Evidências das categorias da didática histórico-crítica no Programa Residência Pedagógica Pedagogia

Autores

  • Nayane Aparecida Souza Prado Universidade Federal de Lavras - UFLA https://orcid.org/0009-0001-4293-9986
  • Francine de Paulo Martins Lima Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.907

Palavras-chave:

Pedagogía histórico-crítica, Teoría histórico-cultural, Formación docente, Curso de pedagogía, Registro reflexivo

Resumo

Este artigo objetiva identificar a expressão das categorias da didática histórico-crítica nos registros reflexivos de residentes do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo caracteriza teoricamente a Pedagogia Histórico Crítica, explora sua unidade com a psicologia histórico-cultural e discute o papel dos registros reflexivos na prática docente. Para tanto, foram analisados os registros reflexivos de quatro residentes participantes do Programa Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia, modalidade presencial. A análise dos registros indicou uma aproximação com a Pedagogia Histórico Crítica, evidenciando a dimensão ontológica do fenômeno educativo, a transmissão de conhecimentos e a dialética das relações de ensino-aprendizagem. Os resultados indicam a aproximação da RP nº1/2020 UFLA com as categorias para uma didática histórico-crítica, apontando assim caminhos para a promoção de práticas educativas alinhadas aos pressupostos histórico-críticos. As ações de estudos e práticas empreendidas no contexto da Residência Pedagógica Pedagogia evidenciadas, a partir dos registros reflexivos realizados pelas residentes, denotam a preocupação com a dimensão crítica na aprendizagem da docência e a construção de bases sólidas para o desenvolvimento do ensino na educação básica, reafirmando as premissas da PHC como perspectiva teórico-metodológica que impulsiona práticas de ensino críticas e  comprometidas com a realidade escolar e com todos que dela fazem parte.

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Biografia do Autor

Nayane Aparecida Souza Prado, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda em Educação pela Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras -UFLA e Pedagoga pela mesma instituição. Docente Efetiva da Rede de Ensino Municipal de Lavras, Minas Gerais, Brasil e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente,  Práticas Pedagógicas e Didática - FORPEDI (CNPq/UFLA).

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora adjunta da área de Didática do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras  - UFLA/MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente,  Práticas Pedagógicas e Didática - FORPEDI (CNPq/UFLA); e do Laboratório de Didática e Formação Docente - LabFor/UFLA. Integrante da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente - REDEP.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

Prado, N. A. S. ., & Lima, F. de P. M. . (2024). Evidências das categorias da didática histórico-crítica no Programa Residência Pedagógica Pedagogia. Devir Educação, 8(1), e–907. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.907

Edição

Seção

Artigos