Construindo uma Proposta de Formação Continuada de Gestores Escolares

Autores

  • Paulo Henrique Arcas Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Regilson Maciel Borges Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.515

Palavras-chave:

formação continuada;, gestores escolares, Projeto Político Pedagógico, avaliação institucional

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação continuada de gestores escolares desenvolvido na rede municipal de ensino de Lavras (MG) em 2019-2020. O processo de formação continuada objeto de análise neste texto resultou de um diagnóstico realizado junto às técnicas da Secretaria Municipal da Educação sobre quais seriam os principais obstáculos e dificuldades enfrentados no trabalho com a rede. A partir desse diagnóstico foi desenvolvido um processo de formação dos gestores escolares para a elaboração ou revisão dos projetos político pedagógicos das escolas e creches a partir da realização de autoavaliação institucional, tendo como referência os Indicadores da Qualidade da Educação. Quanto ao referencial teórico sobre Projeto Político Pedagógico a formação se baseou nos estudos de Veiga (1996) e Vasconcellos (2008). Apesar da proposta de formação ter sofrido modificações devido ao contexto da pandemia de Covid-19, a experiência possibilitou alcançar os objetivos propostos, no sentido de dar subsídios aos gestores escolares para desenvolverem processos de autoavaliação institucional e elaborar ou revisar os projetos pedagógicos das escolas e creches em que atuam.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Referências

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Arcas, P. H., & Borges, R. M. . (2022). Construindo uma Proposta de Formação Continuada de Gestores Escolares. Devir Educação, 6(1), e–515. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.515

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate