Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.804Palavras-chave:
Aprendizagem;, Comunidades;, Educação;, Sustentabilidade;Resumo
O artigo aborda a importância da interdisciplinaridade na educação e na promoção de uma cultura de sustentabilidade nas cidades. Destaca as preocupações relacionadas aos riscos ambientais, desigualdade social e injustiça, e reitera a necessidade de lidar com esses desafios em um mundo em colapso ambiental. Explora-se a ideia de atravessar o deserto como uma metáfora para enfrentar os desafios contemporâneos argumentando que este enfretamento envolve a participação em práticas sociais situadas, especialmente em comunidades de prática. As comunidades de prática assim são definidas como conjuntos de relações entre pessoas, atividades e o mundo em que vivem ao longo de um dado tempo. Desempenham papel fundamental na aprendizagem pensada como prática social. A Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro é apresentada como um exemplo de iniciativa bem sucedida que promove a educação ambiental, a inclusão social e a produção de alimentos orgânicos. A história e os princípios da horta são destacados, incluindo seu papel na formação de comunidades de prática. Conclui-se o texto enfatizando a importância do apoio das instituições educativas e da articulação política entre diferentes atores para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos.
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