A política de avaliação diagnóstica da SEE-MG: percepções de professores de uma escola do Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1098Palavras-chave:
Avaliação diagnóstica, Avaliação externa, Políticas públicas de avaliaçãoResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a política de avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais a partir da percepção de professores de uma escola do sul do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, que tem como instrumento inicial de coleta de dados um questionário, sendo que após a análise dos mesmos foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujos sujeitos foram professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após a coleta dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados. Os resultados mostram a complexidade do tema avaliação diagnóstica no dia a dia dos professores, destacando a necessidade de realização de novos estudos e reflexões sobre o tema. Embora seja uma prática importante no contexto educacional, a familiaridade e a compreensão variam entre os profissionais, dependendo de fatores como formação, experiência, acesso a capacitações e políticas da rede de ensino em que atuam. Assim, considera-se que a interferência ou não da avaliação diagnóstica na prática docente está diretamente relacionada ao conhecimento sobre esse processo que buscar contribuir para a melhoria do ensino.
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