Formação de leitores na escola: aspectos relevantes de um projeto institucional de incentivo à leitura

Autores

  • Rita Cassia de Oliveira Prefeitura Municipal de Lavras -SME

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.905

Palavras-chave:

práticas de leitura; experiências leitoras; mediação leitora.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado finalizada em 2019, que buscou uma melhor compreensão do projeto de ação promovida pela secretaria de educação de um município do Sul de Minas, cuja finalidade foi a de incentivar as práticas de leitura em sua rede pública de ensino. Questionou-se que ações têm sido realizadas nas redes públicas de ensino que promovam e incentivem à atividade de leitura? Neste recorte realizado, objetivou-se a discussão sobre a relevância da formação docente para o desenvolvimento de práticas escolares que promovam e incentivem experiências leitoras de forma significativa e mais efetiva na formação de leitores. Para tanto, foi feita a análise da entrevista realizada com a equipe idealizadora do projeto institucional e do seu documento descritivo. Como resultado, constatou-se que o projeto institucional enfatizou o trabalho com a literatura e o contato prazeroso com leitura, constituindo-se como inciativa de fomento à leitura que busca o resgaste da atividade leitora por meio da leitura literária, dialogando com as políticas públicas nacionais de fomento à leitura. O projeto considerou os aspectos formativos da literatura, privilegiando esse tipo de leitura. Entretanto, percebemos que a leitura literária muitas vezes é usada para diversos fins didáticos, esquecendo-se os aspectos específicos da própria leitura literária. Isso aponta para a necessidade de se (re)pensar a concepção de leitura, que ajudará no planejamento para mediação de forma significativa nas atividades de leitura e escolhas de atividades mais efetivas para a formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Cassia de Oliveira, Prefeitura Municipal de Lavras -SME

Possui o curso técnico de habilitação ao Magistério do Ensino Fundamental (CNEC -1997). Possui Graduação em Filosofia (UNILAVRAS - 2000), Graduação em Pedagogia - 2ª Licenciatura (UNIFRAN - 2021). Especialização em Educação (UFLA - 2004), Especialização em Mídias na Educação (UFJF - 2019) e Mestrado Profissional em Educação (UFLA - 2019). Professora da rede pública municipal de Lavras desde 2001, atuando inicialmente na Educação Infantil, e, desde 2007, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ciclo de alfabetização. Professora do Curso de Pedagogia da FAGAMMON.

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Ática. 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Disponível. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2017, 470p.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização. Caderno 03. Brasília: MEC, SEB, 2015a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997a, 126p

BRETAS, Maria Luiza Batista. Ler é preciso: políticas de fomento à leitura, perspectivas e desafios. Goiânia: Cânone Editorial, Fundação de apoio à Pesquisa do Estado de Goiás, 2014.

CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 4.ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento literário. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

COSSON, Rildo. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 161–173, 2015. DOI: 10.14572/nuances. v26i3.3735. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735. Acesso em: 28 jun. 2024.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016.

LAVRAS. SECRETARIA MUNICIPAL DE LAVRAS. Projeto Institucional “Lavras Lê”. 2017.

MONTUANI, Daniela Freitas Brito. O Programa Nacional Biblioteca da Escola‐PNBE: Conhecimento, circulação e usos em um município de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Educação e Linguagem) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. 2013.

PANDINI, Carmem Maria Cipriane. Ler é antes de tudo compreender... uma síntese de percepção e criação. Revista Linhas. Florianópolis, v.5, n.1, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1242/1054>. Acesso em: 28 jun. 2024.

PAULINO, Graça. Leitura literária. In: FRADE, I. C. A. da S. et. al. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p.177.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cláudia Schilling. 6.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Objetos Educacionais, UNESP, p.101-107, 15 ago., 2011. Disponível em: <http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40143>. Acesso em: 28 jun. 2024.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina;

ROSING, Tânia M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Oliveira, R. C. de. (2024). Formação de leitores na escola: aspectos relevantes de um projeto institucional de incentivo à leitura. Devir Educação, 8(1), e–905. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.905

Edição

Seção

Dossiê