Formação inicial docente e a utilização do instagram: processos formativos em rede a partir do perfil @meninasdapedagogia

Autores

  • Cheila Raiane Menezes Oliveira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Daniele Santana de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Batista de Souza Faculdade do Nordeste da Bahia https://orcid.org/0000-0001-9722-8818

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.681

Palavras-chave:

Experiências formativas, Instagram, Pedagogia, Tecnologia

Resumo

O presente estudo tem como foco central analisar uma experiência formativa com a criação e utilização do Instagram em uma turma do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia - FANEB, bem como apresentar estratégias pedagógicas utilizadas no contexto da cultura digital. O estudo buscou responder à seguinte problematização: como a construção do perfil no Instagram @meninasadapedagogia refletiu no processo de formação inicial das estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB)? Metodologicamente, utilizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, cujo dispositivo para a coleta de dados do campo empírico foi uma roda de conversa com cinco discentes do curso supracitado. Os dados foram analisados a partir da inferência dos pesquisadores, à luz do aporte teórico utilizado. Diante dos relatos apresentados, pode-se observar que o Instagram como finalidade pedagógica tem potencial de revelar as impressões das práticas formativas desenvolvidas no perfil @meninasdapedagogia, evidenciando contribuições diretas na formação inicial docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cheila Raiane Menezes Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe  (UFS). Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - Paidéia (FANEB) e do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS).

Daniele Santana de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - Paidéia (FANEB) e do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS).

José Batista de Souza, Faculdade do Nordeste da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia e das redes municipal e estadual de ensino da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC; do Grupos de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - EDUCON - UFS, e do Grupo de Estudos e Pesquisas Paidéia - FANEB.

Referências

ALMEIDA, A. NUNES, L. F. SILVA, V. T. Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms. Pesquisa e Ensino, v. 2, p. 1-29, 2021.

BARBOSA, C. et al. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v.16, n.1, p. 22-34, jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, 2018.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CUNHA, M. I. da. Inovações: conceitos e práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.

DANTAS, Adriana Félix da Silva; OLIVEIRA, Cheila Raiane Menezes; SOUZA, José Batista de. As Potencialidades Pedagógicas do Instagram para a Docência na Educação Infantil. Revista RIOS, ano 17 n. 34, p. 51-70, jun. 2022

DEBUS, J. C. dos S. Educação e Autonomia: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo entre crianças. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.

DIAS, C.; COUTO, O. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: Compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão, SC. V. 11, N. 3, p. 631-648, 2011.

FAVERO, R. V. M.; FALLER, B.; ROSA, J. Redes Sociais e Educação: um possível encontro. In: Cultura Digital na Educação, 5., 2018, Passo Fundo. Anais. Passo Fundo, 2018, p. 1-10.

FERRETE, A. A. S. S.; ANDRADE, C. C. Formação docente: percepções dos professores sobre o uso das tecnologias móveis digitais no processo de ensino e aprendizagem. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Recife, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas: papiros, 2015.

LEITE, L. S.; AGUIAR, M. M.; SAMPAIO, M. N. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 8a. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LINS, G. G. S. et al. Uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica e ensino de física para o ensino médio. Congresso Nacional de Educação, 6, 2019. Anais [...], Fortaleza, 2019.

LUCENA, S. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 59, p. 277-290, jan./mar. 2016.

LUCENA, S. SANTOS, S. V. C. A. OLIVEIRA, A. A. D. Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem em Redes Colaborativas. In: LUCENA, Simone; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; BOA SORTE, Paulo. Espaço de aprendizagem em redes colaborativas e na era da modalidade. Aracaju/SE: EDUNIT, 2020.

MACEDO, N. “Você tem face?” Sobre Crianças e Redes Sociais Online. 2014. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

MODELSKI, D.; AZEREDO, I.; GIRAFFA, L. Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: reflexões ainda necessárias. REPesquiseduca, v. 10, n. 20, p. 116-133, jan./abr.2018.

MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí – SC, v. 4, n.2, p. 347-356, 2004.

MOURA, A.F. LIMA, G. L. A Reinvenção da Roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.

PEREIRA, P. C. et al. Identificando práticas pedagógicas no Instagram: uma revisão sistemática. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 2, p. 1-19, mai. 2019.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.

PIMENTA, S. G. Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PINTO, K. L.; SILVA, J. M. A formação inicial dos futuros professores para o uso das tecnologias digitais: uma análise das matrizes curriculares de cursos do Rio Grande do Sul. Revista de Educação à Distância, Porto Alegre, v.3, n. 2, p. 227-236, 2016.

SANTAELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 206. 2014, ago./dez. 2014.

SANTANA, C. L. MOREIRA, J. A. M. Cartografando experiências de aprendizagem em plataformas digitais: perspectivas emergentes no contexto das pedagogias das conexões. In: LUCENA, Simone; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; BOA SORTE, Paulo. Espaço de aprendizagem em redes colaborativas e na era da modalidade. Aracaju/SE: EDUNIT, 2020.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina. EDUFPI, 2019.

SANTOS, S. C et al. Uso pedagógico do Instagram na formação de professores da educação básica na pandemia da covid-19. Simeduc, issn 2179-4901. Aracaju, 2021.

SANTOS, V. L. P. dos; MERCADO, L. P. L.; NASCIMENTO, E. M. Professores universitários em rede de aprendizagem cooperativa: a ação tutorial como experiência (auto)formativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 385–405, 2020.

VALENTE, J. A. Tecnologias E Educação a Distância no Ensino Superior: Uso de Metodologias Ativas na Graduação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97–113, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Oliveira, C. R. M., Melo, D. S. de ., & de Souza, J. B. (2023). Formação inicial docente e a utilização do instagram: processos formativos em rede a partir do perfil @meninasdapedagogia. Devir Educação, 7(1), e–681. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.681

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas