Integração de tecnologias digitais na leitura literária: efeitos sobre a mediação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.921Palavras-chave:
Leitura literária digital, Mediação docente, Novas práticasResumo
Este artigo, que constitui um recorte da dissertação de mestrado, investigou a mediação docente na leitura literária utilizando tecnologias digitais e recursos multimidiáticos, com o intuito de compreender seu impacto na promoção do letramento literário. A questão central abordada foi como a integração de dispositivos digitais e multimídia influencia a prática pedagógica e o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos. O estudo visou explorar novas práticas pedagógicas emergentes do ensino remoto e analisar o papel do professor como mediador neste contexto. Adotou-se uma metodologia qualitativa com características exploratórias e descritivas, baseada em entrevistas semiestruturadas com cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e privadas de Lavras/MG. A análise dos dados foi orientada pelos teóricos Gil (2007), Moreira (2022), Cosson (2021) e pela BNCC (2018), que discutem a mediação pedagógica e a importância das tecnologias digitais na educação. Os resultados demonstraram que a utilização de tecnologias digitais promoveu mudanças significativas nas práticas pedagógicas, aumentando a participação dos alunos e diversificando as abordagens de leitura. Além disso, a presença de um mediador qualificado é fundamental para a integração eficiente das tecnologias digitais ao processo de leitura literária no contexto educacional, assegurando tanto a ampliação da experiência literária quanto o aprimoramento das competências leitoras.
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