Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da Covid-19

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Sandra Zákia Sousa Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP
  • Cláudia Oliveira Pimenta Fundação Carlos Chagas (FCC)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.373

Palavras-chave:

Educação Infantil; Indicadores da Qualidade; Avaliação Institucional; Pandemia da Covid-19; Brasil.

Resumo

Em 2009, o Ministério da Educação publicou o documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, o qual se tornou uma ferramenta de referência no país para a avaliação institucional, principalmente, no âmbito dos estabelecimentos que ofertam atendimento às crianças de até seis anos vinculados às redes públicas. No contexto de interrupção de atividades presenciais ou de atendimento parcial pelas instituições de educação infantil em função da pandemia da Covid-19, o artigo tem como objetivo analisar se e de que forma as dimensões e indicadores da proposta original deste documento poderiam subsidiar a tomada de decisões de caráter político, pedagógico e administrativo visando agregar mais qualidade às ações realizadas nesse momento. Justificamos tal proposição por entendermos que a situação vivida pelos estabelecimentos educacionais, há mais de um ano, é propícia a movimentos de autoavaliação e de revisão das propostas pedagógicas. A literatura que apoia nossas análises é constituída por referenciais sobre as políticas e as práticas de educação infantil, com ênfase na avaliação direcionada a esta etapa, em diálogo com estudos e documentos recentes sobre os impactos e desafios trazidos pela pandemia para a educação. A análise evidenciou potencialidades do uso deste documento, considerando-se suas dimensões e a possibilidade de adaptação de indicadores, assim como a inclusão de novos, em função do contexto atual. Destacamos o caráter simples de sua aplicação, com estratégias de utilização que podem fortalecer a autonomia dos estabelecimentos, bem como apoiar práticas de gestão democrática.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Letras Português-Inglês (1992), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014)  Desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação infantil a partir da obrigatoriedade de matrícula na pré-escola. 

Sandra Zákia Sousa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie; Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Nesta Universidade é Professora da Faculdade de Educação, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”.  O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros. Consultora no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na elaboração da proposta “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2012), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros.

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas (FCC)

É graduada em História pela PUC/SP, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atuou no projeto “Monitoramento e Avaliação do uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” (2010/2011) e na construção do documento “Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (2011-2012), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. Em 2018, compôs a Comissão de Assessoramento Técnico-pedagógico, do INEP, para análise dos questionários do SAEB. É professora de história na rede estadual de educação de São Paulo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), atuando, principalmente, nos seguintes temas: avaliação educacional, políticas educacionais e Educação Infantil.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Rodrigues Flores, M. L., Sousa, S. M. Z. L. ., & Pimenta, . C. O. (2022). Avaliação institucional e promoção da qualidade na educação infantil no contexto da Covid-19. Devir Educação, 6(1), e–373. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.373

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate