Ser docente na gestão e ser gestão na docência: reflexões, articulações e autoformação contínua na Educação Profissional

Autores

  • Rubens Chaves Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • Dayane Negrão Carvalho Ribeiro Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC- PA)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.670

Palavras-chave:

Docência, Gestão, Experiências, Autoformação

Resumo

A dinâmica do campo educacional desenvolve aspectos próprios de envolvimento de professor na gestão para o desenvolvimento políticas públicas e governança. Nesse sentido, buscamos compreender elementos de ser gestão na docência e ser docente na gestão na autoformação contínua do professor/gestor, frente aos desafios e possibilidades para a Educação Profissional. Apropriamo-nos da abordagem da Pesquisa Qualitativa como campo de investigação, por meio da observação das experiências de cinco colaboradores gestores-docentes e o uso de entrevista, para a obtenção de dados, registros e vivências. Os dados foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD, da qual emergiram dois eixos de análise. A discussão argumentativa dos resultados aponta para o fato de que a docência na gestão e a gestão na docência apresentam uma articulação que possibilitam a autoformação contínua dos professores, além de desenvolver êxito nas experiências do “estar gestor e ser docente”, pela forma como contribuem o desenvolvimento institucional.

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Biografia do Autor

Rubens Chaves Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Engenheiro Sanitarista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil PPGEC/UFPA. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC- PA)

Licenciada Plena em Ciências Naturais - Biologia, pela Universidade do Estado do Pará, especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Pan-Americana, Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora de Biologia da Secretaria de Estado de Educação do Pará. Possui interesse em estudos sobre alfabetização científica/letramento científico, metodologias de ensino baseadas em práticas investigativas e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (GECTSA-UFPA), coordena o Clube de Ciências da Escola Estadual Professora Terezinha de Jesus Ferreira Lima (Abaetetuba-PA), realiza atividades de iniciação científica, cultura Maker, robótica educacional e Feiras de Ciências da educação básica (SEDUC-Pará

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Publicado

2023-06-18

Como Citar

Chaves Rodrigues, R. ., Rodrigues-Moura, S., & Negrão Carvalho Ribeiro, D. (2023). Ser docente na gestão e ser gestão na docência: reflexões, articulações e autoformação contínua na Educação Profissional. Devir Educação, 7(1), e–670. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.670

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas