Perspectivas de ensino nos cursos técnicos: experiências de professores nas aulas remotas mediadas por Jamboard
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.412Palavras-chave:
Ensino Remoto; Tecnologias Digitais; Ferramenta Jamboard.Resumo
O advento da pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo uma mudança de paradigmas em todos os setores da vida humana. Na educação não foi diferente e as escolas tiveram emergencialmente que readaptar as suas atividades. Este artigo tem por objetivo apresentar as experiências de professores dos cursos técnicos subsequentes em eletrotécnica e enfermagem em aulas remotas mediada pela ferramenta Jamboard, tendo como justificativa o fato do predomínio da avaliação se dar nas atividades online que contribui para a formação de seus alunos e professores que atuam nessa etapa de educação, discutindo a ferramenta e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem dos alunos. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, e a obtenção dos dados foi através da observação e análise do desenvolvimento das e-atividades construídas pelos alunos. Na realidade, foi demandada a aproximação dos professores e alunos à realidade online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem significativa nessa nova normalidade que se estabelece. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus. A experiência trouxe mecanismos para vivenciar o ensino remoto utilizando ferramentas tecnológicas por meio de metodologias ativas, ressaltando reflexões entre o momento presencial e o remoto. Valorizando o ensino que envolve professores e alunos em um ambiente pedagógico que potencializa a forma de aprender para redimensionar o processo de ensino-aprendizagem.
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