João e Maria e a recepção infantil: do conto de fadas tradicional ao contemporâneo

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Cleide de Araújo Campos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Ana Paula Carneiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.901

Palavras-chave:

Literatura infantil, Estratégias de leitura, Conto de fadas, Leitura de contos, Recepção

Resumo

Os contos de fadas são obras clássicas que permanecem vivas ao longo do tempo, seja por meio de versões originais, adaptações ou releituras. Desde cedo, as crianças estão em contato com os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, e através da oralidade, elas se conectam com os bens culturais de diferentes sociedades e culturas. Para introduzir, em sala de aula, esse vasto universo cultural e literário, é necessário um mediador mais experiente. Uma das maneiras eficazes de realizar essa mediação é por meio do trabalho com a literatura em sala de aula. Este estudo tem como objetivo analisar uma prática desenvolvida à partir do conto “João e Maria", comparando as versões dos irmãos Grimm e a adaptação brasileira da autora e ilustradora Rosinha. Entendemos a literatura como um direito universal. Ao serem compartilhadas em situações vivenciadas por leitores mais experientes, as crianças podem aprender as estratégias de leitura necessárias para a compreensão dos textos, tornando-se leitores proficientes. Nesse sentido, quanto mais cedo as crianças forem expostas a situações formais, sistematizadas e planejadas que envolvem estratégias de leitura, maior será a probabilidade de elas compreenderem e apreciarem os textos clássicos e suas releituras. A base teórica deste estudo inclui os trabalhos de Colomer (2007), Solé (1998), Girotto & Souza (2010), além de outros autores que fundamentaram nossas discussões, como Abramovich (1993). Portanto, destacamos que o contato com boas obras literárias durante a infância contribui significativamente para a formação leitora das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Cleide de Araújo Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem; atuando principalmente com os seguintes temas: Alfabetização, Letramento Literário, Estratégias de leitura, Formação do leitor literário , Mediação de leitura e Literatura Infantil.

Ana Paula Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduada em Pedagogia pela UNESP - Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É mestra e doutoranda em Educação pelo Programa
de Pós-graduação PPGE/UNESP. Pós-graduada em narração artística pela ACasa
Tombada. Integrante do CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e
Juvenil de Presidente Prudente (SP). Membro do grupo de pesquisa Formação de
Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto
literário. Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Presidente
Prudente/SP. Contadora de história do grupo Histórias da Nana.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In; ARENA, D. B. ; GIROTTO, C G. G. S.; SOUZA, R. J. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 13-44.

BAJARD, E. Ler e dizer: Compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2005.

BETTELHEIM, B. "The Uses of Enchantment: The Meaning and Importance of Fairy Tales." Knopf. 1976.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, T. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: Para ensinar alunos a compreender o que leem. In: GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Ler e compreender: Estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. João e Maria. In: TATAR, Maria. Contos de fadas. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. 2 ed. Rio de janeiro: Zahar, 2013.

ROSINHA. João e Maria. 1. ed. São Paulo: Callis, 2020.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUZA, R. J.; GIROTTO, C. G. G. S. . Do berço à bebeteca: ações para educação literária na creche. In: Nogueira, A.L.; Laplane. A.L.F. (Org.). Leitores e leituras: explorando as dobras do (im)possível. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica: ALB, 2017, v. 1, p. 141-167.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Souza, R. J. de, Campos, C. de A. ., & Carneiro, A. P. (2024). João e Maria e a recepção infantil: do conto de fadas tradicional ao contemporâneo. Devir Educação, 8(1), e–901. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.901

Edição

Seção

Dossiê