Ser docente na gestão e ser gestão na docência: reflexões, articulações e autoformação contínua na Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.670Palavras-chave:
Docência, Gestão, Experiências, AutoformaçãoResumo
A dinâmica do campo educacional desenvolve aspectos próprios de envolvimento de professor na gestão para o desenvolvimento políticas públicas e governança. Nesse sentido, buscamos compreender elementos de ser gestão na docência e ser docente na gestão na autoformação contínua do professor/gestor, frente aos desafios e possibilidades para a Educação Profissional. Apropriamo-nos da abordagem da Pesquisa Qualitativa como campo de investigação, por meio da observação das experiências de cinco colaboradores gestores-docentes e o uso de entrevista, para a obtenção de dados, registros e vivências. Os dados foram tratados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD, da qual emergiram dois eixos de análise. A discussão argumentativa dos resultados aponta para o fato de que a docência na gestão e a gestão na docência apresentam uma articulação que possibilitam a autoformação contínua dos professores, além de desenvolver êxito nas experiências do “estar gestor e ser docente”, pela forma como contribuem o desenvolvimento institucional.
Downloads
Referências
AGUIAR, Marcia Ângela da Silva et al. Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p.819-842, out. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/sckL7kBHbJtY3VnqMNTFVQf/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 24 mar. 2023.
BOLZAN, Doris Pires Varga; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Docência e formação: reflexões sobre a gestão pedagógica na escola. Políticas Educativas, v. 4, n. 2, p. 16-31, set. 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/27012>. Acesso em: 24 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília: Palácio do Planalto, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em: 24 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília: Palácio do Planalto, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 24 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012. Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino; altera as Leis nos 8.168, de 16 de janeiro de 1991, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e 11.526, de 4 de outubro de 2007; revoga as Leis nos 5.490, de 3 de setembro de 1968, e 5.758, de 3 de dezembro de 1971, e os Decretos-Leis nos 245, de 28 de fevereiro de 1967, 419, de 10 de janeiro de 1969, e 530, de 15 de abril de 1969; e dá outras providências. Brasília: Palácio do Planalto, 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12677.htm#art5>. Acesso em: 24 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm>. Brasília: Palácio do Planalto, 1996. Acesso em: 24 mar. 2023.
FERNANDES, Francisco das Chagas Mariz. Gestão dos Institutos Federais: o desafio do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Holos, ano 25, v. 2, p. p. 1-7, nov. 2009. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/267>. Acesso em: 24 mar. 2023.
GRABOWSKI, G. Gestão e planejamento da educação profissional e tecnológica [recurso eletrônico]. – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Gest%C3%A3o-e-planejamento-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional-e-tecnol%C3%B3gica.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2023.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação. Campinas, SP: Papirus, 1994. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).
RODRIGUES, Marli de Fátima; KÜENZER, Acácia Zeneida. Revista Olhar de professor, v. 10, n; 1, p.35-62, mar. 2007. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1474>. Acesso em: 24 mar. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, Hucitec-ABRASCO, 1992.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264p.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A gestão democrática da Educação Profissional: notas introdutórias. In: Educação Profissional: concepções, experiências, problemas e propostas. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa de Expansão da Educação Profissional. Brasília: 2003.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?format=pdf>. Acesso em: Acesso em: 24 mar. 2023.
PEREIRA, Maria Isailma Barros. Processos de Gestão em Transformação: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como “Arena Política”. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
PERINI, Cleide Maria Fratantonio. Conselho de escola: limites e possibilidades da gestão democrática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, Campus de Araraquara, 2007.
REGO, Maria de Jesus Fernandes; MARTINS, Ana Maria Gomes de Sousa. Gestão democrática: escola e mudança. In: Anais do IV Fórum Internacional de Pedagogia, Parnaíba/PI, 2012. Disponível em <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/67042a9ad2f8ad7b82f4f3fd8933b74e_2926.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2023.
RODRIGUES-MOURA, Sebastião. Da World Wide Web às Partículas Elementares: sequência didática baseada no método DBR-TLS com vistas à alfabetização científica e técnica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.