino Técnico e Tecnológico, Gestão e Organização de Instituições de Educação Tecnológica. Experiência acentuada na área de Educação tanto em nível acadêmico como em nível de Gestão, desenvolvendo atividades de Coordenação de Cursos de Graduação, Pós Graduação Lato Sensu, Pós Graduação Stricto Sensu Professor do Programa Pós- Graduação Lato Sensu do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Pós em Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Públicas, atuando principalmente em: Gestão do Conhecimento; Processos Sócio profissionais; Comportamento Ético em Hospitalidade. Sócio-Diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas. Autor de livros nas áreas de Comportamento Humano nas Organizações; Gestão Pública; Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano; Ética em Turismo e Hotelaria, Ensino Profissionalizante Inclusivo: Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva, Gestão de Talentos Humanos e o Futuro do Trabalho. Os Centros de Memória e os Impactos nas Instituições Corporativas. Membro da Academia Paulista de Psicologia, ocupando a cadeira n 21.

Flavia Frate, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bolsista CAPES, com tese em pesquisa quantitativa na área da Aprendizagem Organizacional Individual (Influência da Capacidade Absortiva Individual no Comportamento Inovador no Trabalho); Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado (2003); especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco. A partir de 2018 está como avaliadora do INEP para autorização de abertura de curso, e elaboradora de questões para o ENADE, para o Banco Nacional de Itens (BNI/INEP). É Professora Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS, atuando na linha de pesquisa: Formação do Formador, e projeto de pesquisa em Ensino e Aprendizagem - Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa. Atua também como professora na graduação da FATEC - Faculdade de Tecnologia Centro Paula Souza (SP), desenvolvendo as atividades docentes em sala de aula, presencial, remoto e no EAD, além de orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso, coordenação de estágios supervisionados e eventos acadêmicos. Ministra na graduação desde 2004 nas disciplinas da área de RH e gestão empresarial geral. Possui sólida experiência em coordenação de cursos: de janeiro de 2009 até junho de 2014, cursos presenciais, semi-presenciais e no ensino a distância. A partir de 2016 realiza atividades de avaliadora em Simpósio (Centro Paula Souza) e inicia atividades de parecerista para Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Possui também experiência de 16 anos no mercado não acadêmico, sendo o último cargo como gerente em instituição financeira.

Referências

ASSIS, A. F.; STRAUB, A. Gestão de conflitos: a oportunidade de aprendizagem através da exploração de divergências. Revista da FAE, Curitiba, v. 19, n. 2, p. 220-231, 2016. Disponível em: https://revistafae.edu/revistafae/article/view/106. Acesso em: 23 jan. 2024.

COSTA, D. F. Introdução Ilustrada à Estatística. 1. ed. São Paulo: Editora Harba, 2012.

CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11- 28, jan./mar. 2007.

ETEC FERRUNCIO HUMBERTO GAZETTA/NOVA ODESSA. Técnico Modular. Nova Odessa, 2021. Disponível em: https://etecnovaodessa.com.br/tecnico-modular/. Acesso em: 16 jan. 2024.

FREIXO, M. Teorias e modelos de comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

GRUBB, V. M. Conflitos de Gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho. São Paulo: Autêntica Business, 2018.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 2. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2008.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 3. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: O Desafio dos líderes no Relacionamento Intergeracional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LARAIA, R, de B. Cultura: um conceito antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.

MANNHEIM, K. The problem of generations. In: KECSKEMETI, P. (ed.). Karl Mannheim: Essays. Abingdon, Inglaterra: Routledge, 1972. Disponível em: https://marcuse.faculty.history.ucsb.edu/classes/201/articles/27MannheimGenerations.pdf. Acesso em: 08 out. 2022.

MCSHANE, S. L.; GLINOW, M. A. V. Comportamento organizacional. 1. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda., 2013

MEUNIER, J. P.; PERAYA, D. Introdução às teorias da comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2009.

MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística Básica. 9. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Pessoal: Treinamento em grupo. 10. ed. São Paulo: José Olympio, 2001.

NASCIMENTO, N. M.; SANTOS, J. C.; VALENTIM, M. L. P.; CABERO, M. M.M. O estudo das gerações e a inteligência competitiva em ambientes organizacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 16-28, jan. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/27381/14769. Acesso em: 23 jan. 2024.

PEREIRA, F. A.; GALVÃO, A. M. A comunicação intergeracional no contexto da pós-modernidade. In: CONFERÊNCIA CIENTÍFICA INTERNACIONAL DE PROJETOS EDUCATIVOS PARA SENIORES, 6., São Paulo. Livro de actas [...]. São Paulo: Rutis, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/25899/1/A%20COMUNICA%c3%87%c3%83O%20INTERGERACIONAL.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. Tradução: Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1994. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=jGH_amDeFM0C&printsec=copyright&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false. Acesso: em 25 jan. 2024.

RABELLO, E. T.; PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. [S.l.]: 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/download/38699285/desenvolvimento_humano.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.

REDORTA, J. Entender el conflicto: La forma como herramienta. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2007.

RIBEIRO. A; M. Curso de formação profissional em educação infantil. Rio de Janeiro: EPSJV/Creche Fiocruz, 2005.

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2003.

RODRIGUES, M. I. S. Atividades Intergeracionais – O impacto das atividades intergeracionais no desempenho cognitivo dos idosos. 2012. Tese (II Ciclo de Estudos em Gerontologia Social Aplicada) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/13657/3/201724022.pdf. Acesso em: 01 out. 2023.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, M. D. C. Percepção dos alunos sobre conflitos e violência: Um estudo em escolas do 3º Ciclo dos Açores. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional) – Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2011. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2134. Acesso em: 19 set. 2023.

SOUZA, D. R. de. Comunicação interna: a sua importância para os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um clima positivo e favorável nas organizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas & Coaching) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD), Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/12104/1/51300037.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2016.

VIÑAS, J. C. Conflictos em los centros escolares: Cultura organizativa y mediación para la convivencia. Barcelona: Editora Graó, 2004.

VINHA, T. P.; TOGNETTA, L. R. P. (org.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade? Campinas: Mercado de Letras, 2009.

WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1981.

WILLIAMS, A.; NUSSBAUM, F. Intergenerational communication across the life span. Londres: Taylor and Francis, 2013.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

Medeiros, J. C. de, Kanaane, R., & Frate, F. (2025). O processo de comunicação e as relações intergeracionais na educação profissional e técnica. Devir Educação, 9(1), e–939. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.939

Edição

Seção

Dossiê