Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil

Autores

  • Lilian Alves Schmitt Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Marcos Villela Pereira Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.804

Palavras-chave:

Aprendizagem;, Comunidades;, Educação;, Sustentabilidade;

Resumo

O artigo aborda a importância da interdisciplinaridade na educação e na promoção de uma cultura de sustentabilidade nas cidades. Destaca as preocupações relacionadas aos riscos ambientais, desigualdade social e injustiça, e reitera a necessidade de lidar com esses desafios em um mundo em colapso ambiental. Explora-se a ideia de atravessar o deserto como uma metáfora para enfrentar os desafios contemporâneos argumentando que este enfretamento envolve a participação em práticas sociais situadas, especialmente em comunidades de prática. As comunidades de prática assim são definidas como conjuntos de relações entre pessoas, atividades e o mundo em que vivem ao longo de um dado tempo. Desempenham papel fundamental na aprendizagem pensada como prática social. A Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro é apresentada como um exemplo de iniciativa bem sucedida que promove a educação ambiental, a inclusão social e a produção de alimentos orgânicos. A história e os princípios da horta são destacados, incluindo seu papel na formação de comunidades de prática. Conclui-se o texto enfatizando a importância do apoio das instituições educativas e da articulação política entre diferentes atores para enfrentar os desafios ambientais e sociais contemporâneos.

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Biografia do Autor

Lilian Alves Schmitt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Programa de Pós-Graduação foi bolsista CNPq (Mestrado) e CAPES (Doutorado) com vinculação na Linha de Pesquisas Teorias e Culturas em Educação. Atua como professora substituta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG nos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas a partir da área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados. Também atua como professora do Curso de Licenciatura em Ciências UAB/FURG. Tem experiência como educadora em espaços escolares, tendo atuado como coordenadora pedagógica e como professora na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos. Também tem experiência em espaços não escolares, especificamente em espaços comunitários de educação ambiental e agricultura urbana. Tem interesse nos temas: aprendizagem, ambiente, educação ambiental, currículo, formação de professores, educação em Ciências e Biologia.

Marcos Villela Pereira , Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Marcos Villela Pereira é formado em Filosofia e concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela PUC/SP em 1996 e realizou estágio pós-doutoral na UNLP/Argentina, sob coordenação de Myriam Southwell, junto ao projeto "Procesos de democratización en la formación de los cuerpos y las sensibilidades en la educación estética de la Argentina de la segunda mitad del siglo XX". Atualmente é pesquisador independente vinculado ao GEPEIS/PPGE/UFSM. Atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação da UFPel. Foi Diretor do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André/SP. Atuou em diversos programas de construção curricular em redes municipais e estaduais, destacando-se a atuação nas duas primeiras versões da BNCC, junto à SEB/MEC. Tem expressiva atuação junto a sociedades científicas, com destaque para a Federação de arte-Educadores do Brasil, da qual foi Secretário Geral e Presidente, e a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, na qual coordenou o Comitê Científico. Foi Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também atuou como Coordenador do PPGEdu e Diretor da Faculdade de Educação. Publicou artigos e trabalhos em torno do tema dos processos de subjetivação, educação básica e estudos filosóficos nesse campo, com destaque para o livro "Estética da Professoralidade", publicado em 2013. Coordenou o CEB - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Educação, com ênfase nas Políticas Públicas, na Didática e Prática de Ensino nos Anos Iniciais, e desenvolve pesquisa sobre Políticas Públicas e Processos de Subjetivação na Formação de Professores para a Educação Superior e para a Educação Básica.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), de fevereiro/2006 à fevereiro/2007. Desde 2022 estuda Psicopatologia Psicanalítica no Sedes Sapientiae. Atualmente é professora permanente no PPG de Educação da UFMG. Bolsista produtividade do CNPq. Coordena a linha de pesquisa "Religião e ambiente: a sacralização da natureza e a naturalização do sagrado" no Laboratório de Estudos da Religião (LAR), na UNICAMP. Tem suas pesquisas e publicações nos eixos temáticos ambiente, aprendizagem, bem-estar e espiritualidades seculares. De 2013 a 2022, pesquisou a regulação da ética na pesquisa em educação. De 2021 a 2023 foi presidente do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental FUNBEA.

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Alves Schmitt, L., Villela Pereira , M. ., & Isabel Cristina de Moura Carvalho. (2024). Aprender sustentabilidade: caminhos de uma horta comunitária urbana do Sul do Brasil. Devir Educação, 8(1), e–804. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.804

Edição

Seção

Dossiê