A política de avaliação diagnóstica da SEE-MG: percepções de professores de uma escola do Sul de Minas Gerais

Autores

  • Krichima Torres Honorato Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Regilson Maciel Borges Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1098

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica, Avaliação externa, Políticas públicas de avaliação

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a política de avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a partir da percepção de professores de uma escola do sul do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, que tem como instrumento inicial de coleta de dados um questionário, sendo que após a análise dos mesmos foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujos sujeitos foram professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após a coleta dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados. Os resultados mostram a complexidade do tema avaliação diagnóstica no dia a dia dos professores, destacando a necessidade de realização de novos estudos e reflexões sobre o tema. Embora seja uma prática importante no contexto educacional, a familiaridade e a compreensão variam entre os profissionais, dependendo de fatores como formação, experiência, acesso a capacitações e políticas da rede de ensino em que atuam. Assim, considera-se que a interferência ou não da avaliação diagnóstica na prática docente está diretamente relacionada ao conhecimento sobre esse processo que buscar contribuir para a melhoria do ensino.

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Biografia do Autor

Krichima Torres Honorato, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras, licenciatura em Geografia pela Faculdade Única de Ipatinga e bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del Rei. Possui especialização em Alfabetização e letramento, Supervisão escolar, Administração Pública e Gerência de Cidades e Projetos e Licenciamento Ambiental e título de aperfeiçoamento com ênfase em Controladoria e Finanças Empresariais. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas do Ensino (DPE) pertencente a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), atuando no curso de Pedagogia, em cursos de Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Profissional). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Avaliação Educacional (GEPPAE/UFLA). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFLA, de 2021 a 2025. É membro da Rede Universitas/Br que está vinculada ao GT 11 da ANPED. É associado da ANPED e associado da ANPAE. Membro titular da Fundación Red para la Educación en Iberoamerica (FREI). Sua produção acadêmica abrange temas como avaliação da aprendizagem, institucional e de sistemas; políticas de avaliação e regulação da educação superior; e avaliação na educação básica.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Honorato, K. T., & Borges, R. M. (2025). A política de avaliação diagnóstica da SEE-MG: percepções de professores de uma escola do Sul de Minas Gerais. Devir Educação, 9(1), e-1098. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1098

Edição

Seção

Dossiê

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