Brasil e Portugal: políticas públicas de incentivo à leitura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.870Palavras-chave:
Leitura; Brasil; Portugal.Resumo
Este artigo analisa as práticas leitoras dos brasileiros e propõe uma discussão sobre a trajetória do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) com a finalidade de tentar compreender possíveis conexões entre o comportamento dos leitores e as políticas públicas de estímulo à leitura promovidas pelo governo brasileiro. A análise do corpus compreende o exame de dados importantes da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil. Ademais, com o propósito de delinear prováveis analogias, o presente estudo abarca o percurso e as premissas do Plano Nacional de Leitura (PNL) em Portugal. Os laços históricos, culturais e linguísticos que aproximam os dois países são indeléveis e justificam uma investigação sobre as prováveis similitudes e discrepâncias das suas atuais políticas públicas de incentivo à leitura.
Downloads
Referências
ALÇADA, Isabel. O Plano Nacional de Leitura: fundamentos e resultados. Alfragide: Caminho, 2016.
AMORIM, Galeno (org.). Os muitos retratos da leitura no Brasil. In: Retratos da leitura no Brasil 2. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-Livro, 2008.
AVRITZER, Leonardo. Impasses da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BALÇA, Ângela; PIRES, Maria da Natividade Carvalho. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 92–104, 2012. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1624. Acesso em: 7 fev. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.
BRASIL. Caderno do PNLL: edição atualizada e revisada. Brasília: MinC, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pnll/arquivos/caderno-pnll.pdf. Acesso em: 02 jun. 2023.
BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei n. 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. 2018. Texto disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13696.htm. Acesso em: 16 nov. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 ago. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 25 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Fundação Biblioteca Nacional: Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 dez. 2023.
BRASIL. PROLER. Concepções, diretrizes e ações. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Biblioteca Nacional/Programa Nacional de Incentivo à Leitura, 2002.
CALDAS, Ricardo Wahrendorff. (Coord.). Políticas públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2008.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. Coleção Polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. 2a. edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Taxas de analfabetismo no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
IPL – INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Pesquisa Retratos da leitura no Brasil. 5ª. edição. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 16 set. 2022.
LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para cultura/ política para o livro. São Paulo: Summus Editorial, 2004.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
MARQUES NETO, José Castilho (org.). PNLL: textos e história. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010.
MARTINS, Barros. Esboço Histórico do Real Gabinete Portuguez de Leitura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typ. Do Jornal do Comércio, 1901.
RGPL - REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA. 2023. Biblioteca e instituição cultural lusófona. Disponível em: https://www.realgabinete.com.br/. Acesso em: 10 jun. 2023.
PNL2027, 2022. - Quadro estratégico PNL2027 - Quem Somos. Disponível em: <https://pnl2027.gov.pt/np4/quemsomos.html?cat_quemsomos=quemsomos> Acesso em: 18 out. 2023.
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Resolução do Conselho de Ministros (n.º 48-D/2017, de 31 de março). Diário da República n.º 65/2017. 1º Suplemento, Série I de 2017-03-31, páginas 5-8. Lisboa, 2017.
PORTUGAL. Uma nova etapa do PNL para 2017-2027. Ler+PNL, 2023. Disponível em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/quemsomos.html?cat_quemsomos=quemsomos Acesso em: 15 dez de 2023.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O destino da biblioteca em terras brasileiras. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa a Independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.261‐285.
SOARES, Isabel Cristina Gomes. Programas Nacionais de Leitura no Brasil: o PROLER e o PRÓ-LEITURA (1995 – 2000). Belo Horizonte: UFMG. 2002.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, nº 16, ano 8, p. 20-45, jul/dez 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5605. Acesso em: 28 abr. 2023.
TAVARES, António Rodrigues (Dir); SILVA, Pedro Ferreira (Coord). Fundamentos e Actualidades do Real Gabinete Português de Leitura. Edição comemorativa do 140º aniversário de Fundação. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 1977.
VILAR, Maria Isabel Girão de Melo Veiga (2016). O Plano Nacional de Leitura: fundamentos e resultados. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Educação.
YUNES, Eliana. Escrita e leitura na sociedade e na escola: o papel do Estado. In: Simpósio Internacional sobre Leitura e Escrita na sociedade e na escola. Anais. Belo Horizonte: AMAE, 1994, pp. 171-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.