As disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Viviane Margarida Melo Menezes Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG https://orcid.org/0000-0002-8861-1193
  • Wildes Jesus Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.751

Palavras-chave:

BNCC; Pedagogia histórico-crítica; Disputas

Resumo

Busca-se neste trabalho adentrar nos debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada em 2018. Apresenta-se inicialmente algumas das perspectivas em que as disputas que envolvem as políticas públicas educacionais podem ser compreendidas, percebendo-as como disputas complexas que perpassam diferentes âmbitos teórico-metodológicos. Posteriormente, explora-se algumas das principais críticas ao documento a partir da Pedagogia histórico-crítica. Nas considerações finais, reflete-se brevemente o enfrentamento às problemáticas apontadas, salientando o papel da Pedagogia histórico-crítica e desafia-se à novas pesquisas sobre as políticas educacionais e as diretrizes da educação escolar no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a discussão bibliográfica, priorizando-se produções já referenciadas em outros estudos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma introdução aos debates em torno da BNCC e, assim, na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica, buscando perspectivas que caminhe na direção de uma educação transformadora da realidade e promotora da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Margarida Melo Menezes Bernardes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG

Especialização em Educação e Trabalho Docente peloo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (2023) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Atualmente é professora de geografia na Secretaria de Educação de Goiás.

Wildes Jesus Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFG

Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. É membro da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes - ATLECA - Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade onde também atua como coordenador de extensão. Foi professor titular na Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Estado de Goiás, Foi professor na - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - GOIÂNIA. Prestou serviço como professor de pós-graduação para Associação Cultural de Ensino e Pesquisa do Vale do Aço. Foi professor na Universidade Estadual de Goiás em 2007. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: fragmentação, assentamento, território, planejamento urbano, meio ambiente, ensino e desenvolvimento. 

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Base Nacional Comum Curricular, 2017, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-construcao-da-base. Acesso em: 02 nov. 2022.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 1 ed. Campinas: Papirus, 1996.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Nova edição ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 p. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos et al. Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. 1 ed. Goiânia: CEPED/Espaço Acadêmico, p. 33-57, 2019.

MALANCHEN, Julia; DOS SANTOS, Silvia Alves. Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências. Revista HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-20, Julho. 2020. Disponível em: http:periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8656967. Acesso em: 05/09/2023.

MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista brasileira de ciências sociais, v. 35, Nº 102. Fevereiro. 2020. Disponível em: http:www.scielo.br/j/rbcsoc/a/7NZC9VwjKWZKMv4SPQmTXPJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:05/09/2023

MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

MORAES, Raquel de Almeida. Dermeval Saviani e a política educacional no Brasil. Revista Contrapontos, v. 20, n. 1, p. 164-176, Janeiro. 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-71142020000100164&script=sci_arttext>. Acesso em: 05/09/2023.

PEREIRA, Jennifer Nascimento.; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-revista de educação, n. 10, p. 65-90, Junho. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664. Acesso em: 05/09/2023.

PICOLI, Bruno Antônio. Base Nacional Comum Curricular e o canto da sereia da educação normalizante: a articulação neoliberal-neoconservadora e o dever ético-estético da resistência. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, p. 1-23, Abril. 2020. Disponível em: < https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15036>. Acesso em: 05/09/2023.

PINA, Leonardo Docena; GAMA, Carolina Nozella. Base Nacional Comum Curricular: algumas reflexões a partir da Pedagogia Histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 31, n. esp. 1, p. 78-102, dez. 2020. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8290>. Acesso em: 05/09/2023.

REED, Isaac Ariail. Poder: Dimensões relacionais, discursivas e performativas. Teoria Sociológica, v. 31, n. 3, p. 193-218, Ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/6s3X4q8MyVN8Fj4QGb3mHSF/?format=html>. Acesso em: 05/09/2023.

RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermival. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, Jan. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697. Acesso em: 05/09/2023.

SAVIANI, Dermival. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2021.

SAVIANI, Dermival. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Ideação, v. 10, n. 2, p. 11-28, Jan. 2008. Disponível em:

https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465. Acesso em: 05/09/2023.

SAVIANI, Dermival. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed.Campinas: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermival. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011

SAVIANI, Dermival. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710>. Acesso em: 05/09/2023.

SPESSOTO, Márcia Maria Ribera Lopes; DE LIMA, Simone Estigarribia. Gramsci: conceitos básicos. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 3, n. 6, p. 104-120, Nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1767. Acesso em: 05/09/2023.

TARLAU, Rebecca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, Mai. 2020. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html>. Acesso em: 05/09/2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Melo Menezes Bernardes, V. M., & Rodrigues, W. J. . (2024). As disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia histórico-crítica. Devir Educação, 8(1), e–751. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.751

Edição

Seção

Artigos