A contribuição formativa e a excelência do PPGE-UNIMEP: memórias discentes

Autores

  • Antonio Filogenio de Paula Junior Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Renata Pucci Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781

Palavras-chave:

PPGE-UNIMEP, egressos, experiências formativas

Resumo

Por ocasião da comemoração dos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), convidamos alguns de seus egressos para que pudessem compartilhar suas vivências e memórias do período em que estudaram e se formaram no curso de mestrado e/ou doutorado. Neste texto, são apresentados os depoimentos de 8 profissionais da área da Educação, que passaram pelo PPGE-UNIMEP e que relatam suas experiências formativas e afetivas em um Programa Stricto Sensu que podemos caracterizar como pluriversal, tamanha sua inserção social nacional e, também, internacionalmente. Os autores dos relatos deixam entrever a relevância das experiências formativas adquiridas no período do curso e que se refletiram em seus diversos contextos de trabalho na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Filogenio de Paula Junior, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Filosofia e pós-graduação em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e oralidade africana, educação e cultura afro-brasileira, educação antirracista, filosofia africana, afro-brasileira e latino-americana, educação decolonial e formação de professores. Membro da Afyl Brasil - Associação de filosofia e libertação. Membro fundador do Coletivo Tradição Viva - Grupo de estudos sobre Amadou Hampaté Bâ. Diretor de educação e cultura da Casa de Batuqueiro que pesquisa, ensina e coordena apresentações do Batuque de Umbigada uma tradição cultural afro-brasileira sediada no oeste paulista, cuja origem está entre os povos de matriz bantu do continente africano. Foi membro do Conselho Deliberativo do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra em Piracicaba-SP de 1999 até 2013.

Renata Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisas em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP) e integrante do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (UNIMEP) e do Grupo de Pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática - HIFOPEM (USF). Desenvolve pesquisas e atua na área da formação de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas.

Referências

CHARTIER, Roger. Entrevista. História. Conversa com Roger Chartier por Isabel Lustosa. 2004. (mimeo, p. 3.) In: CUNHA, Maria Teresa Santos. Do baú ao arquivo: escritas de si, escritas do outro. Revista UNESP – FCLAs – CEDAP, v.3, n.1, 2007, p. 45.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 42ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19 jan/fev/mar/abr/2002.

NÓVOA. Antonio. Profissão professor. Ed. 2. Portugal: Porto Editora, 1999.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Junior, A. F. de P., & Pucci, R. (2024). A contribuição formativa e a excelência do PPGE-UNIMEP: memórias discentes. Devir Educação, 8(1), e–781. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781

Edição

Seção

Dossiê