Judicialização das políticas públicas em educação no Brasil: um fenômeno em curso

Autores

  • João Camilo Sevilla Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.803

Palavras-chave:

Constituição, Educação, Judicialização, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo visa discorrer sobre o conceito de judicialização e seus efeitos e influência nas políticas públicas, sobretudo nas que integram o campo da educação. No que tange à judicialização, objetiva-se apresentar considerações e reflexões sobre sua origem e sua ascensão no debate público abrangendo políticas públicas de âmbito educacional. Este trabalho pretende também abordar a força exercida pela judicialização no ciclo de políticas públicas e o papel desempenhado pelas instituições do sistema de justiça no processo de judicialização citadas, afinal Defensoria Pública, Ministério Público e Supremo Tribunal Federal detêm potencial para agir e interferir nas questões referentes às políticas públicas. Por último, este artigo mira ampliar a discussão sobre as marcas da judicialização nas políticas públicas de educação apresentando transformações na área educacional impulsionadas pela Constituição de 1988.

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Biografia do Autor

João Camilo Sevilla, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ).

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Sevilla, J. C. (2024). Judicialização das políticas públicas em educação no Brasil: um fenômeno em curso. Devir Educação, 8(1), e–803. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.803

Edição

Seção

Dossiê