A mediação da linguagem na promoção de interações recíprocas no ambiente da sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.922

Palavras-chave:

Linguagem, Contexto da sala de aula, Ensino e aprendizagem mediados pela linguagem

Resumo

O artigo tem como objetivo destacar a importância do uso da linguagem como instrumento de desenvolvimento humano e de transmissão do conhecimento no ambiente da sala de aula e de suas implicações para o ensino e a aprendizagem. A concepção de linguagem é abordada como “instância viva”, utilizada por parceiros (alunos e professores) que a utilizam no jogo da comunicação linguística estabelecida no contexto da sala de aula, por meio da troca de enunciados, em interação, e que, juntos, se constroem mutuamente, mediados por essa linguagem. A discussão é amparada por Bakhtin (2003) e Faiclough (2006), nos quais buscamos alinhar seus conceitos teóricos, referentes à concepção da linguagem como um fenômeno social profundamente enraizado na interação e no diálogo. Intentamos assinalar o quão importante é a linguagem no ambiente da sala de aula, se for utilizada eficazmente como instrumento de desenvolvimento humano e de produção de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Edmilson Francisco, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)(2023), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2019), Especialista em UEI (Uso Educacional da Internet) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS(2014), Graduado em FILOSOFIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI/MG (2009), Graduado em LETRAS com licenciatura em Português e Inglês pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE LAVRAS - UNILAVRAS (2000), Técnico em Processamento de Dados pela Escola da Comunidade Juventino Dias - CENEC/LAVRAS/MG)(1995), Professor do Ensino Básico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Lavras/MG. Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, estudos da linguagem, tecnologias e/na educação, formação docente, metodologias de ensino de línguas, ensino técnico e profissional. Participa do grupo do NELLE (Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita) da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Francisco, E. (2024). A mediação da linguagem na promoção de interações recíprocas no ambiente da sala de aula. Devir Educação, 8(1), e–922. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.922

Edição

Seção

Dossiê