Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico

Autores/as

  • Edmilson Francisco Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.479

Palabras clave:

Ensino Remoto; Tecnologias digitais; Interação verbal; Língua Portuguesa.

Resumen

La pandemia global de COVID-19 ha cambiado las relaciones sociales, imponiendo el distanciamiento social y haciendo que las clases sucedan de forma remota. Esto llevó a las instituciones educativas a una búsqueda constante de mejora o alfabetización digital relacionada con la fluidez tecnológica y pedagógica, con el fin de poder dar seguimiento a las rutinas de estudios, enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, el objetivo es reflexionar sobre las situaciones de uso de la lengua en el proceso de enseñanza de la lengua portuguesa en el contexto de pandemia en las escuelas públicas a través de entornos virtuales, en vista de los requisitos de los nuevos puestos y estrategias pedagógicas para garantizar el proceso de enseñanza y aprendizaje a distancia. El estudio se clasifica como descriptivo y explicativo y se basa en las perspectivas teóricas de estudiosos del lenguaje como Bakhtin (2003), Ilari (2001), Fairclough (2006), Freitas (1994; 2010), Isaía (1988), Santos (2015) y Vieira y Silvestre (2015). Se espera que este trabajo contribuya a una reflexión sobre la enseñanza de la lengua portuguesa en estos nuevos tiempos, ya que, además de los conocimientos tecnológicos básicos, a los profesores y estudiantes se les requieren nuevas habilidades y destrezas para utilizar el idioma para establecer la comunicación.

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Biografía del autor/a

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Estágio Pós-Doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Mária Margallo, GRETEL (Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou como coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2018-2020). Atuou no Conselho Editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro do Conselho Editorial da Editora UFLA. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos COEP, da Universidade Federal de Lavras. Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

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Publicado

2021-09-18

Cómo citar

Francisco, E., & do Carmo Vieira Goulart, I. (2021). Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico. Devir Educação, 450–474. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.479