Ensino da leitura na rotina de turmas de alfabetização: a experiência do Projeto Alfaletrar (Lagoa Santa/MG)
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.915Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino da leitura, Planejamento pedagógico, Projeto Alfaletrar, RotinaResumo
Este artigo objetiva analisar os componentes e metas para o ensino da leitura no cotidiano das turmas de alfabetização de crianças (em específico, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), considerando a questão da rotina e do planejamento pedagógico. Para tanto, tomaremos como objeto de estudo o Projeto Alfaletrar, realizado pela rede municipal de Lagoa Santa, em Minas Gerais. A análise buscou responder a duas questões norteadoras deste estudo: de que forma o ensino da leitura se concretiza no cotidiano das práticas alfabetizadoras? Como as redes de Ensino podem orientar a promoção de práticas de alfabetização nas escolas públicas de modo a garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas? Longe de estabelecer um caráter prescritivo ou salvacionista para pensar o ensino de leitura no Brasil, ensejamos alargar o debate em torno de ações inspiradoras e concretas para uma “alfabetização com método”, conforme preconizou Magda Soares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva; MORAIS, Artur Gomes de. Um mapeamento de dificuldades na escrita de regularidades morfológico-gramaticais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 89-111, jan./abr. 2022.
ARAGÃO, Silvia de Souza Azevedo; MORAIS, Artur. Gomes de. Como crianças alfabetizadas com o método fônico resolvem tarefas que avaliam a consciência fonêmica?. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-37, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC; SEALF, 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
CAMINI, Patrícia. O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 648-668, set./dez. 2018.
CAMINI, Patrícia. Por uma problematização da classificação das escritas infantis em níveis psicogenéticos. 2015. 155 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.
CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista. In: CASSIANO, Janair Cândida; ROCHA, Juliano Guerra; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Magda Soares em Lagoa Santa/MG e o Projeto Alfaletrar. Linha Mestra, Campinas, v. 17, n. 50, p. 336-358, maio/ago. 2023.
DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Formação continuada de rede: um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. 2013. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 280-306, 2023.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O “discurso fundador” de Smolka: a alfabetização e a produção do conhecimento como processos discursivos. In: GOULART, Cecília; GONTIJO, Cláudia; FERREIRA, Norma (orgs.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017, p. 179-202.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da Alfabetização: São Paulo, 1876 – 1994. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PEREIRA, Juliana Storino. Alfabetização de crianças da rede municipal de ensino do município de Lagoa Santa: um estudo longitudinal. 2013. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
PINHEIRO, Ângela Maria Vieira; LÚCIO, Patrícia Silva; SILVA, Daniel Márcio Rodrigues. Avaliação cognitiva de leitura: o efeito de regularidade grafema-fonema e fonema-grafema na leitura em voz alta de palavras isoladas no português do Brasil. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, 2008, v. 10, n. 2, p. 16-30, 2008.
PRESTES, Zoia Ribeiro. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
SILVA, Magna do Carmo. Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 894-927, set./dez. 2018.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1998.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p.1-7, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
SOARES, Magda. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p.146-173, dez. 2014.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Entrevista. In: SILVA, Magna do Carmo; OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de. Entrevista – Dialogando com Magda Soares sobre alfabetização, práticas pedagógicas e formação de rede. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 928-940, set./dez. 2018.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
Documentos analisados
LAGOA SANTA. Base Curricular Municipal de Lagoa Santa – Alfabetização e Letramento (Séries Iniciais do Ensino Fundamental). Documento digitado. 9 p. Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Alfabetização e Letramento: Lagoa Santa, 2024a.
LAGOA SANTA. Componentes do planejamento semanal – Alfabetização e Letramento. Documento digitado. 11 p. Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Alfabetização e Letramento: Lagoa Santa, 2024b.
Entrevista
CASSIANO, Janair Cândida. Entrevista concedida a Juliano Guerra Rocha e Francisca Izabel Pereira Maciel, no dia 17 de abril de 2024. Duração: 1h04min. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.