Metapesquisa: um caminho para o reconhecimento da importância das animações instrucionais no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.889Palavras-chave:
Metapesquisa, Formação docente, Animação instrucional, Tecnologia digital da informação e comunicaçãoResumo
Este artigo é parte de uma dissertação, que teve como objetivo geral contribuir para a formação docente, quanto à construção de materiais didáticos digitais, considerando a crescente presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ambiente escolar. Dessa forma, este estudo tem por objetivo mapear estudos sobre animação instrucional a fim de organizar os principais resultados sobre o tema. O corpus é composto pelo percurso seguido em busca de arcabouço teórico para a investigação, bem como a definição de metapesquisa (pesquisa sobre pesquisa) como estratégia de pesquisa, com base nos estudos de Mainardes (2018). Os procedimentos de análise se compõem de leitura exploratória dos artigos e observação de seus embasamentos teóricos. Com o diagnóstico produzido, percebeu-se a recorrência das teorias da carga cognitiva (SWELLER, 2003) e da teoria de aprendizagem multimídia (MAYER, 2005) como fundamentação para o uso de animações instrucionais na educação. Além disso, notou-se que ainda há espaço para estudos deste tema, aplicado ao ensino de conteúdos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Pondera-se, então, que a metapesquisa é um importante instrumento para a compreensão do contexto de produção acadêmica na área do estudo do tema em questão.
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