Evidências das categorias da didática histórico-crítica no Programa Residência Pedagógica Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.907Palavras-chave:
Pedagogía histórico-crítica, Teoría histórico-cultural, Formación docente, Curso de pedagogía, Registro reflexivoResumo
Este artigo objetiva identificar a expressão das categorias da didática histórico-crítica nos registros reflexivos de residentes do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo caracteriza teoricamente a Pedagogia Histórico Crítica, explora sua unidade com a psicologia histórico-cultural e discute o papel dos registros reflexivos na prática docente. Para tanto, foram analisados os registros reflexivos de quatro residentes participantes do Programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia, modalidade presencial. A análise dos registros indicou uma aproximação com a Pedagogia Histórico Crítica, evidenciando a dimensão ontológica do fenômeno educativo, a transmissão de conhecimentos e a dialética das relações de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam a aproximação da RP nº1/2020 UFLA com as categorias para uma didática histórico-crítica, apontando assim caminhos para a promoção de práticas educativas alinhadas aos pressupostos histórico-críticos. As ações de estudos e práticas empreendidas no contexto da Residência Pedagógica Pedagogia evidenciadas, a partir dos registros reflexivos realizados pelas residentes, denotam a preocupação com a dimensão crítica na aprendizagem da docência e a construção de bases sólidas para o desenvolvimento do ensino na educação básica, reafirmando as premissas da PHC como perspectiva teórico-metodológica que impulsiona práticas de ensino críticas e comprometidas com a realidade escolar e com todos que dela fazem parte.
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