As disputas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.751Palavras-chave:
BNCC; Pedagogia histórico-crítica; DisputasResumo
Busca-se neste trabalho adentrar nos debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada em 2018. Apresenta-se inicialmente algumas das perspectivas em que as disputas que envolvem as políticas públicas educacionais podem ser compreendidas, percebendo-as como disputas complexas que perpassam diferentes âmbitos teórico-metodológicos. Posteriormente, explora-se algumas das principais críticas ao documento a partir da Pedagogia histórico-crítica. Nas considerações finais, reflete-se brevemente o enfrentamento às problemáticas apontadas, salientando o papel da Pedagogia histórico-crítica e desafia-se à novas pesquisas sobre as políticas educacionais e as diretrizes da educação escolar no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a discussão bibliográfica, priorizando-se produções já referenciadas em outros estudos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma introdução aos debates em torno da BNCC e, assim, na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica, buscando perspectivas que caminhe na direção de uma educação transformadora da realidade e promotora da justiça social.
Downloads
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Base Nacional Comum Curricular, 2017, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-construcao-da-base. Acesso em: 02 nov. 2022.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 1 ed. Campinas: Papirus, 1996.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Nova edição ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 p. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, José Carlos et al. Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. 1 ed. Goiânia: CEPED/Espaço Acadêmico, p. 33-57, 2019.
MALANCHEN, Julia; DOS SANTOS, Silvia Alves. Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências. Revista HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-20, Julho. 2020. Disponível em: http:periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8656967. Acesso em: 05/09/2023.
MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista brasileira de ciências sociais, v. 35, Nº 102. Fevereiro. 2020. Disponível em: http:www.scielo.br/j/rbcsoc/a/7NZC9VwjKWZKMv4SPQmTXPJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:05/09/2023
MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
MORAES, Raquel de Almeida. Dermeval Saviani e a política educacional no Brasil. Revista Contrapontos, v. 20, n. 1, p. 164-176, Janeiro. 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-71142020000100164&script=sci_arttext>. Acesso em: 05/09/2023.
PEREIRA, Jennifer Nascimento.; EVANGELISTA, Olinda. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-revista de educação, n. 10, p. 65-90, Junho. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664. Acesso em: 05/09/2023.
PICOLI, Bruno Antônio. Base Nacional Comum Curricular e o canto da sereia da educação normalizante: a articulação neoliberal-neoconservadora e o dever ético-estético da resistência. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, p. 1-23, Abril. 2020. Disponível em: < https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15036>. Acesso em: 05/09/2023.
PINA, Leonardo Docena; GAMA, Carolina Nozella. Base Nacional Comum Curricular: algumas reflexões a partir da Pedagogia Histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 31, n. esp. 1, p. 78-102, dez. 2020. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8290>. Acesso em: 05/09/2023.
REED, Isaac Ariail. Poder: Dimensões relacionais, discursivas e performativas. Teoria Sociológica, v. 31, n. 3, p. 193-218, Ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/6s3X4q8MyVN8Fj4QGb3mHSF/?format=html>. Acesso em: 05/09/2023.
RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, Dermival. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, Jan. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697. Acesso em: 05/09/2023.
SAVIANI, Dermival. História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados, 2021.
SAVIANI, Dermival. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Ideação, v. 10, n. 2, p. 11-28, Jan. 2008. Disponível em:
https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465. Acesso em: 05/09/2023.
SAVIANI, Dermival. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed.Campinas: Autores Associados, 1999.
SAVIANI, Dermival. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011
SAVIANI, Dermival. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, n. 4, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710>. Acesso em: 05/09/2023.
SPESSOTO, Márcia Maria Ribera Lopes; DE LIMA, Simone Estigarribia. Gramsci: conceitos básicos. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 3, n. 6, p. 104-120, Nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1767. Acesso em: 05/09/2023.
TARLAU, Rebecca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, Mai. 2020. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html>. Acesso em: 05/09/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.