A mediação da linguagem na promoção de interações recíprocas no ambiente da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.922Palavras-chave:
Linguagem, Contexto da sala de aula, Ensino e aprendizagem mediados pela linguagemResumo
O artigo tem como objetivo destacar a importância do uso da linguagem como instrumento de desenvolvimento humano e de transmissão do conhecimento no ambiente da sala de aula e de suas implicações para o ensino e a aprendizagem. A concepção de linguagem é abordada como “instância viva”, utilizada por parceiros (alunos e professores) que a utilizam no jogo da comunicação linguística estabelecida no contexto da sala de aula, por meio da troca de enunciados, em interação, e que, juntos, se constroem mutuamente, mediados por essa linguagem. A discussão é amparada por Bakhtin (2003) e Faiclough (2006), nos quais buscamos alinhar seus conceitos teóricos, referentes à concepção da linguagem como um fenômeno social profundamente enraizado na interação e no diálogo. Intentamos assinalar o quão importante é a linguagem no ambiente da sala de aula, se for utilizada eficazmente como instrumento de desenvolvimento humano e de produção de conhecimentos.
Downloads
Referências
ABREU-TARDELLI, Lília Santos. trabalhodoprofessor@chateducacional.com.br- Aportes para compreender o trabalho do professor iniciante em EAD, 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: < http://livros01.livrosgratis.com.br/cp008278.pdf>. Acesso em 15 julho 2024.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura/Cecília Bajour: Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins fontes, 2003.
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, Jean Paul. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguísticas. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 49.69, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2344/2293>. Acesso em: 24 julho 2024.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and globalization. London; New York, Routhedge: 2006.
FERRARO, José Luís. Wittgenstein e os jogos de linguagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 30, 10 de agosto de 2021. Disponível em:< https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/30/wittgenstein-e-os-jogos-de-linguagem>. Acesso em: 20 julho 2024.
HABERMAS, Jurgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo/ Jurgen Habermas. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Universitário, 1989.
SINDER, Marilene. Resenha de Vigotski e Bakhtin – Psicologia e educação: um intertexto/ Maria Tereza de Assunção Freitas. Educ. Soc. 18 (60). Dez 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000300012>. Acesso em: 19 julho 2024.
FRANCISCO, Edmilson; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; FERREIRA, Helena Maria. Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico. Devir Educação, 450–474, 2021. Disponível em: < https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/479>. Acesso em: 19 julho 2024.
FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo horizonte, v. 6, n. 03, p. 335-352, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17/>. Acesso em: 20 julho 2024.
ILARI, Rodolfo. A linguística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
STELLA, Paulo Rogério. Problemas da obra de Dostoiévski (Versão de 1929) [Problems of Dostoevsky’s Creative Arts1 (1929 Edition) ]. Bakhtiniana, São Paulo, 18 (1): 161-170, jan. /mar. 2023. Indexado no: Bakhtiniana/Revista de Estudos do discurso, Ano XV, jan. /mar. 2023.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.