A (im)pertinência da avaliação da aprendizagem no processo de escolarização docente: entre o não mais e o ainda não

Autores

  • Maria Angélica Martins Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.708

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Professoras do ensino fundamental, Escolarização.

Resumo

O artigo retrata um estudo no qual se cotejou a trajetória e experiências vividas por docentes na etapa de educação básica no tocante à avaliação da aprendizagem, haja vista seus efeitos incidirem, de alguma maneira, no desenvolvimento profissional e na composição da identidade professoral, tendo em vista que a profissão docente decorre dum processo longitudinal (continuum), compreendendo uma profusão de experiências adquiridas ao longo da história de vida e dos processos formativos (inicial e continuado em serviço), inclusive de vivências pregressas à docência. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa, com enfoque narrativo enquanto procedimento para a coleta das fontes orais, subsidiado por roteiro semiestruturado. Na qualidade de método para análise dos dados empregou-se a triangulação de dados. Contou-se com a participação de dez pesquisadas. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender em síntese, que as entrevistadas se dependessem tão somente das experiências e práticas avaliativas advindas da escolarização para desenvolverem uma concepção e formulações mais sofisticadas, provavelmente não empreenderiam ou avançariam em termos de (novas ou outras) proposições formativas, afora à tradição dos exames e da “cultura da nota”, a despeito de averiguarmos algumas boas vivências, todavia pontuais.

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Biografia do Autor

Maria Angélica Martins Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física (GEFORDEF).

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Educação Física e Pedagogia, especialista em Pedagogia do Movimento, com Mestrado e Doutorado em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. No momento desenvolve estágio de Pós-Doutoramento em Educação junto a Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com enfoques epistemológicos ao abrigo dos seguintes eixos temáticos: Formação e Desenvolvimento Profissional Docente; Teoria do Jogo, Memória (social) e Constituição da Cultura Lúdica; Infância(s) e Educação Infantil; e Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua como docente no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Educação da mesma instituição. Coordena o GEFORDEF - Grupo de Estudo/Pesquisa sobre Formação Docente em Educação Física.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Martins Ferreira, M. A. ., & Tüxen Carneiro, K. (2023). A (im)pertinência da avaliação da aprendizagem no processo de escolarização docente: entre o não mais e o ainda não. Devir Educação, 7(1), e–708. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.708

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