Formação de leitores na escola: aspectos relevantes de um projeto institucional de incentivo à leitura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.905Palavras-chave:
práticas de leitura; experiências leitoras; mediação leitora.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado finalizada em 2019, que buscou uma melhor compreensão do projeto de ação promovida pela secretaria de educação de um município do Sul de Minas, cuja finalidade foi a de incentivar as práticas de leitura em sua rede pública de ensino. Questionou-se que ações têm sido realizadas nas redes públicas de ensino que promovam e incentivem à atividade de leitura? Neste recorte realizado, objetivou-se a discussão sobre a relevância da formação docente para o desenvolvimento de práticas escolares que promovam e incentivem experiências leitoras de forma significativa e mais efetiva na formação de leitores. Para tanto, foi feita a análise da entrevista realizada com a equipe idealizadora do projeto institucional e do seu documento descritivo. Como resultado, constatou-se que o projeto institucional enfatizou o trabalho com a literatura e o contato prazeroso com leitura, constituindo-se como inciativa de fomento à leitura que busca o resgaste da atividade leitora por meio da leitura literária, dialogando com as políticas públicas nacionais de fomento à leitura. O projeto considerou os aspectos formativos da literatura, privilegiando esse tipo de leitura. Entretanto, percebemos que a leitura literária muitas vezes é usada para diversos fins didáticos, esquecendo-se os aspectos específicos da própria leitura literária. Isso aponta para a necessidade de se (re)pensar a concepção de leitura, que ajudará no planejamento para mediação de forma significativa nas atividades de leitura e escolhas de atividades mais efetivas para a formação do leitor.
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