“Se juntar essas letras escreve bola”: um estudo a respeito do que as crianças pensam sobre a leitura e como a realizam
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.910Palavras-chave:
Leitura, Fases da leitura, Ensino da leitura, Processos cognitivosResumo
Esse trabalho considera ler como um processo cognitivo complexo, que envolve várias atividades intrapsíquicas, como percepção, atenção, memória, inferência, entre outras. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparecem ligadas aos estudos e pesquisas sobre a aquisição da escrita, não sendo tão explorado ou comentado como os aspectos do desenvolvimento cognitivo da criança, na área da educação. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender o que a psicolinguística discute sobre os processos cognitivos da leitura, de modo a identificar as fases evolutivas e quais as características predominantes em cada uma dessas etapas. O estudo se desenvolve a partir da aplicação de atividades de leitura com crianças de 5 anos, de uma turma da educação infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, tendo como procedimento de produção de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. A análise apoia-se, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Solé (1998) e Smith (1989) sobre a perspectiva da leitura como processo cognitivo. Ao analisar as atividades foi possível identificar características das fases da leitura; da evolução de uma fase à outra no desenvolvimento das crianças, de acordo com os estudos dos autores selecionados para esse trabalho, e a relação entre as fases da leitura com as etapas das hipóteses de escrita considerando os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999).
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