Currículo de leitura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para o livro literário

Autores

  • Andrea Rodrigues Dalcin Secretaria Municipal de Educação de Cajamar
  • Hendrigo Marques Gonçalves Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG
  • Estela Aparecida Oliveira Vieira Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG e FAGAMMON

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.894

Palavras-chave:

Currículo de Leitura, Literatura Infantil, Práticas de Leitura, Leitura Literária

Resumo

O estudo aqui apresentado intenciona discutir a organização de um currículo de leitura em que ler se constitua como mais um dos direitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil e ocupe o lugar de excelência nos anos iniciais do ensino fundamental, pois observam-se práticas de leitura parecidas entre anos distintos que se mantém feita de um só livro, na busca por uma única resposta. Uma leitura oralizada, coletivizada e interrompida mantendo a tradição escolar em suas maneiras de fazer. A proposta traz, o olhar para um currículo de leitura que garanta o direito de ler e escrever do cidadão, desde a mais tenra idade, a partir de critérios e premissas estabelecidos nos quais as experiências e as práticas reverberem em construção de conhecimento, o que requer organização, planejamento, intencionalidade, formação de professores e políticas públicas estabelecidas. Neste tempo histórico, o recorte dado para início da organização curricular em leitura será a leitura literária e suas possibilidades na formação do leitor. O corpus é constituído por práticas de leitura analisadas à época do doutorado e obras literárias para se pensar o currículo. Enquanto operações de pesquisa, a análise da relação existente entre as práticas de leitura, análise de livros de literatura infantil e estudos bibliográficos constituem-se como opção metodológica. A pesquisa está ancorada em contribuições advindas da História Cultural (CHARTIER, 2001), das práticas cotidianas (CERTEAU, 2007), da leitura enquanto política pública (CASTRILLÓN, 2011) para a formação do ser humano e do cidadão (PETIT, 2013) e das relações entre texto, imagem e suporte (NIKOLAJEVA; SCOTT, 2011) e (SALISBURY; STYLES, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Rodrigues Dalcin, Secretaria Municipal de Educação de Cajamar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Educação Padre Anchieta (2003), graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Educação Padre Anchieta (2000). Tem experiência na área da educação com ênfase em leitura, alfabetização, formação de professores e gestão escolar atuando, principalmente, nos seguintes temas: literatura infantil, livro, práticas de leitura, leitor, alfabetização, letramento e gestão escolar. Atuou como Diretora de Escola, Secretária Adjunta de Educação e Secretária Municipal de Educação na Prefeitura Municipal de Cajamar/SP e, atualmente, está como Supervisora de Ensino. Ministrou os encontros de formação como Formadora Local do Letra e Vida - Curso de Formação para Professores Alfabetizadores e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Educação Infantil. Atualmente é Formadora Estadual do Programa de Leitura e Escrita na Educação infantil pela UNICAMP. Membro e Secretária Executiva da Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação de Cajamar.

Hendrigo Marques Gonçalves, Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG

Graduado em História pelo Centro Universitário La Salle (2006). Regência de classe desde 2004. Professor pós- graduado especialista em História Africana e Afro-Brasileira (Fapa-2009), História do Brasil Contemporâneo (Fapa-2011), Educação Inclusiva (Fapa-2013). Historiador com registro profissional pelo Ministério da Economia (2022). Psicanalista pelo Instituto Superior de Psicanálise A Via-(2022), Esquizoanalista pela Escola Nômade de Filosofia (2023).

Estela Aparecida Oliveira Vieira, Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG e FAGAMMON

Licenciada em Pedagogia e atualmente cursando Psicologia. Mestrado cursado em Ciências Humanas e Sociais e doutorado em Educação. Apresenta experiência docente na educação básica, em cursos de graduação e pós-graduação, além de coordenação de projetos e atividades de formação, com atuação nos campos de Educação, Saúde e Tecnologias Digitais e Práticas pedagógicas inovadoras.

Referências

ANDRUETTO, Maria Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução de Newton Cunha. 1 ed. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução: Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAPTISTA, Mônica Correia et. al. Tertúlia Literária: construindo caminhos para a formação das professoras como leitoras de literatura. In: MEC; SEB. Coleção leitura e escrita na educação infantil; v.2. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. – 1 ed. – Brasília: MEC /SEB, 2016

BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. 36 ed. Rio de janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2022.

BRENMAN, Ilan. Através da vidraça da escola: formando novos leitores. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

BURNINGHAM, John. Hora de sair da banheira, Shirley! Tradução: Claudio Alves Marcondes. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. 1ª edição. São Paulo: Panda Books, 2018.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.) Práticas da Leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2022.

DALCIN, Andrea Rodrigues. Práticas de leitura do livro ilustrado nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 223 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas, 2018.

DALCIN, Andrea Rodrigues. Um escritor e ilustrador (Odilon Moraes), uma editora (Cosac Naify): criação e fabricação de livros de literatura infantil. 2013. 224 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Campinas, 2013.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Um estudo sobre "Versos para os pequeninos", manuscrito de João köpke. Campinas, SP. Tese de Livre Docência em Educação e Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, 2014.

JÚNIOR, José dos Santos Costa; MACIEL, Raquel Silva; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Uma poética e uma política no ato de ler: diálogos com Roger Chartier e Michel de Certeau. XVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, Natal/RN, p. 1-14, jul. 2013. Disponível em: < https://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371499564_ARQUIVO_UMAPOETICAEUMAPOLITICANOATODELER-DIALOGOSCOMROGERCHARTIEREMICHELDECERTEAU.pdf.>. Acesso em: 27 maio 2024.

KLASSEN, Jon. Este chapéu não é meu. Tradução: Monica Stahel. 1 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KLASSEN, Jon. Quero meu chapéu de volta. Tradução: Monica Stahel. 1 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

LARROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan./Fev./Mar./Abr., 2002, nº 19. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 1 de mai. de 2024.

LENAIN, Thierry. A estranha madame Mizu. Tradução: Eduardo Brandão. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

LINDGREN, Astrid. Pippi Meialonga. Tradução: Maria de Macedo. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2022.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço púbico. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

RAMPAZO, Alexandre. Este é o lobo. 1 ed. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2020.

RAMPAZO, Alexandre. Se eu abrir esta porta agora... 2 ed. São Paulo: Ciranda na Escola, 2023.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Cosac Naify, 2 ed., 2014.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Ler imagens, um aprendizado a ilustração de livros infantis. Goiânia: Cânone Editorial, 2020.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zelia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 1 ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TATAR, Maria. Contos de Fadas. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

TSCHICHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Tradução: José Laurênio de Melo. Cotia, SP: Ateliê Editorial: 2007.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rodrigues Dalcin, A., Marques Gonçalves, H. ., & Aparecida Oliveira Vieira, E. . (2024). Currículo de leitura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para o livro literário. Devir Educação, 8(1), e–894. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.894

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)