Mediação, colaboração e formação docente: experiências do projeto Alfaletrar
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1105Palavras-chave:
mediação pedagógica, Formação docente, Alfabetização e letramento, Formação em rede, Políticas públicas de educaçãoResumo
Este texto é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o título A formação de rede e as mediações realizadas pelas professoras representantes do Núcleo de Alfabetização e Letramento no projeto Alfaletrar. O artigo visa apresentar e discutir as análises das práticas de mediação pedagógica desenvolvidas por professoras do Núcleo de Alfabetização e Letramento no âmbito do Projeto Alfaletrar, política pública implementada na rede municipal de Lagoa Santa–MG. A estratégia metodológica utilizada para as análises foi o estudo de caso, com observação direta e entrevistas semiestruturadas como técnicas de coleta. Os resultados evidenciam que as mediações realizadas se organizam em quatro dimensões: (1) fortalecimento da formação em rede; (2) definição colaborativa de metas curriculares; (3) parceria horizontal com professoras regentes; e (4) acompanhamento sistemático da aprendizagem. As análises relevaram que as ações de mediações favorecem a articulação entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento profissional docente, contribuindo assim para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além disso, apontam desafios para a consolidação do modelo, como a necessidade de tempo institucional e recursos adequados às atividades de mediação. Conclui-se que a experiência do Alfaletrar constitui um exemplo relevante de política pública educacional baseada na colaboração e na formação continuada, com potencial de adaptação a diferentes contextos, desde que respeitadas as especificidades locais.
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