Construindo uma Proposta de Formação Continuada de Gestores Escolares
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.515Palavras-chave:
formação continuada;, gestores escolares, Projeto Político Pedagógico, avaliação institucionalResumo
Este artigo analisa o processo de formação continuada de gestores escolares desenvolvido na rede municipal de ensino de Lavras (MG) em 2019-2020. O processo de formação continuada objeto de análise neste texto resultou de um diagnóstico realizado junto às técnicas da Secretaria Municipal da Educação sobre quais seriam os principais obstáculos e dificuldades enfrentados no trabalho com a rede. A partir desse diagnóstico foi desenvolvido um processo de formação dos gestores escolares para a elaboração ou revisão dos projetos político pedagógicos das escolas e creches a partir da realização de autoavaliação institucional, tendo como referência os Indicadores da Qualidade da Educação. Quanto ao referencial teórico sobre Projeto Político Pedagógico a formação se baseou nos estudos de Veiga (1996) e Vasconcellos (2008). Apesar da proposta de formação ter sofrido modificações devido ao contexto da pandemia de Covid-19, a experiência possibilitou alcançar os objetivos propostos, no sentido de dar subsídios aos gestores escolares para desenvolverem processos de autoavaliação institucional e elaborar ou revisar os projetos pedagógicos das escolas e creches em que atuam.
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Referências
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